Maria chorando
 

 

TENDES UMA GUARDA

(Mt 27, 65)

 

“Tendes uma guarda. Ide. Guardai o sepulcro como vos parecer”.

 

 

MENSAGENS PARA A VIDA

 

1.ª mensagem: Jesus ressuscitou verdadeiramente.

 

Cuidadosos, puseram guardas em redor do túmulo. Selaram a tampa, Deixaram ordens severas ao pelotão de soldados. Retiraram-se satisfeitos, embora desconfiados, porque os estupendos milagres do Libertador sempre lhes deram muito que pensar. Enfim, todas aquelas precauções não seriam nada mais do que medidas de prevenção, para evitar confusões possíveis e surpresas desagradáveis. Afinal, não seria bom facilitar. Confiar é bom, desconfiar seria melhor. Remediar é difícil. Prevenir é fácil.

Foram vigiar o sepulcro para não deixar que roubasse o corpo do Senhor... e comprovaram que Jesus ressuscitou verdadeiramente: “Demonstrou-se a verdade da ressurreição precisamente pelas disposições que adotaram. Porque sendo guardado o sepulcro, não houve engano algum... e se não houve engano, é evidente que o Senhor ressuscitou” (São João Crisóstomo).

 

2.ª mensagem: Quem não acredita na ressurreição de Jesus vive como morto.

 

As estrelas iam “desmaiando”, uma após outra, na cúpula sidérea. Meigos clarões de uma linda aurora adelgaçavam e purpurizavam as nuvens. Os passarinhos começavam a pipilar nos arbustos. O sol não tardaria a dourar os píncaros do Calvário. Na madrugada do terceiro dia, eis que se deu um grande terremoto. Um anjo do Senhor desceu do céu. Aproximando-se, removeu a pedra da porta do sepulcro e sentou-se sobre ela. O vestido era branco como a neve. Aterraram-se pelo temor os guardas e ficaram como mortos (Mt 28, 2. 4).

Os que não acreditam que Jesus Cristo ressuscitou vivem como mortos, mergulhados nas trevas da tristeza, inquietação e do erro: “... os que não acreditam na verdade da ressureição do Senhor caem como mortos” (Rábano).

 

3.ª mensagem: Vitória completa.

 

A alma de Jesus Cristo, pelo poder da divindade, unira-se de novo ao corpo, o qual se levantou majestoso, saindo triunfante do sepulcro. Um anjo, resplandecente de glória, arrancou a pedra do túmulo e, num ímpeto triunfal, sentou-se sobre ela, em sinal de vitória completa.

Quem ressuscitou com Cristo, isto é, que viveu santamente buscando sempre as coisas do alto e desprezando as vaidades desse mundo, cantará vitória no fim do mundo... porque a alma virá buscar o corpo para o céu... vitória completa: “Não vos admireis com isto: vem a hora em que todos os que repousam nos sepulcros ouvirão a sua voz e sairão; os que tiverem feito o bem, para uma ressurreição de vida” (Jo, 5, 28-29), e: “E muitos dos que dormem no solo poeirento acordarão, uns para a vida eterna...” (Dn 12, 2).

 

4.ª mensagem: Balela vergonhosa.

 

Ante o fragoroso tremor da terra, os quadrilheiros, hirtos, assombrados, lívidos de terror, caíram ao chão como fulminados. Acordados e refeitos do susto, fugiram desabalados, foram a Jerusalém, noticiando aos príncipes dos sacerdotes tudo o que tinha sucedido. Estes, tendo-se congregado com os anciãos, depois de tomarem conselho, deram uma grande soma de dinheiro aos soldados, ordenando-lhes: Dizei: os discípulos vieram de noite e, enquanto estávamos dormindo, o roubaram. E, se chegar isto aos ouvidos do governador, nós o faremos crer e atenderemos à vossa segurança (Mt 28, 11-15). De boa mente os soldados aceitaram grande quantia de dinheiro, prontificando-se também a divulgar a balela do furto!

Jesus ressuscitado “pisou” com força sobre essa balela vergonhosa! Apesar da perfídia dos inimigos de todos os tempos, Cristo ressurgiu. Ressuscitado do seio tenebroso do sepulcro, o Salvador apresenta-se, no dia da Páscoa, radiante de glória imortal, triunfador festejado da morte, autor absoluto de todos os bens.

Infelizmente, depois de dois mil anos de evangelização, muitos cristãos trocam Jesus Cristo pelo dinheiro ou cargos... e, para isso, participam de balelas vergonhosas.

 

OBS: Essa pregação não está concluída; assim que “surgirem” novas mensagens as acrescentaremos.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

Anápolis, 26 de maio de 2017

 

Bibliografia

 

Sagrada Escritura

Frei Benvindo Destéfani, O. F. M., Euntes... Praedicate!

São João Crisóstomo, Homilia sobre São Mateus, 89,1

Rábano, Escritos

 

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP(C).

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP(C). “Tendes uma guarda”

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/ressurreicao/comentario_ressurreicao_101.htm

 

Comentários sobre a Ressurreição