UM DOS MALFEITORES

(Lc 23, 39)

 

“Um dos malfeitores suspensos à cruz o insultava, dizendo: ‘Não és tu o Cristo? Salva-te a ti mesmo e a nós’”.

 

Este ladrão (chamava-se Gestas). Como se acredita, era o do LADO ESQUERDO, porque representava os condenados; blasfemava contra Cristo Nosso Senhor como os fariseus.

Jesus Cristo foi tão desprezado pelos inimigos, que até esse homem repugnante, Gestas (mau ladrão), condenado à morte de cruz por seus latrocínios (homicídio com o objetivo de roubo) e maldades, se achou no direito de zombar d’Ele... parecendo que ganhava indulgência para morrer bem zombando terrivelmente e sem respeito do Salvador. É próprio das pessoas perversas esquecerem os seus pecados e perversidades e tentarem agravar os do próximo... murmurando deles e condenando-os... e o pior, se passando por inocentes e puras.

Gestas (mau ladrão), com essa sua atitude grosseira e desrespeitosa para com Jesus Cristo, ENCHEU a MEDIDA da sua CONDENAÇÃO, e deu ocasião ao Salvador para mostrar sua admirável PACIÊNCIA... calando, sem responder palavra ao injuriador que estava próximo d’Ele.

Pondera aqui como este mau ladrão que está crucificado e no meio de seus tormentos blasfema contra Jesus Cristo, representa aqueles homens que são castigados por Deus por causa de suas culpas, e levam com impaciência o castigo ou blasfemam contra Deus que os castiga... ou maldizendo sua sorte... ou se desesperando por falta de fé na divina Providência; os quais serão condenados como este mau ladrão, descendo da cruz  para as chamas do inferno.

O Pe. Juan Leal escreve: São Lucas fala sobre o insulto do mau ladrão que devia ser judeu, porque insulta a Jesus Cristo valendo-se do nome de Cristo Messias, ao invés de Rei, como usa os soldados.

O Pe. Manuel de Tuya comenta: Os insultos do mau ladrão aconteceram algum tempo depois da crucifixão. Pois supõe que ele começou a insultar a Jesus Cristo com as palavras que ouvia de outras pessoas rebeldes.

Santo Agostinho diz: “Deus está sempre pronto para abraçar os pecadores penitentes. A cruz do mau ladrão, suportada com impaciência, aumentou sua desgraça no inferno”.

O Pe. Luis de La Palma comenta: Enfurecido pela tortura que recebia e impaciente com todos aqueles gritos e escárnios, um dos malfeitores, ali crucificados, blasfemava contra ele: Se és o Cristo, salva- te a ti mesmo e salva a nós. Esta é a ocasião para demonstrar o que dizes ser! Os teus inimigos quiseram te comparar a nós, salve-se e vingue-se deles! Mas como é um mentiroso, não há esperança para nós. Assim este ladrão insultava Jesus e esquecia-se de que realmente era um criminoso e merecia a punição.

 

ORAÇÃO: Salvador amantíssimo! Livrai-me de tão grande miséria como esta, que, tendo pecado, recuse conhecer minha culpa e fazer penitência dela, revoltando-me contra Vós, que, como Pai, me castiga para minha emenda e correção. Amém!

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

Anápolis, 21 de fevereiro de 2015

 

 

Bibliografia

 

Sagrada Escritura

Pe. Juan Leal, A Sagrada Escritura

Pe. Manuel de Tuya, Bíblia Comentada

Pe. Ramón Genover, Meditações Espirituais para todo o ano

Santo Agostinho, Escritos

Pe. Luis de La Palma, A Paixão do Senhor

 

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Um dos malfeitores”.

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/quaresma/comentario_quaresma_010.htm