Maria chorando
 
 

ELE NÃO ESTÁ AQUI

(Mt 28, 5-6)

 

“Mas o Anjo, dirigindo-se às mulheres, disse-lhes: ‘Não temais! Sei que estais procurando Jesus, o crucificado. Ele não está aqui, pois ressuscitou, conforme havia dito”.

 

 

Não pareceu suficiente ao Anjo dizer-lhes que Jesus Cristo não estava ali, mas acrescentou: RESSUSCITOU; porque poderia não estar ali e não haver ressuscitado, se alguém tivesse roubado o seu corpo. Como se dissesse: “Não está aqui. Não porque levaram o seu corpo ou o roubaram como estão dizendo; mas porque ressuscitou realmente”. E para que não parecesse coisa nova e incrível, acrescentou: CONFORME HAVIA DITO, confirmando com as mesmas palavras de Jesus Cristo a sua ressurreição e chamando a atenção da incredulidade mulheril, como se o Anjo dissesse: “Se houvésseis acreditado em Cristo quando anunciava que ressuscitaria ao terceiro dia, agora seria mais fácil acreditar na sua ressurreição, sem necessitar do meu testemunho”.

“... o Anjo, dirigindo-se às mulheres”. O Anjo, com o conhecimento sobrenatural, lhes diz que sabe porque vieram ao sepulcro. Buscam a Jesus, “o crucificado” (Mt). Mc pega o apelativo “Jesus, o nazareno”.

“Ele não está aqui, pois ressuscitou”. São tão simples e breves estas palavras, como é profundo seu conteúdo. Porque se Cristo ressuscitou, também nós ressuscitaremos; Ele é o “primogênito dos mortos” (Cl 1, 18). Diz Santo Agostinho: “Seguirá logo toda a messe, que são os seguidores de Jesus Cristo. De cada um de nós poderá dizer um dia: ressuscitou, não está aqui. Queira Deus com sua graça fazer que a ressurreição de nossos corpos vá acompanhada desta ‘imitação’ de que fala o apóstolo (1 Cor 15, 51-52), que não é outra coisa que a transformação do mesmo num corpo glorioso, efeito da glorificação de nossas almas, que tem merecido nossas boas obras. Não esqueçamos que todos ressuscitarão no último dia: porém se dirá a uns: ‘Ide ao fogo eterno’; e a outros: ‘Vinde, benditos de meu Pai, possuir o reino...’”

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

Anápolis, 16 de abril de 2014

 

 

Bibliografia

 

Sagrada Escritura

Pe. Juan de Maldonado, Comentários aos quatro Evangelhos

Pe. Manuel de Tuya, Bíblia comentada

Dom Isidro Gomá y Tomás, O Evangelho Explicado

Pe. Juan Leal, A Sagrada Escritura (texto e comentário)

Santo Agostinho, Escritos

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Ele não está aqui”

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/ressurreicao/comentario_ressurreicao_023.htm

 

Comentários sobre a Ressurreição