ESTARÁS COMIGO

(Lc 23, 43)

 

“Em verdade, eu te digo, hoje estarás comigo no Paraíso”.

 

À súplica do bom ladrão, Jesus Cristo respondeu: “Em verdade, eu te digo, hoje estarás comigo no Paraíso”. Diante desta esplêndida resposta de Jesus Cristo, é preciso considerar primeiramente a eficácia da oração em que rogou pelos pecadores, colhendo logo o fruto dela neste grande pecador; do qual dizem alguns que no início blasfemava contra Jesus, juntamente com o seu companheiro. São Mateus e São Marcos dizem no plural que os ladrões escarneciam de Nosso Senhor; e sendo assim, muito mais sobressai a virtude de Jesus Cristo em converter este blasfemo, como depois se mostrou em converter a Saulo pela oração de Santo Estevão. Pondera como resplandece também aqui a eficácia do Sangue de Jesus Cristo derramado na cruz, da qual foram primícias este bom ladrão, convertendo de modo maravilhoso, perdoando-lhe seus pecados... a culpa e a pena, prometendo-lhe a entrada no paraíso sem demora, e assegurando-lhe a salvação. Olha, por último, a generosidade e riqueza desta promessa de Jesus Cristo. O bom ladrão pede a Jesus apenas que se lembre dele quando vier com seu reino, e Jesus Cristo lhe garante que naquele mesmo dia estará com Ele no paraíso. Jesus não lhe diz que entrará no paraíso depois de alguns dias... nem que passará algum tempo no purgatório, mas quer que do tormento da cruz passe imediatamente ao paraíso, cumprindo nesse afortunado ladrão o que havia dito, que o que O seguisse estaria com Ele para sempre.

José A. Marques comenta: Ao responder ao bom ladrão, Jesus manifesta que é Deus, porque dispõe da sorte eterna do homem; que é infinitamente misericordioso e não rejeita a alma que se arrepende com  sinceridade. De igual modo com essas palavras, Jesus revela-nos uma verdade fundamental da nossa fé.

O Bem-aventurado Paulo VI escreve: Cremos na vida eterna. Cremos que as almas de todos aqueles que morreram na graça de Cristo – tanto as que ainda devem ser purificadas com o fogo do Purgatório, como as que são recebidas por Jesus no Paraíso a seguir à separação do corpo, como o Bom Ladrão -, constituem  o Povo de Deus depois da morte, a qual será destruída por completo no dia da Ressurreição, em que estas almas se unirão com os seus corpos.

O Pe. Manuel de Tuya comenta: A resposta de Jesus Cristo é prometer-lhe, com grande solenidade, que “hoje estarás comigo no Paraíso”. Cristo diz-lhe que não será condenado. Não é um profeta que anuncia uma revelação escondida; é Cristo Jesus que aparece dizendo que ele não será condenado. E isto é poder exclusivo de Deus. O “paraíso”, palavra persa, significa jardim. Os judeus conheciam este como lugar das almas justas com o nome de “Grande Éden”, “Jardim do Éden”. Entretanto, aqui não é o céu como lugar, já que neste não entrou ninguém, até que ingressasse nele Cristo ressuscitado. Não obstante, ao descer Cristo aos infernos, conferiu a visão beatífica às almas já justificadas (Santo Tomás de Aquino). Os autores costumam valorizar esta expressão não de lugar, mas de participação da felicidade com Jesus Cristo  (Fl 1, 23). Baseiam-se na locução análoga “seio de Abraão”, que não indica propriamente lugar, mas participação na felicidade do pai dos fiéis. O mesmo que em outras locuções semelhantes: “estar entre os santos”, “congregar-se com os pais”.

O Pe. Juan Leal explica: Jesus Cristo se revela agora como o redentor dos pecadores e concede mais do que o bom ladrão pede. Naquele mesmo dia vai entrar com Ele na mansão dos justos. Hoje se deve unir com a frase que segue: “estarás comigo no paraíso”,e não com o verbo que o precede: “te digo hoje”. Paraiso: é palavra tomada do persa pairidaeza. Em hebraico e arameo pardes significa um parque e jardim de recreio. É possível que o Novo testamento coloque o paraiso no céu segundo a fórmula de Mc 13, 27, muito mais clara em 2 Cor 12, 2ss, donde o paraiso ou morada dos defuntos está em paralelo com o terceiro céu. O abismo que separa o rico opulento do pobre Lázaro supõe a mesma opinião.

Santo Afonso Maria de Ligório escreve: Jesus promete-lhe então o paraíso para o mesmo dia: Em verdade eu te digo que hoje estarás comigo no paraíso. Escreve um douto autor que com essa palavra o Senhor nesse mesmo dia, imediatamente depois de sua morte, se lhe mostrou sem véu, fazendo-o imensamente feliz, embora não lhe conferisse todas as delícias do céu antes de entrar nele.  Notemos nesta passagem a bondade de Deus que concede sempre mais do que se lhe pede como diz Santo Ambrósio: O Senhor sempre concede mais do que se lhe pede; o ladrão pedia que se recordasse dele e Jesus lhe respondeu: Hoje estarás comigo no Paraíso. E São João Crisóstomo escreve: Não encontrarás nenhum homem que tenha merecido tal promessa antes do bom ladrão. Realizou-se o que Deus disse por Ezequiel que, quando o pecador se arrepende deveras de suas culpas, ele o perdoa de tal modo, como se esquecesse todas as ofensas que lhe foram feitas. E Isaías nos faz saber que Deus é tão inclinado ao nosso bem que, quando o imploramos, ele nos atende imediatamente. E Santo Agostinho diz que Deus está sempre pronto para abraçar os pecadores penitentes. A cruz do mau ladrão, suportada com impaciência, aumentou sua desgraça no inferno; pelo contrário, a cruz do bom ladrão, levada com paciência, tornou-se uma escada para o céu. Ó feliz ladrão, que tiveste a sorte de unir a tua morte com a morte de teu Salvador. Ó meu Jesus, eu vos sacrifico doravante a minha vida e vos suplico a graça de poder unir na hora de minha morte o sacrifício de minha vida com aquele que oferecestes a Deus na cruz. Por ele espero morrer na vossa graça e amando-vos com puro amor despojado de todo o afeto terreno para continuar a amar-vos com todas as minhas forças por toda a eternidade.

O Pe. Luis de La Palma explica: O Senhor alegrou-se pelo primeiro fruto de seu sangue derramado; a primeira conversão de um pecador, que imediatamente se fazia de apóstolo. Como Sacerdote lhe concedeu perdão, como Rei deu-lhe a riqueza: Em verdade te digo: hoje estarás comigo no paraíso (Lc 23, 43).

Um sacerdote da Missão escreve: Jesus Cristo, desse lugar humilhante, desse leito de dor, dessa cadeira da verdade e de amor, profere uma palavra de consolação para o bom ladrão: Hoje estarás comigo no paraíso.

Mas direi melhor; Jesus deixou escapar esta palavra de consolação para nós todos, para todo o gênero humano.

Todo o gênero humano se acha como que cravado na cruz: trabalhos, doenças, enfermidades e contradições formam o suplício da totalidade das criaturas, mas nem todos recebem do mesmo modo este suplício universal: uns blasfemam, outros rezam; uns morrem na raiva e no desespero; outros morrem na esperança e na tranquilidade... uns como o bom ladrão, outros como o mau ladrão! Eis o resumo da história do gênero humano!

O homem deve reconhecer sua incapacidade. O homem com todos seus esforços, com todos seus desejos, deve confessar hoje, como no passado, a sua limitação: o homem, o cristão deve esperar de Deus o remédio real e verdadeiro dos seus males, e Deus neste dia do alto da cruz deixa cair uma palavra que consola, uma palavra que sustenta, uma palavra que é o único e verdadeiro remédio a todas as misérias que afligem a humanidade: Hoje estarás comigo no paraíso.Verdadeira palavra de consolação: hoje, isto é, brevemente desaparecerá a pobreza, acabarão os padecimentos... em breve não terão mais lugar as perseguições. Porque em breve estarás comigo no paraíso!

Haverá, pois, um dia para o gênero humano, em que terá lugar o que hoje se verifica sobre o Calvário. Uns estarão à direita de Jesus Cristo, outros à esquerda... como o bom ladrão e o mau ladrão. À direita de Jesus está o paraíso, à sua esquerda o inferno... à sua direita a vida e a felicidade eterna, à sua esquerda a morte e o desespero eterno! A uns reprovará eternamente, a outros enxugará as lágrimas, livrará das aflições, e com uma só palavra remediará e sarará todos os males que tiverem padecido: Hoje estarás comigo no paraíso.

Repare cada qual a quem é que Jesus Cristo diz estas consoladoras palavras: Hoje estarás comigo no paraíso. A um ladrão, a um criminoso crucificado, que já começa a sofrer com paciência e resignação o seu suplício, e que não só não se queixa e nem blasfema, mas repreende até o outro condenado que continuava com suas blasfêmias... A um ladrão, a um criminoso que reconhece dever fazer penitência... A um ladrão, a um criminoso arrependido que se reconhece indigno de tudo, só pede a Jesus que se lembre dele. A este criminoso que sofre com paciência, que suporta seu martírio em espírito de penitência, que se entrega inteiramente à misericórdia de Deus é que Jesus Cristo dirige estas consoladoras palavras: Hoje estarás comigo no paraíso. Os teus pecados estão perdoados, tua penitência aceita, tua resignação e confiança já merecem recompensa: Hoje estarás comigo no paraíso.

Ó palavras verdadeiramente consoladoras para todo o gênero humano! Não somente para nos aliviar, fortalecer nas tribulações inseparáveis desta vida, com a esperança da recompensa que nos espera; mas também porque, por grandes que tenham sido os nossos crimes, uma só palavra bastará para nos purificar.

É bastante suportar as tribulações com paciência, é bastante reconhecer que merecemos sofrer, para que um grito do nosso coração nos alcance o perdão de nossas culpas e a entrada no paraíso. É bastante voltarmo-nos para Jesus Cristo como o bom ladrão e dizermos: Senhor, lembrai-vos de mim; Senhor, tende misericórdia de mim; Senhor, eu sou um grande pecador, não sou digno dos vossos favores... me arrependo de todo coração, só vos peço que do vosso augusto trono vos lembreis de mim... e Ele nos responderá logo: Hoje estarás comigo no paraíso.

Tu que lastimas a tua sorte... que vives na pobreza, que desejarias abundância e comodidades; olha para Deus que, sendo infinitamente rico, se fez pobre por teu amor; recorda-te que Ele nos diz quanto seja dificultosa aos ricos a entrada no paraíso, pelo abuso que ordinariamente fazem da abundância, não esqueças que o mesmo Deus chamou bem-aventurados aos pobres, e que finalmente em breve acabarão as misérias... visto que hoje estarás no paraíso.

Tu que sofres em uma cama, que tantas doenças te acabrunham, que gastarias todo teu patrimônio para adquirir saúde e prosperidade,  lembra-te do que diz o Espírito Santo, que a prosperidade leva facilmente ao esquecimento de Deus; lembra-te que proclamou bem-aventurados os que sofrem, os que padecem e que em breve acabarão as suas aflições e serão enxugadas as suas lágrimas, porque hoje estarás comigo no paraíso.

Tu que és vítimas das perseguições e injustiças que tanto martirizam o corpo, quanto penalizam a alma; olha para Jesus tão injustamente condenado à morte... e como chamou de bem-aventurados aos que choram e padecem perseguição, e que a estes reserva uma recompensa muito grande, e ela não está longe, pois hoje estarás comigo no paraíso.

Hoje, isto é, em breve, talvez amanhã, talvez este ano... daqui a dez anos! E, na verdade, o que são dez, vinte e trinta anos?Toda a vida não é senão como um dia, comparada com a eternidade! Com razão, pois, podemos dizer: hoje vai acabar a pobreza... hoje vão desaparecer os sofrimentos... hoje vão cessar as tribulações desta vida... hoje vai começar uma vida nova, uma vida feliz, uma vida verdadeiramente bem-aventurada; porque estaremos com Deus reinando eternamente no paraíso: Hoje estarás comigo no paraíso.

O Pe. Juan de Maldonado explica: E Jesus lhe disse: Hoje estarás comigo no paraíso. Três palavras fazem aqui esta passagem: Hoje, paraíso e comigo. HOJE, alguns que não acertavam com o sentido da frase juntavam a palavra HOJE com as anteriores, desta maneira: Em verdade te digo hoje (Teofilacto). Porém, esta é uma sentença insípida e sem valor. Perdeu sua ênfase. Em verdade te digo hoje, melhor seria: Em verdade te digo agora. Outro escritor mais desatinado ainda dá à palavra HOJE uma extensão desmesurada, até o fim dos tempos, como se dissera Cristo: Em verdade te digo: Hoje estarás comigo no paraíso, isto é, depois da ressurreição e do último juízo. Tal opinião defenderam muitos dos que acreditavam – autores não desprezíveis – que as almas dos bem-aventurados não iam ao céu antes do último juízo. Foram muitos os que assim pensaram. Se fosse isso que Jesus Cristo quisesse dizer, não haveria respondido oportunamente às preces do bom ladrão.

No paraíso. O entendem de diversa maneira os antigos e os modernos.  Uns acreditam que é o CÉU, como São Cirilo de Jerusalém, São Gregório de Nissa, São João Crisóstomo e Santo Agostinho. E ao perguntar como podia o bom ladrão estar no CÉU com Jesus Cristo naquele mesmo dia, sendo que o Senhor tardaria quarenta dias para subir para a glória; respondem parte dos autores citados, com outros que seguem suas opiniões, que Jesus Cristo, enquanto Deu está em todas as partes, e onde quer que Ele esteja ali está o CÉU. Mesmo que essa sentença venha de autores insignes, não posso aprová-la. Outros comentaristas afirmam que se trata do paraíso terreal, o de Adão e Eva (Teofilacto e Eutimio). Porém, estes autores se guiam pelo som repetitivo da palavra, e levam a Jesus Cristo, depois da sua morte, com o bom ladrão, à região da Mesopotâmia. O que Cristo Jesus tinha que fazer ali depois da morte?Que benefício encontraria ali o bom ladrão, num lugar devastado e inútil para qualquer descanso?

O paraíso neste lugar significa o seio de Abraão, onde as pessoas santas estavam recolhidas até que se lhes abrissem o CÉU. Aquele bem podia chamar-se paraíso e lugar de descanso... pois para ele, como a mansão de delícias, ou pelo menos de repouso, foi levado Lázaro depois de morto pelos anjos, e como naquele local havia Cristo de descer na mesma sexta-feira para mostrar-se ao santos que ali estavam presos e pregar-lhes o Evangelho (1 Pd 3, 19) e tirar dali cativo o cativeiro (Ef 4, 8), promete ao bom ladrão levá-lo consigo àquele paraíso no mesmo dia (São Justino, Santo Atanásio e Prudêncio).

 

ORAÇÃO: Ó Rei da glória! Se com tanta generosidade premiais ao que só O seguiu três ou quatro horas de um dia; como premiareis ao que O seguirdes com perfeição todas as horas de sua vida?Se tão agradecido mostrais ao pecador que te injuriou muitas vezes por ter-Lhe honrado apenas uma vez; que agradecimento mostrará ao que te honrou durante toda a vida? Amém!

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

Anápolis, 04 de março de 2015

 

 

Bibliografia

 

Sagrada Escritura

Pe. Ramón Genover, Meditações Espirituais para todo o ano

Strack-B., Kommentar... II p. 264-268

Santo Tomás de Aquino, Suma Teológica, III q. 52 a. 5

Pe. Manuel de Tuya, Bíblia Comentada

L. Leloir, Hodie mecum eris in paradiso: VD 28 (1959) 372-380

Santo Afonso Maria de Ligório, A Paixão do Senhor

Pe. Luis de La Palma, A Paixão do Senhor

José A. Marques, Escritos

Bem-aventurado Paulo VI, Credo do Povo de Deus

Sacerdote da Missão, A Sagrada Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo

Pe. Juan de Maldonado, Comentário sobre São Mateus

 

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Estarás comigo”.

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/quaresma/comentario_quaresma_017.htm