Maria chorando
 

 

LEVARAM O MEU SENHOR

(Jo 20, 13)

 

“Ela lhes diz: ‘Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram!’”.

 

 

Esses ANJOS aparecem aqui SENTADOS à cabeceira e pés do túmulo funerário. À pergunta feita por eles sobre o porquê do CHORO, ela, Maria Madalena, sem se alterar e de uma maneira mais natural, segundo a narração literária, responde: “Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram!”.

“Levaram o meu Senhor”. O substantivo indica o RESPEITO que tinha Maria Madalena por Jesus Cristo, e o adjetivo indica o CARINHO que Lhe professava.

Jesus Cristo ERA TUDO para ela, mesmo depois de morto. O motivo de suas lágrimas era DUPLO: 1.º Roubo e profanação do corpo do Senhor. 2.º Não sabia onde haviam colocado o corpo. Assim não podia estar junto de Jesus Cristo e render-Lhe a homenagem de suas lágrimas e companhia.

Santo Agostinho comenta: “Ela, supondo que perguntavam como quem não sabia, manifestou o motivo do seu pranto: Porque levaram o meu Senhor. Chama seu Senhor ao corpo inanimado do seu Senhor, exprimindo o todo pela parte. Também nós confessamos que Jesus Cristo Filho único de Deus, e nosso Senhor, que consta de Verbo, alma e carne, foi crucificado e morto, quando é certo que soa a carne foi sepultada. E não sei onde o puseram. Eis a causa da sua maior dor. Mas chegara a hora em que ao pranto sucederia o gozo, o que em certo modo fora anunciado pelos Anjos que lhe disseram que não chorasse”.

Maria Madalena CHORAVA amargamente porque acreditava que haviam levado o corpo do seu Senhor.

E nós... choramos? Não! Não choramos diante da triste realidade, vendo que Nosso Senhor desapareceu da alma de milhões de fiéis. A impiedade, os perversos costumes, as más doutrinas... arrancaram a fé e o amor a Jesus Cristo da nossa sociedade: VEMOS e APALPAMOS essa triste situação... e poucos são os que sentem em sua alma a dor por tão grande desgraça. A maioria já se sente conformada.

Não fiquemos INDIFERENTES diante dessa situação, mas trabalhemos com fé, dedicação e amor... com a PALAVRA e com o EXEMPLO de VIDA, para fazer REVIVER no pensamento e no coração dos nossos irmãos a vida de Jesus Cristo.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

Anápolis, 23 de abril de 2014

 

 

Bibliografia

 

Sagrada Escritura

Pe. Manuel de Tuya, Bíblia comentada

Santo Agostinho, Escritos

Dom Duarte Leopoldo, Concordância dos Santos Evangelhos

Dom Isidro Gomá y Tomás, O Evangelho Explicado

Bíblia Sagrada, Pontifício Instituto Bíblico de Roma

Pe. Juan Leal, A Sagrada Escritura (texto e comentário)

 

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Levaram o meu Senhor”

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/ressurreicao/comentario_ressurreicao_043.htm

 

Comentários sobre a Ressurreição