Maria chorando
 

 

PERDOA A TODOS E SÊ FIEL

(Lc 24, 34)

 

“É verdade! O Senhor ressuscitou e apareceu a Simão!”

 

 

MENSAGENS PARA A VIDA

 

1.ª mensagem: Primeiro dos Apóstolos.

 

Jesus Cristo ressuscitado apareceu ao primeiro dos Apóstolos... São Pedro: “... primeiro, Simão, também chamado Pedro...” (Mt 10, 2).

O Santo Padre, o Papa, não é o sucessor dos Apóstolos; mas sim, é o sucessor de São Pedro... o primeiro dos Apóstolos. Nosso Senhor apareceu primeiro ao primeiro Papa, São Pedro: “Sem o Papa a Igreja Católica já não seria a Igreja Católica, e, faltando na Igreja de Cristo o ofício pastoral supremo, eficaz e decisivo de Pedro, a unidade desmoronar-se-ia, e em vão se intentaria reconstruí-la depois com critérios substitutivos daquele autêntico estabelecido pelo próprio Cristo (...). Queremos, além disso, considerar que esse gonzo central da Santa Igreja não pretende constituir uma supremacia de orgulho espiritual ou de domínio humano, mas um primado de serviço, de ministério e de amor. Não é vã retórica a que atribui ao Vigário de Cristo o título de servus servorum Dei” (Bem-aventurado Paulo VI, Ecclesiam suam, 83).

 

2.ª mensagem: Jesus não censurou a Pedro.

 

Jesus apareceu, não para censurar a Pedro pela tríplice negação.

Nosso Senhor, Deus do verdadeiro perdão, não lançou no rosto de São Pedro as suas negações, mas o perdoou. Qual é a nossa atitude quando somos ofendidos: De perdão ou de vingança?

 

3.ª mensagem: Assegurar-lhe o perdão completo.

 

Jesus Cristo apareceu a São Pedro para assegurar-lhe o perdão completo.

Nosso Senhor Jesus Cristo perdoou plenamente a São Pedro; assim exige de nós, sob pena grave, perdoar aos que nos ofenderem: Se não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai vos perdoará os vossos pecados (Mt 6, 15).

 

4.ª mensagem: Confirmar os irmãos na fé.

 

Os discípulos que não creram na palavra das piedosas mulheres, não negaram sua fé à palavra de São Pedro, seu chefe. Alegam como prova suficiente que Jesus apareceu a Simão. São Pedro achava-se encarregado por Jesus de confirmar seus irmãos na fé.

Nós prestamos a mesma fé, em tudo, ao Papa, sucessor de São Pedro? Somos obedientes e dóceis aos ensinamentos do Santo padre?

 

5.ª mensagem: Arrependido.

 

São Pedro, sinceramente arrependido, mereceu a aparição de Cristo ressuscitado.

Quem se arrepende verdadeiramente dos pecados cometidos, ressuscita espiritualmente e vive na amizade com o ressuscitado.

 

OBS: Essa pregação não está concluída; assim que “surgirem” novas mensagens as acrescentaremos.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

Anápolis, 07 de maio de 2017

 

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP(C).

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP(C). “Perdoa a todos e sê fiel”

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/ressurreicao/comentario_ressurreicao_093.htm

 

Comentários sobre a Ressurreição