Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

45ª Meditação

 

Cristo ressuscitado, força dos tentados

 

 

“A paz esteja convosco!” (Jo 20, 19).

Devemos conservar a nossa paz interior também quando somos tentados… a tentação não é pecado; pecado é consentir na tentação… sentir não é pecado; o pecado está em consentir.

Jesus Cristo, Deus Bendito, foi tentado e não pecou… os santos conservaram a paz interior na luta para não consentir nas tentações.

Nosso Senhor disse: “A paz esteja convosco!” (Jo 20, 19). Ele quer que conservemos a paz no nosso interior principalmente nas dificuldades, provações, perseguições e tentações. A nossa paz interior não pode ser uma caricatura; mas sim, verdadeira… aquela que permanece intacta diante dos ventos contrários.

Aquele que possui a paz interior não se desespera diante das tentações, mas permanece firme no combate… luta com paciência e sem perder a paz que vem do alto.

Para conservar a paz interior é preciso confiar em Deus; aquele que luta confiando nas próprias forças cairá e será grande o prejuízo espiritual… sem a força do alto é impossível alguém conservar a paz na alma.

Nosso Salvador disse: “A paz esteja convosco!” (Jo 20, 19). Ele não disse: “O demônio esteja convosco!” Muitas pessoas pensam mais no demônio do que na paz que vem de Deus… e, por isso, vivem agitadas e desorientadas.

É grande sabedoria desprezar o demônio! Santa Teresa de Jesus fez isso e se sentiu muito bem. A paz vem de Deus, não do Maligno… por que, então, dar tanta atenção para ele que luta o tempo todo para roubar  a nossa paz? É melhor desprezá-lo… voltar as costas para ele em sinal de desprezo… do que bater de frente com esse ser enganador, maldito e mentiroso.

Uma boa dona de casa não perde a sua paz interior nem deixa o seu trabalho por causa do latido de um cachorro. O mesmo devemos fazer com o demônio. Deixemos esse “cachorro” latir o quanto quiser do lado de fora… e continuemos os nossos afazeres mantendo a nossa paz interior intacta.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP(C)

Anápolis, 11 de fevereiro de 2018

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP(C).

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP(C). “Cristo ressuscitado, força dos tentados”.

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/meditacoes/ressurreicao/meditacao_r_045.htm

 

Escolher outro tema