ÚLTIMAS INSTRUÇÕES AOS APÓSTOLOS

(Lc 24, 44-49)

 

44 Depois disse-lhes: ‘São estas as palavras que eu vos falei, quando ainda estava convosco: era preciso que se cumprisse tudo o que está escrito sobre mim na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos’. 45 Então abriu-lhes a mente para que entendessem as Escrituras, 46 e disse-lhes: ‘Assim está escrito que o Cristo devia sofrer e ressuscitar dos mortos ao terceiro dia, 47 e que, em seu Nome, fosse proclamado o arrependimento para a remissão dos pecados a todas as nações, a começar por Jerusalém. 48 Vós sois testemunhas disso.

49 Eis que eu vos enviarei o que meu Pai prometeu. Por isso, permanecei na cidade até serdes revestidos da força do Alto”.

 

 

Edições Theologica comenta: “São Mateus insiste no cumprimento em Cristo das profecias do AT, porque os primeiros destinatários do seu Evangelho eram judeus, para quem isto constituía uma prova manifesta de que Jesus era o Messias prometido e esperado. São Lucas não utiliza habitualmente este argumento, porque escreve para os gentios; não obstante, neste epílogo recolhe sumariamente a advertência de Cristo que declara ter-se cumprido tudo o que estava predito acerca d’Ele. Sublinha-se assim a unidade dos dois Testamentos e que Jesus é verdadeiramente o Messias.

Por outro lado, São Lucas refere a promessa do Espírito Santo (cfr Jo 14, 16-17. 26; 15, 26; 16, 7ss), cujo cumprimento no dia de Pentecostes narrará com pormenor no livro dos Atos (cfr At 2, 1-4).

A Cruz é um mistério não só na vida de Cristo, mas também na nossa: “Jesus sofre para cumprir a Vontade do Pai.. E tu, que também queres cumprir a Santíssima Vontade de Deus, seguindo os passos do Mestre, poderás queixar-te se encontrares por companheiro de caminho o sofrimento?” (São Josemaría Escrivá, Caminho, n° 213) .

“Eu vou mandar sobre vós o Prometido, por Meu Pai”, isto é, o Espírito Santo, que dias depois, no Pentecostes, desceria sobre eles no Cenáculo (cfr At 2, 1-4), como dom supremo do Pai (cfr Lc 11, 13).

 

 

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Anápolis, 16 de abril de 2007

 

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Últimas instruções aos apóstolos”

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/ressurreicao/comentario_ressurreicao_011.htm

 

Comentários sobre a Ressurreição