Maria chorando
 
 

PRIMEIRO AS MULHERES, DEPOIS OS HOMENS... OS HOMENS SIM, AS MULHERES NÃO

(Mt 28, 9)

 

“E eis que Jesus veio ao seu encontro”.

 

PRIMEIRO AS MULHERES, DEPOIS OS HOMENS.  Por que Jesus Cristo se deixou ver primeiro pelas mulheres e depois pelos homens, mesmo os apóstolos?

As mulheres foram as primeiras porque O buscaram primeiro; foi um prêmio pelo trabalho e esforço delas... pela busca.

Elas foram as primeiras que O viram e O conheceram, porque amaram mais ardentemente e Lhe buscaram mais devotamente.

Elas correram em busca do Senhor; por agirem assim... com pressa, correndo... mereceram que Jesus Cristo ressuscitado lhes saísse ao encontro, e ouvir primeiro que ninguém: “Deus as guarde, para que a maldição da mulher Eva se revogue em vocês mulheres” (São Jerônimo).

Por que foram as mulheres que buscaram primeiro a Jesus Cristo e não os homens? Não vamos comparar a piedade e o amor dos apóstolos para com Cristo com o das mulheres, para deduzir que elas O buscaram porque O amavam mais e tinham maior piedade; quem julga isso é Deus. Porém, podemos dar outra razão que é bem clara: As mulheres buscaram a Cristo porque queriam ungir seu corpo, e ungir aos mortos, lavá-los e embalsamá-los era mais propício às mulheres que aos homens. As mulheres propriamente buscavam o corpo de Jesus Cristo, não a Cristo; por isso, lhes repreenderam os Anjos: Por que buscais o vivo entre os mortos? Porém, foi uma obra de misericórdia, a que não podia faltar seu prêmio. Enquanto os apóstolos se dispersavam, as mulheres acompanhavam sempre a Jesus Cristo, não só até a morte, mas até depois de morto e sepultado. Podem muito bem ser testemunhas as que viram como Ele morreu e foi sepultado. Sabia, além disso, Jesus Cristo, que com maior docilidade acreditariam as mulheres em sua ressurreição... mais que os homens, por ser de índole mais submissa e fiel.

Os apóstolos, depois de ter visto o Senhor, ainda duvidaram, como sabemos; porém, as mulheres, se vacilaram diante da afirmação do Anjo, como se pode deduzir em São João, logo que viram e ouviram o Senhor, permaneceram firmes na fé, sem que o contradiga nenhum evangelista.

Quis, pois, Jesus Cristo, por meio das mulheres, ir preparando os apóstolos para que acreditassem na sua ressurreição, de que elas estavam convencidas.

Santo Hilário e Santo Ambrósio trazem outras razões, porém de caráter alegórico.

OS HOMENS SIM, AS MULHERES NÃO. Maria Madalena não tinha em conta a diferença entre Jesus ressuscitado e Jesus em sua vida mortal. Antes da morte Ele havia familiarmente tratado com os homens, deixando-se tocar como os demais; porém, agora, não ia morar com eles como antes, senão ao modo de espíritos, que nem se vêem nem se tocam. Assim interpretam São Justino e São Cirilo de Jerusalém, que afirmam permanecer desde então por costume na Igreja que os santificados em espírito clamassem: “As coisas santas, para os santos”.

Mas Jesus Cristo permitiu que os apóstolos o tocassem: APALPAI (Lc 24, 39); e a Tomé mandou que COLOCASSE a mão em sua chaga (Jo 20, 27); porém, foi necessário para curá-los da incredulidade.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

Anápolis, 17 de abril de 2014

 

 

Bibliografia

 

Sagrada Escritura

Pe. Juan de Maldonado, Comentários aos quatro Evangelhos

Pe. Manuel de Tuya, Bíblia comentada

São Cipriano, Escritos

São Justino, Escritos

São Cirilo de Jerusalém, Escritos

São Jerônimo, Escritos

Pe. Juan Leal, A Sagrada Escritura (texto e comentário)

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Primeiro as mulheres, depois os homens... os homens sim, as mulheres não”

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/ressurreicao/comentario_ressurreicao_027.htm

 

Comentários sobre a Ressurreição