REPARTIRAM SUAS VESTES

(Jo 19, 23)

 

“Os soldados, quando crucificaram Jesus, tomaram suas roupas e repartiram em quatro partes, uma para cada soldado, e a túnica”.

 

Depois que os soldados crucificaram a Jesus Cristo, tomaram suas vestes e as partiram em quatro partes, tomando cada um a sua parte. Sobre esta partição é preciso considerar as causas que a motivaram e os mistérios que encerra. Da parte dos quatro soldados que foram os quatro carrascos que crucificaram ao Senhor, a causa foi a COBIÇA deles; porque, como era gente miserável e desprezível, cada um quis levar uma parte da veste de Nosso Senhor, lançando sorte sobre qual peça tocaria para cada um, e também a descosturaram e dividiram diante de Jesus Cristo para zombar e escarnecer d’Ele, como quem dissesse: Já não tendes mais necessidade de vestes. E quando as partiam, possivelmente, alguém dizia: Rasguemos as vestes deste blasfemador, pois não quis Ele rasgá-las pelas blasfêmias que disse contra Deus. Desta maneira estavam ali atormentando os olhos e os ouvidos de Nosso Senhor Jesus Cristo. Jesus permitiu que os soldados dividissem entre eles suas vestes, que era a única túnica que Ele possuía, para dar-nos o exemplo de perfeita pobreza evangélica, dizendo-nos com as obras o que havia dito com as palavras: Quem não renuncia todas as coisas que possui, não pode ser meu discípulo. Como seria maravilhoso se aprendêssemos com perfeição esta lição do Salvador!

Pondera também outra causa desta partição das vestes do Senhor, que foi para mostrar sua imensa CARIDADE e BONDADE em dar o que possuía aos homens: corpo, sangue e as vestes, e em especial para expressar que todos os homens, de qualquer das quatro partes do mundo que viessem a Ele, poderiam ter parte nas vestes de sua graça, caridade e virtudes, para que se vestissem e adornassem com elas; e que assim como estes soldados que O crucificaram tiveram direito a elas, assim os pecadores, que O crucificam dentro de si, tem o direito a pedi-las, não por seus merecimentos, mas pelo Sangue do Salvador que caminho junto com eles.

O Pe. Juan Leal comenta: Suas vestes... se trata das que Ele levava consigo.  Mt 27, 31 diz também que Jesus Cristo foi ao Calvário com suas vestes. Não se deve, pois, pensar na túnica branca que lhe pôs Herodes. Dividiram em quatro partes as vestes mais secundárias. Como foram distribuídas essas partes? Também pelo sorteio segundo Mc 15, 24. Isso indica que os carrascos foram quatro, um quarteto (At 12, 4). Pelos sinóticos sabemos que esteve presente um centurião. A túnica do sumo sacerdote era também toda tecida.

O Pe. Manuel de Tuya escreve: Os soldados sorteiam as vestes. Os três sinóticos narram o fato do sorteio, globalmente dito, das vestes de Jesus Cristo, uma vez crucificado, as quais, segundo a lei, pertenciam aos encarregados da execução. Porém, São João destaca dois aspectos especiais neste fato. Que a túnica era sem costura, tecida toda desde cima. Segundo Isidoro de Pelusio, este tipo de vestes era uma especialidade da Galiléia. Porém, não será improvável que o destacar este dado aqui tenha também outra finalidade: o sugerir com ele o sacerdócio de Jesus Cristo. Segundo Josefo, assim era a túnica do sumo sacerdote. Porém, São João faz ver, como os sinóticos, que com essa partição das vestes do Senhor se cumpre um anúncio profético da Sagrada Escritura.

O Pe. Luis de La Palma explica: Rigorosa foi a justiça que caiu sobre Jesus, que nem sequer suas vestes ficaram como recordação para sua Mãe. Teve que ver suas vestes sendo repartidas como forma de pagamento pela crueldade feita com Ele. Cumpria-se a profecia: “Repartem entre si minhas vestes, e lançam sorte sobre minha túnica” (Sl 21, 19).

O Pe. Juan de Maldonado comenta: Dividindo, pois, suas vestes, tiraram sorte. Os três evangelistas, Mateus, Marcos e Lucas escrevem de tal maneira como se todas as vestes de Jesus Cristo tivessem sido sorteadas; e assim era preciso entender, se São João não tivesse explicado (Jo 19, 23-24): Os soldados, quando crucificaram Jesus, tomaram suas roupas e repartiram em quatro partes, uma para cada soldado, e a túnica. Ora, a túnica era sem costura, tecida como uma só peça, de alto a baixo. Disseram entre si: Não a rasguemos, mas tiremos a sorte, para ver com quem ficará. Portanto, unicamente a túnica de Cristo Jesus foi sorteada, conforme observou Eutimio. Alguns disseram desorientados pelo texto de São Lucas, que Jesus Cristo levava cinco túnicas; porém, São João nos informa que Jesus Cristo não levava mais que uma. Diz, pois, que os soldados distribuíram as vestes e a túnica de Jesus Cristo. Não sabemos como eram as vestes de Nosso Senhor... mas podemos imaginar: A túnica era a roupa que levava sobre a camisa, se é que Cristo usasse esta... era mais perto do corpo e o cobria inteiramente. Não existe outra veste provavelmente que careça de costuras. As demais vestes foram: o manto exterior, em cujo lugar os soldados lhe haviam colocado a púrpura, e as sandálias e outras peças que os pobres usavam.

É opinião comum que esta túnica inconsútil foi feita por Nossa Senhora (Eutimio). Opinião que Eutimio (século XII) dá por antiga e a aprova. Poderia duvidar o leitor se também as vestes dos ladrões foram sorteadas pelos soldados, já que nada disse o evangelista.

 

ORAÇÃO: Ó dulcíssimo Jesus! Graças vos dou por vossa infinita generosidade, pela qual vos dignastes vestir com vossa preciosa veste aos que Vos crucificaram com tanta fúria e ódio. Pesa-me por ter colaborado na Vossa crucifixão; mas, sois tão bondoso, dai-me parte nas vossas sagradas vestes, repartindo comigo vossas soberanas virtudes. Amém!

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

Anápolis, 4 de março de 2015

 

 

Bibliografia

 

Sagrada Escritura

Pe. Ramón Genover, Meditações Espirituais para todo o ano

Pe. Juan Leal, A Sagrada Escritura

Pe. Manuel de Tuya, Bíblia Comentada

Leclercq, art. Bourreau, en Dict. Archéol. Chrét. et Liturg. II p. 1114ss

Isidoro de Pelusio, Epist. I, 74

Josefo, Antiq. III, 7, 4

Pe. Luis de La Palma, A Paixão do Senhor

Pe. Juan de Maldonado, Comentário sobre São Mateus

 

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Repartiram suas vestes”.

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/quaresma/comentario_quaresma_018.htm