TIRARAM A SORTE

(Jo 19, 24)

 

“Disseram entre si: ‘Não a rasguemos, mas tiremos a sorte, para ver com quem ficará’”.

 

Como a túnica era inconsútil (sem costuras), tecida toda de cima para baixo, os soldados não a rasgaram, mas tiraram sorte sobre quem ficaria com ela, cumprindo-se o que estava escrito: “Repartem entre si minhas vestes, e lançam sorte sobre minha túnica” (Sl 21, 19). Sobre essa passagem é preciso considerar as causas misteriosas; pois, quis o Senhor que fosse profetizado. Da parte dos carrascos a causa foi: se a túnica tivesse sido partida, não seria de proveito para nenhum deles, por ser de uma só peça, tecida, segundo disse Eutimio, pela Virgem Santíssima; ela sentiu ternamente ao ver aquela preciosa túnica, banhada com o Sangue de seu Filho, nas mãos de homens tão cruéis e desprezíveis. Com quanta razão e dor poderia dizer esta Senhora o que disse Jacó: Uma fera muito cruel devorou o meu filho José, e com seu sangue está manchada a túnica que lhe dei. Outra causa deste fato foi porque esta túnica representava a humanidade de Cristo, tecida de cima para baixo; porque desde o céu desceu, sem obra de homem, nas entranhas da Virgem Maria, por obra do Espírito Santo. E é veste riquíssima dos fiéis, que, como disse o Apóstolo, se vestem de Nosso Senhor Jesus Cristo quando se batizam, conformando-se com sua vida em união de caridade, sem admitir divisão alguma, porque Jesus Cristo não se pode dividir. Também representava esta túnica a Igreja, Esposa de Jesus, na qual não quer que haja divisão, mas que se conserve sempre unida, em unidade de fé e de caridade; e quem tenta dividi-la, pretende dividir a Jesus Cristo e a sua preciosa túnica, e acaba sendo mais cruel que os carrascos.

São Cipriano de Cartago escreve: Este sacramento da unidade, este vínculo de concórdia inviolada e sem rachadura, é figurado também pela túnica do Senhor Jesus Cristo. Como lemos no Evangelho, ela não foi dividida, nem, de modo algum, rasgada, mas sorteada. Isto quer dizer que quem toma a veste de Cristo e tem a dita de se revestir do próprio Cristo, deve receber a sua túnica toda inteira e possuí-la intacta e sem divisão. Diz a divina Escritura: “Quanto à túnica, visto que, desde a parte superior, era feita de uma única tecedura, sem costura alguma, disseram: não a dividamos, mas lancemos-lhe a sorte para ver a quem toca” (Jo 19,23-24). A unidade da túnica derivava da sua parte superior - em nosso caso, do céu e do Pai celeste. Aquele que a recebia e guardava não podia rasgá-la de modo nenhum, de fato ela era resistente e sólida por ser constituída de um modo inseparável. Não pode possuir a veste de Cristo aquele que rasga e divide a Igreja de Cristo... Mas o povo de Cristo não pode ser dividido, e por isso a sua túnica, que era um todo feito de uma só tecedura, não foi dividida por aqueles que a deviam possuir. Ficando uma só, bem firme na sua contextura, ela mostra a união e a concórdia do nosso povo, isto é, daqueles que são revestidos de Cristo. Por este sinal sagrado da sua veste, proclamou ele a unidade da Igreja.

O Pe. Juan Leal explica: Para que se cumprisse a Escritura. São João nestes últimos momentos recorre várias vezes ao cumprimento da Escritura. Detrás da ação dos homens está vendo a realização do plano providencial de Deus, como se revela a Escritura. Esta olhada profunda dos fatos históricos é das almas iluminadas. Se refere ao Salmo 21, 19, cujas primeiras palavras foram recitadas por Jesus Cristo na cruz. São João Evangelista foi testemunha e soube distinguir entre a túnica e os restantes das vestes.

 

ORAÇÃO: Ó Deus da paz e de amor! Não permitais que haja cisma na Vossa Igreja, nem discórdia na Vossa religião, nem divisão alguma no vosso povo cristão. Conserve a todos unidos na caridade, para que sejam uma só coisa em Vós, e Vós podeis se vestir deles como de uma túnica preciosa, para colocá-los no reino de Vossa glória. Amém!

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

Anápolis, 4 de março de 2015

 

 

Bibliografia

 

Sagrada Escritura

Pe. Ramón Genover, Meditações Espirituais para todo o ano

Pe. Juan Leal, A Sagrada Escritura

São Cipriano de Cartago, A unidade da Igreja Católica

 

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Tiraram a sorte”.

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/quaresma/comentario_quaresma_019.htm