Maria chorando
 

 

SE NÃO PUSER MEU DEDO NO LUGAR

(Jo 20, 25)

 

“Se eu não vir em suas mãos o lugar dos cravos e se não puser meu dedo no lugar dos cravos e minha mão no seu lado, não crerei”.

 

 

MENSAGENS PARA A VIDA

 

1.ª mensagem: Fé abalada.

 

O Salvador ressuscitado tinha aparecido aos Apóstolos. Tomé, porém, não estava presente. Os outros discípulos lhe disseram: Vimos o Senhor. E Tomé? Acreditou jubilosamente? Exclamou: Graças a Deus que Ele ressurgiu para a vida. Nada disso! Tomé duvidou: Se eu não vir em suas mãos o lugar dos cravos e se não puser meu dedo no lugar dos cravos e minha mão no seu lado, não crerei. Esse Apóstolo tem razão? Não. Bem se compreende que, depois de tudo quanto ele vira de horrível, a sua fé estivesse abalada. Acontecia-lhe o mesmo que aos discípulos de Emaús: Esperávamos, – diziam eles – que Ele fosse o que resgataria Israel. Esperávamos. – Portanto agora não esperam mais? – Passou.

Devemos acreditar sempre em Jesus Cristo... na bonança e nas dificuldades. Nosso Senhor jamais nos desapontará... é preciso confiar n’Ele e acreditar nas suas palavras, principalmente quando soprar ventos contrários e “nuvens” negras ameaçarem a nossa caminhada para o céu: “A vida de fé consiste numa convicção viva e profunda; quem a possui, traz sempre consigo, em toda parte, sua salutar impressão” (Chaignon).

 

2.ª mensagem: Jamais duvidar da Palavra de Deus.

 

Jesus Cristo disse que ressuscitaria... e ressuscitou! Por que duvidar das suas palavras? Era um belo sonho de glória régia e bênção messiânica – o sonho passou; em lugar da glória régia – a cruz pesada! – Bem se compreende que, diante do cruel espetáculo do Gólgota, a profecia do Cristo a respeito de sua ressurreição pudesse ser também quase inteiramente esquecida. Quem pode sobre o Gólgota pensar ainda em ressurreição?

Infeliz da pessoa que duvida da Palavra de Deus! É preciso inclinar a cabeça e abrir o coração diante da Palavra de Nosso Senhor... quem confia na Palavra de Deus espera com confiança e não se desespera, porque a Palavra do Criador é “remédio” para todas as “enfermidades”:

“Felizes os íntegros em seu caminho, os que andam conforme a lei de Deus!” (Sl 118, 1), e: “Eu me delicio com teus estatutos e não me esqueço da tua palavra” (Sl 118, 16), e também: “Tua palavra é lâmpada para os meus pés, e luz para o meu caminho” (Sl 118, 105).

 

3.ª mensagem: Que significa crer?

 

E eis que os Apóstolos dizem a Tomé: O Senhor ressuscitou. Mas Tomé diz: Se eu não vir em suas mãos o lugar dos cravos e se não puser meu dedo no lugar dos cravos e minha mão no seu lado, não crerei. Caso isto é ter ainda fé? Que significa então crer? Crer é aceitar como verdade alguma coisa, não porque nós mesmos o vimos, mas porque o testemunho de outrem o garante.

É preciso possuir uma fé verdadeira... uma fé que não necessita “ver” para acreditar. A fé é absolutamente indispensável para a vida humana. Não uma fé leviana, sem fundamento razoável. Mas quantos homens dignos de fé, homens como os Apóstolos dão testemunho, então é decididamente injusto recusar-lhes a fé.

 

4.ª mensagem: A dúvida de Tomé e a nossa salvação.

 

Deus sabe o que faz... devemos confiar n’Ele. A Providência Divina encaminhou a dúvida de Tomé para nossa salvação, como sabe, aliás, aproveitar sempre o mal para o bem.  Deste modo o testemunho dos Apóstolos se tornou para nós tanto mais irrefutável. Vê-se como eles se convenceram primeiro fundamentalmente da verdade, antes de se apresentarem como testemunhas da mesma.

A dúvida de Tomé tirou a nossa dúvida: “Menos proveito me trouxe Maria Madalena, com sua fé pronta, imediata, que Tomé pela sua longa dúvida. Pois em consequência de sua dúvida, ele tocou nas chagas do Senhor e assim tirou do nosso coração a chaga da dúvida” (São Gregório Magno).

 

OBS: Essa pregação não está concluída; assim que “surgirem” novas mensagens as acrescentaremos.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

Anápolis, 27 de maio de 2017

 

 

Bibliografia

 

Sagrada Escritura

Chaignon, Escritos

São Gregório Magno, Escritos

Pe. João Batista Lehmann, Euntes ... Praedicate!

Bem-aventurado José Allamano, A Vida Espiritual

 

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP(C).

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP(C). “Se não puser meu dedo no lugar”

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/ressurreicao/comentario_ressurreicao_103.htm

 

Comentários sobre a Ressurreição