Maria chorando
 

 

TRAZEI ALGUNS DOS PEIXES

(Jo 21, 10)

 

“Jesus lhes disse: ‘Trazei alguns dos peixes que apanhastes’”.

 

 

Bernard disse que parece que o PEIXE e o PÃO era o “café da manhã” do próprio Jesus Cristo. E agora pede OUTROS PEIXES para que se juntem a Ele os Apóstolos para comer.

Se fomos escolhidos por Jesus Cristo para pescar homens, isto é, almas espirituais e imortais, temamos de comparecer diante d’Ele com as mãos vazias, quando Ele nos pede os peixes que pescamos.

Os Apóstolos, pescadores do lago de Tiberíades, cheios de alegria, contaram na presença de Jesus Cristo os peixes pegos na rede: eram muitos e grandes. Também pescaremos muitos e grandes peixes se trabalharmos unidos a Jesus... fazendo a sua santa vontade, e lançando a rede onde Ele ordena. Quem trabalha longe de Jesus Cristo poderá passar noites inteiras sem pescar peixes... realizando um trabalho estéril. Mas aquele que trabalha unido a Jesus Cristo será consolado espiritualmente, porque o Senhor ajuda aquele que confia no seu poder.

“Trazei alguns dos peixes que apanhastes”. Por qual motivo mandou Jesus Cristo que seus discípulos trouxessem alguns dos peixes que haviam pescado, como se aquele peixe que estava sobre as brasas fosse imaginário e não apto para comer?

Teodoro de Heraclea diz: “Jesus Cristo mandou fazer isso para que os apóstolos, por aquele peixe e pelos peixes que haviam pescado, conhecessem que o Salvador era criador de uns e de outros”.

Leôncio, Teofilacto e Eutímio escrevem: “Para que fizessem comparação e, examinando-o, vissem que o peixe que estava nas brasas era real e verdadeiro, e não imaginário”.

Eusébio Emiseno interpreta assim: “Jesus Cristo quer que os pregadores O levem aos homens; quer que tudo se refira a Ele... que pregando exclusivamente a Ele, façam o que o outro dizia: Nós pregamos a Cristo crucificado (1 Cor 1, 23). Não julgueis saber nada entre vocês, senão a Cristo Jesus, e esse, crucificado”.

Ruperto diz: “Jesus mandou levar os peixes que haviam pescado para que no último juízo todos levem ao juiz Cristo o bem que fizeram e os homens que ganharam para Ele; pois ao voltar, voltam cantando, trazendo seus feixes (Sl 125, 6)”.

Outros autores dizem que Deus quer que dependamos de tal modo de sua Providência e que confiemos n’Ele, que jamais deixará que nos falte alguma coisa. Mas Deus quer que cooperemos com Ele, ao invés de vivermos ociosos e abusando de sua Providência, querendo viver sempre de milagres e do maná que cai do céu. Ele quer que pesquemos, aremos a terra, que semeemos a boa semente e trabalhemos com garra: Do trabalho de tuas mãos comerás, tranquilo e feliz (Sl 127, 2).

 

É PRECISO TRABALHAR PARA O BEM DAS ALMAS ENQUANTO É TEMPO.

 

O amor de Cristo leva-nos ao amor ao próximo: a vocação que recebemos incita-nos a pensar nos outros, a não temer os sacrifícios que um amor operante traz consigo, pois não há sinal e marca que mais distinga o cristão e aquele que ama a Cristo do que a solicitude pelos seus irmãos e o zelo pela salvação das almas. Por isso, a preocupação de dar a conhecer o Mestre é o indicador que assinala a sinceridade de vida do discípulo e a firmeza com que segue o seu Senhor. Se alguma vez notássemos que a salvação das almas não nos preocupa, que as almas dos outros não nos pesam, que o seu afastamento de Deus nos deixa indiferentes, que as suas  necessidades espirituais não provocam uma reação na nossa alma, isso seria sinal de que a nossa caridade se esfriou, pois não dá calor aos que estão ao nosso lado. O apostolado não é algo acrescentado ou superposto à atividade normal do cristão; é a sua própria vida cristã, que tem como manifestação natural o interesse apostólico pelos familiares, colegas e amigos.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

Anápolis, 10 de maio de 2014

 

 

Bibliografia

 

Sagrada Escritura

Pe. Manuel de Tuya, Bíblia comentada

Pe. Juan de Maldonado, Comentário do Evangelho de São João

Dom Isidro Gomá y Tomás, O Evangelho explicado

Teodoro de Heraclea, Escritos

Eusébio Emiseno, Escritos

Ruperto, Escritos

Bernard, Escritos

Pe. Francisco Fernández Carvajal, Falar com Deus

Teofilacto, Escritos

Leôncio, Escritos

Eutímio, Escritos

Pe. Juan Leal, A Sagrada Escritura (texto e comentário)

 

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Trazei alguns dos peixes”

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/ressurreicao/comentario_ressurreicao_076.htm

 

Comentários sobre a Ressurreição