SENTOU-SE SOBRE
ELA
(Mt 28, 2)
“E eis que houve
um grande terremoto: pois o Anjo do Senhor, descendo do céu
e aproximando-se, removeu a pedra e sentou-se sobre ela”.
O Anjo,
sentado sobre a pedra, esperava as mulheres, como
indicando que ele era o autor da remoção daquele
obstáculo, e por isso se assentou sobre sua obra.
Esse terremoto
parece que sucedeu nas primeiras horas do amanhecer, quando
as mulheres se dirigiam ao sepulcro. Era um sinal externo do
poder divino que acabava de manifestar-se na ressurreição de
Jesus Cristo. Ao tremor de terra, acrescentou-se a aparição
do Anjo do Senhor, que, fazendo rolar a grande pedra que
fechava o sepulcro, o deixou aberto, e se sentou sobre
ela. Nada comenta os evangelistas sobre a hora exata
em que Cristo ressuscitou, e o modo como saiu do sepulcro.
Provavelmente, quando o Anjo removeu a pedra, Cristo
já havia ressuscitado, e o corpo glorioso havia saído de
tumba atravessando a rocha, como a luz passa através do
cristal. Os soldados que faziam a guarda não dizem
que viram o ressuscitado.
Nem o
terremoto na morte de Cristo nem o da sua
ressurreição é apresentado aqui como um
FENÔMENO NATURAL, mas EXTRAORDINÁRIO.
Está em relação com a chegada do Anjo. Numa forma
antropomorfista, este Anjo “desceu do céu” e
“rolou” a pedra sepulcral e “sentou
sobre ela”.
O Anjo não
abriu o sepulcro para que Cristo ressuscitasse e saísse com
o seu corpo “glorioso” por aquela
entrada. A ação do Anjo foi abrir o sepulcro para que
todos vissem que não estava ali o corpo do Senhor, e
para que as mulheres e os apóstolos pudessem entrar e
comprovar a verdade da ressurreição do Senhor. E com
esse procedimento milagroso, fazer ver ao grupo de soldados
a inutilidade deles naquele lugar.
O Anjo aparece
“sentado” sobre a pedra, é o sinal da
vitória de Cristo sobre a morte e um modo de
indicar sua espera pelas mulheres para anunciar-lhes a
ressurreição de Cristo Jesus.
“...
houve um grande terremoto”.
Como a morte do Senhor
foi assinalada por um tremor de terra, assim sua
ressurreição também o foi. O terremoto é a manifestação do
poder, do senhorio e da glória de Deus (Cf. Sl 68, 8-9;
Sl 98, 7ss). Quando Jesus Cristo ressuscitou, a terra,
comovendo-se, rendeu ao poder e magnificência do seu Deus.
Nosso Senhor que é
ao mesmo tempo Filho de Deus e Filho do homem, dá
alternativamente provas de sua divindade e de sua
humanidade, disse São Jerônimo:
“E assim como com
sua morte deu prova de que é homem, com este terremoto dá
uma prova incontestável de que é Deus. Tem, pois, este mesmo
movimento insólito da natureza, e neste caso, sua força
apologética: a obra de Deus se põe ao serviço da verdade de
Deus”.
Misticamente, disse São Beda:
“Este terremoto,
como o ocorrido na morte do Senhor, é o pressentimento da
comoção profunda que se realizará nos corações dos homens
quando se lhes pregar a morte e a ressurreição do Senhor”.
“...
removeu a pedra”.
Jesus Cristo saiu do sepulcro
deixando-o intacto e a porta fechada, antes que o Anjo
chegasse e a abrisse; como em seu nascimento saiu do seio de
sua Santíssima Mãe sem romper o selo de sua virgindade.
Porém, era necessário que abrisse a porta do sepulcro para
que todos vissem que estava vazio. Quis Deus que fosse feito
por um Anjo, primeira testemunha e anunciador da
ressurreição: Os Anjos anunciaram sua concepção e
nascimento, o confortaram no deserto e no Getsêmani; agora
convinha que anunciassem a glória do Deus triunfador.
Pe. Divino Antônio
Lopes FP (C)
Anápolis, 16 de
abril de 2014
Bibliografia
Sagrada Escritura
Pe. Juan de
Maldonado, Comentários aos quatro Evangelhos
Pe. Manuel de Tuya,
Bíblia comentada
Pe. Juan Leal, A
Sagrada Escritura (texto e
comentário)
Dom Isidro Gomá y
Tomás, O Evangelho Explicado
São Jerônimo,
Escritos
São Beda, Escritos
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