A APARIÇÃO ÀS SANTAS MULHERES

(Mt 28, 9-10)

 

9 E eis que Jesus veio ao seu encontro e lhes disse: ‘Alegrai-vos’. Elas, aproximando-se, abraçaram-lhe os pés, prostrando-se diante dele. 10 Então Jesus disse: ‘Não temais! Ide anunciar a meus irmãos que se dirijam para a Galiléia; lá me verão”.

 

 

O Bondoso Senhor recompensa aquele que O busca com reta intenção.

As piedosas mulheres foram até o túmulo, mas o mesmo estava vazio, o Senhor havia ressuscitado. Agora, o Imaculado Cordeiro vem ao encontro delas: “E eis que Jesus veio ao seu encontro”.

Não nos desesperemos nem desanimemos quando o Senhor parece se esconder de nós, mas continuemos a buscá-lO com fé e confiança: “Vós me procurareis e me encontrareis, porque me procurareis de todo coração; eu me deixarei encontrar por vós” (Jr 29, 13-14).

Aquele que deixa de buscar o Senhor, com certeza enveredará pelo caminho dos vícios, e andará cambaleando de pecado em pecado até cair no abismo do inferno. Cristo Jesus quer que O busquemos continuamente, principalmente nas horas difíceis.

O Imaculado Cordeiro se aproximou das piedosas mulheres e lhes disse: “Alegrai-vos”.

Desapareceram as nuvens negras da tristeza! Cristo ressuscitou! Reina agora, a luz da alegria!

“Alegrai-vos!” O Senhor quer que estejamos sempre alegres. Não daquela falsa alegria encontrada num copo de pinga, num baile ou na novela imoral; mas da alegria que nasce da união com Ele através da oração fervorosa.

“Alegrai-vos!” O Doce Amigo quer que jamais percamos a alegria. É uma contradição monstruosa servir ao Senhor, Alegria Infinita, com o semblante fechado: “Servi o Senhor com alegria” (Sl 99, 2).

“Alegrai-vos!” Manter-se sempre alegre, é uma forma de agradecer a Deus por tudo que Ele nos concede: “A alegria é o primeiro tributo que devemos a Deus, a maneira mais simples e sincera de demonstrar que temos consciência dos benefícios da natureza e da graça, e que os agradecemos” (P. A. Reggio, Espíritu sobrenatural y buen humor).

“Alegrai-vos!” Esforcemo-nos para permanecermos sempre alegres, e assim, progrediremos na vida espiritual: “...todo aquele que deseja progredir na vida espiritual necessita de estar alegre” (São Tomás, Comentário à carta aos Filipenses, 4, 1).

Quando Cristo ressuscitado disse às mulheres: “Alegrai-vos”, elas, imediatamente se aproximaram e prostraram diante d’Ele: “...aproximando-se, abraçaram-lhe os pés, prostrando-se diante dele”.

As piedosas mulheres não saíram correndo à procura das criaturas volúveis e falsas, mas aproximaram de Nosso Senhor, abraçaram-Lhe os pés e se prostraram diante d’Ele.

Por que haveriam de buscar a alegria nas criaturas, se Cristo Jesus é a Fonte da verdadeira alegria?

Quando uma pessoa busca verdadeiramente a Deus, sem repartir o seu coração com as criaturas, sem se apegar a si mesma, o seu coração sente-se pouco a pouco dilatado e Deus inunda-a da verdadeira alegria: “Sou a pessoa mais feliz. Já não desejo nada porque meu ser está saciado com o Deus-Amor” (Santa Teresa dos Andes, Carta 110).

Cristo Jesus é Alegria Infinita! Fora de Nosso Senhor, tudo é tristeza e ilusão; abracemos os pés do Senhor e prostremo-nos diante d’Ele, pedindo que nos dê a verdadeira alegria, aquela que vem do Seu Pacífico Coração.

Em Mt 28, 10 diz: “Então Jesus disse: ‘Não temais! Ide anunciar a meus irmãos que se dirijam para a Galiléia; lá me verão”.

Cristo ressuscitado pede às piedosas mulheres que não tenham medo, mas que vão dizer aos apóstolos que O verão na Galiléia.

Se Nosso Senhor está conosco, não há o que temer; mesmo que apareçam inúmeros obstáculos à nossa frente, Ele nos ajudará a vencê-los: “Sobrevêm muitas ondas e fortes procelas; mas não tememos afundar, pois estamos firmes sobre a pedra. Enfureça-se o mar, não tem forças para dissolver a pedra; ergam-se as vagas, não podem submergir o navio de Cristo” (Das Homilias de São João Crisóstomo, bispo).

Hoje, infelizmente, milhões de católicos sentem medo ou vergonha de testemunharem a Cristo Jesus. Esses estão prontos e fortalecidos para exaltarem as máximas do mundo, mas quando são convidados a trabalharem para a glória de Deus, se esquivam covardemente. Para esses diz o Senhor: “Aquele, porém, que me renegar diante dos homens, também o renegarei diante de meu Pai que está nos Céus” (Mt 10, 33).

 

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Anápolis, 5 de abril de 2007

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “A aparição às santas mulheres”

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/ressurreicao/comentario_ressurreicao_002.htm

 

Comentários sobre a Ressurreição