Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

1ª Meditação

 

Cristo ressuscitado, luz eterna

 

 

Passado o sábado, Maria Madalena e Maria, mãe de Tiago, e Salomé compraram aromas para ir ungi-lo. De madrugada, no primeiro dia da semana, elas foram ao túmulo ao nascer do sol.

E diziam entre si: ‘Quem rolará a pedra da entrada do túmulo para nós?’ E erguendo os olhos, viram que a pedra já fora removida. Ora, a pedra era muito grande. Tendo entrado no túmulo, elas viram um jovem sentado à direita vestido com uma túnica branca, e ficaram cheias de espanto. Ele, porém, lhes disse: ‘Não vos espanteis! Estais procurando Jesus de Nazaré, o crucificado. Ressuscitou, não está aqui. Vede o lugar onde o puseram. Mas ide dizer aos seus discípulos e a Pedro que ele vos precede na Galiléia. Lá o vereis como vos tinha dito. ‘Elas saíram e fugiram do túmulo, pois um tremor e um estupor se apossaram delas. E nada contaram a ninguém, pois tinham medo (Mc 16, 1-8).

Ficamos encantados com o zelo dessas mulheres para com o Santíssimo Corpo de Nosso Senhor Jesus Cristo. Está claro que foram de madrugada ao túmulo para ungir o Corpo do Redentor.

Nesse mundo tão pagão e frio em que vivemos, onde a Santíssima Eucaristia é tratada com indiferença e desprezo até pelos sacerdotes, é preciso falar a todos que a Eucaristia é o maior Tesouro da Santa Igreja e que é preciso imitar o exemplo dessas mulheres em relação ao Corpo do Senhor Jesus.

Quando alguém se apaixona por Cristo e encontra verdadeiramente a Sua Sagrada Face jamais O abandona.

Esse trecho mostra o exemplo de Santa Maria Madalena que era grande pecadora, de quem Jesus Cristo havia expulsado vários demônios; a partir do momento em que a mesma encontrara o Senhor, a sua vida mudou completamente e não mais O deixou.

Aquele que entrega o seu coração a Jesus não consegue mais viver sem Ele: Pergunto-me muitas vezes como não nos tornamos loucos de amor por Nosso Senhor (Santa Teresa dos Andes, Carta 109).

A gratidão e o amor de Santa Maria Madalena para com Nosso Senhor é grande,     enche o nosso coração dos desejos de lutar e amar o Doce Jesus.

O que levou Santa Maria Madalena a levantar tão cedo para buscar o Senhor foi o amor que a mesma sentia no coração; não aquele amor mesquinho que esquece o bem recebido, mas o amor verdadeiro que está pronto a dar a vida pela pessoa amada.

O seu coração fervia de amor por Cristo, por isso enfrentou todos os obstáculos. Quem ama realmente a Nosso Senhor enfrenta tudo para permanecer unido a Ele.

 

Alguns pontos nos chamam a atenção em Mc 16, 1-8:

 

1- OS INIMIGOS: o trecho não fala abertamente sobre os judeus nem sobre os guardas que guardavam o túmulo; mas com certeza, os judeus estavam sondando os amigos do Mestre para prendê-los e intimidá-los, e os guardas jamais deixariam que eles se aproximassem do túmulo.

O amor a Cristo Jesus fala mais alto na alma de Santa Maria Madalena, e ela, qual rocha firme, caminha apressadamente em  busca do Senhor... seu coração dizia em cada pulsar: nenhum judeu nem guarda me impedirá de contemplar o meu Senhor.

É preciso aprender dessa santa a ter mais convicção em relação às coisas de Deus. Se Cristo é tudo para nós, se Ele é o Senhor da nossa vida e do nosso coração, não temos motivo para ter medo.

O amor cega a pessoa no bom sentido, isto é, se o bem amado está além da barreira, o que ama não costuma olhar o obstáculo, porque os seus olhos estão fixos no bem amado. Na vida espiritual não é diferente; aquele que ama a Nosso Senhor não fixa os olhos nos obstáculos, mas somente no Amor Infinito. Quem ama Jesus de coração não se preocupa com as dificuldades.

É triste e vergonhoso contemplar católicos mesquinhos que enfrentam os mais arriscados desafios para ganhar um prêmio perecível, e quando se trata de enfrentar dificuldades para aproximarem de Nosso Senhor, por exemplo, perseguições, etc., esses nem iniciam a batalha.

Quando alguém se apaixona por Nosso Senhor enfrenta todos os inimigos e os vence, porque Ele não abandona quem O ama.

 

2- BUSCAR A CRISTO DE MANHÃ: essa grande santa foi ao túmulo de manhã. Não sabemos se dormira durante aquela noite porque o amor e o desejo de contemplar o Mestre ardiam em seu coração; se dormiu, foi pouco, porque levantou logo cedo para buscar o Senhor da Vida.

É preciso aprender com Santa Maria Madalena a buscar Cristo logo de manhã. Quantos levantam de manhã e começam o trabalho sem pensar em Deus, sem fazer sequer uma pequena oração! São milhões que iniciam o dia como se fossem animais irracionais.

Essas criaturas vazias sustentam bem o corpo enquanto a alma padece.

É preciso aprender que a oração bem feita de manhã, que o diálogo com Jesus logo cedo nos ajuda a vencer qualquer obstáculo durante o dia.

Santa Teresa dos Andes dizia: Encanta-me rezar. Desejava que minha vida fosse uma contínua oração, porque ela é a conversação que temos com Deus (Carta 12).

Cada católico deveria sentir esse amor pela oração a ponto de se encantar. É grande sabedoria ir ao encontro de Nosso Senhor logo de manhã.

Aquele que inicia o dia sem Deus certamente terá um dia amargo e vazio; o demônio se aproximará dele e tirará proveito. Com aquele que inicia o dia mergulhado em Cristo Jesus acontece o contrário, vive bem o dia e o demônio fugirá da sua presença, porque não suporta uma alma unida a Deus: O demônio teme a alma unida a Deus como ao próprio Deus (São João da Cruz, Ditos de Luz e Amor, 124).

Nada nesse mundo deve nos impedir de buscar a Cristo de manhã... Ele é a riqueza eterna; aquele que O possui é verdadeiramente rico.

Cristo Jesus é a Luz do mundo, logo aquele que inicia o dia sem a sua presença vive mergulhado na escuridão.

 

3- IR AO TÚMULO DE MADRUGADA: quando alguém ama realmente a Nosso Senhor não se preocupa com as dificuldades encontradas pelo caminho. Santa Maria Madalena enfrentou a escuridão sem medo, porque a sua intenção era encontrar a Luz Eterna.

Na vida espiritual, o caminho para encontrar a Cristo Jesus não é fácil... é apertado e cheio de dificuldades. É preciso enfrentar a “escuridão” das tentações da carne, do mundo, do demônio, etc., e não se desanimar. Lembrando-se de que só é possível chegar à meta desejada se caminharmos com generosidade.

Caminhando nessa “escuridão”, às vezes acontece de sofrermos algumas quedas, mas  se desejamos ardentemente chegar até Cristo nada deve nos desanimar. Quando alguém ama a Cristo de verdade passa pela escuridão como se fosse dia. O amor sincero que está no seu coração ilumina como um farol o caminho por onde deve passar.

 

4- A GRANDE PEDRA NA PORTA DO SEPULCRO: a Sagrada Escritura fala sobre uma grande pedra que estava na entrada do túmulo. Santa Maria Madalena comentava com as outras mulheres sobre quem haveria de retirá-la da entrada do mesmo.

O que chama a atenção é a Santa comentar sobre a pedra e continuar a caminhar apressadamente para o sepulcro. Não parou pelo caminho, não ficou desanimada nem voltou para casa. Sabia muito bem que encontraria um obstáculo muito grande pela frente, mas o amor que possuía por Jesus Cristo era maior que o obstáculo.

Quando alguém decide a se aproximar de Nosso Senhor, com certeza encontra muitas pedras pelo caminho, grandes e pequenas: perseguições de todos os tipos e tamanhos. São pedras que tentam parar a caminhada... o progresso espiritual.

Aquele que ama o Senhor de verdade e que está com o coração ardendo de amor por Ele vencerá todos os obstáculos.

Quando as mulheres chegaram ao sepulcro, a pedra não estava mais na porta do mesmo. Está claro que quando alguém caminha ao encontro de Cristo com fé e amor, é ajudado e protegido por Ele.

Quem ama a Jesus Cristo de verdade e O busca com reta intenção, não precisa ter medo dos obstáculos.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP(C).

Anápolis, 20 de abril de 2003

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP(C).

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP(C). “Cristo ressuscitado, luz eterna”.

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/meditacoes/ressurreicao/meditacao_r_001.htm

 

Escolher outro tema