MAS ENROLADO EM UM LUGAR, À PARTE
(Jo 20, 7)
“... e o sudário
que cobria a cabeça de Jesus. O sudário não estava com os
panos de linho no chão, mas enrolado em um lugar, à parte”.
Pilatos,
governador da Judéia, tinha verificado oficialmente a
MORTE de Jesus. São Pedro, o
CHEFE da IGREJA, verifica canonicamente
o fato da RESSURREIÇÃO, e examina atentamente
todas as provas: os lençóis, o sudário dobrado, o
túmulo vazio, a ausência dos soldados e o aparecimento dos
anjos que atestam o milagre.
“As
ligaduras no chão”:
O particípio grego que traduzimos por “caídas”
ou “no chão” parece indicar que as ligaduras
tinham ficado aplanadas, como vazias ao ressuscitar e
desaparecer dali o corpo de Jesus Cristo, como se o corpo
tivesse saído dos tecidos e das ligaduras sem ser
desenrolados, passando através delas (tal como entrou
mais tarde no Cenáculo “estando fechadas as portas”).
Por isso, os tecidos estavam “caídos”, “planos”,
“jacentes” segundo a tradução literal do grego, ao
sair deles o Corpo de Jesus que os tinha mantido antes em
forma avultada (volumosa). Assim se compreende a
admiração e a recordação indelével da testemunha.
“O lençol...
à parte, ainda enrolado para outro lado”:
A primeira observação é que o sudário que
tinha envolvido a cabeça de Jesus Cristo não estava em cima
dos tecidos, mas ao lado. A segunda, mais
surpreendente, é que, como os tecidos conservavam ainda a
sua forma de envoltura, mas, de modo diferente daqueles,
mantinha certa consistência de volume, à maneira de casquete
(pequena cobertura para a cabeça) provavelmente
devido ao endurecimento produzido pelos unguentos. Tudo isso
é o que parece indicar o correspondente particípio grego,
que traduzimos por “enrolado”.
Destes
pormenores na descrição do sepulcro vazio compreende-se que
o corpo de Jesus Cristo ressuscitou de maneira gloriosa,
isto é, transcendendo as leis físicas.
Não se tratava apenas da reanimação do corpo, como por
exemplo, no caso de Lázaro, que necessitou de ser desligado
das ligaduras e de outros tecidos da mortalha para poder
andar (cfr Jo 11, 44).
As ligaduras
deixadas no chão e o sudário bem
enrolado posto de lado atestavam que o corpo de
Jesus Cristo não fora ROUBADO, mas que
Ele ressuscitara.
O SUDÁRIO
que cobrira a cabeça de Jesus Cristo não estava com os
lençóis, mas estava ENROLADO e posto à parte.
Como já foi explicado, o Evangelista, ao recolher esses
dados, pretende, manifestamente, fazer ver que não se trata
de um ROUBO; porque se tivesse sido
roubado, com certeza os ladrões não levariam o corpo sem a
mortalha, nem teriam a preocupação de deixar os lençóis e o
sudário postos cuidadosamente em seus respectivos lugares.
Pe. Divino Antônio
Lopes FP (C)
Anápolis, 21 de
abril de 2014
Bibliografia
Sagrada Escritura
Pe. Manuel de Tuya,
Bíblia comentada
Edições Theologica
Dom Duarte
Leopoldo, Concordância dos Santos Evangelhos
Dom Isidro Gomá y
Tomás, O Evangelho Explicado
Bíblia Sagrada,
Pontifício Instituto Bíblico de Roma
Pe. Juan Leal, A
Sagrada Escritura (texto e
comentário)
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