Maria chorando
 

 

MAS ENROLADO EM UM LUGAR, À PARTE

(Jo 20, 7)

 

“... e o sudário que cobria a cabeça de Jesus. O sudário não estava com os panos de linho no chão, mas enrolado em um lugar, à parte”.

 

 

Pilatos, governador da Judéia, tinha verificado oficialmente a MORTE de Jesus. São Pedro, o CHEFE da IGREJA, verifica canonicamente o fato da RESSURREIÇÃO, e examina atentamente todas as provas: os lençóis, o sudário dobrado, o túmulo vazio, a ausência dos soldados e o aparecimento dos anjos que atestam o milagre.

“As ligaduras no chão”: O particípio grego que traduzimos por “caídas” ou “no chão” parece indicar que as ligaduras tinham ficado aplanadas, como vazias ao ressuscitar e desaparecer dali o corpo de Jesus Cristo, como se o corpo tivesse saído dos tecidos e das ligaduras sem ser desenrolados, passando através delas (tal como entrou mais tarde no Cenáculo “estando fechadas as portas”).  Por isso, os tecidos estavam “caídos”, “planos”, “jacentes” segundo a tradução literal do grego, ao sair deles o Corpo de Jesus que os tinha mantido antes em forma avultada (volumosa). Assim se compreende a admiração e a recordação indelével da testemunha.

“O lençol... à parte, ainda enrolado para outro lado”: A primeira observação é que o sudário que tinha envolvido a cabeça de Jesus Cristo não estava em cima dos tecidos, mas ao lado. A segunda, mais surpreendente, é que, como os tecidos conservavam ainda a sua forma de envoltura, mas, de modo diferente daqueles, mantinha certa consistência de volume, à maneira de casquete (pequena cobertura para a cabeça) provavelmente devido ao endurecimento produzido pelos unguentos. Tudo isso é o que parece indicar o correspondente particípio grego, que traduzimos por “enrolado”.

Destes pormenores na descrição do sepulcro vazio compreende-se que o corpo de Jesus Cristo ressuscitou de maneira gloriosa, isto é, transcendendo as leis físicas. Não se tratava apenas da reanimação do corpo, como por exemplo, no caso de Lázaro, que necessitou de ser desligado das ligaduras e de outros tecidos da mortalha para poder andar (cfr Jo 11, 44).

As ligaduras deixadas no chão e o sudário bem enrolado posto de lado atestavam que o corpo de Jesus Cristo não fora ROUBADO, mas que Ele ressuscitara.

O SUDÁRIO que cobrira a cabeça de Jesus Cristo não estava com os lençóis, mas estava ENROLADO e posto à parte. Como já foi explicado, o Evangelista, ao recolher esses dados, pretende, manifestamente, fazer ver que não se trata de um ROUBO; porque se tivesse sido roubado, com certeza os ladrões não levariam o corpo sem a mortalha, nem teriam a preocupação de deixar os lençóis e o sudário postos cuidadosamente em seus respectivos lugares.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

Anápolis, 21 de abril de 2014

 

 

Bibliografia

 

Sagrada Escritura

Pe. Manuel de Tuya, Bíblia comentada

Edições Theologica

Dom Duarte Leopoldo, Concordância dos Santos Evangelhos

Dom Isidro Gomá y Tomás, O Evangelho Explicado

Bíblia Sagrada, Pontifício Instituto Bíblico de Roma

Pe. Juan Leal, A Sagrada Escritura (texto e comentário)

 

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Mas enrolado em um lugar, à parte”

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/ressurreicao/comentario_ressurreicao_035.htm

 

Comentários sobre a Ressurreição