Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

MENSAGEM Nº 19

(19/02/2018)

 

 

 

Disse Jesus Cristo: “Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me” (Mt 16, 24).

“Tome a sua cruz”: Eis a condição sem a qual não se pode seguir a Cristo.

A cruz não falta a ninguém... é tomá-la e seguir com ela a Jesus até a morte.

Cruz é tudo que nos contraria ou torna a vida difícil. São as dores do corpo, tédio e agonia da alma, reveses da fortuna, estragos do tempo, prejuízos do inimigo, tudo, enfim, que nos aflige... tudo que nos arranca lágrimas e aperta o coração.

Devemos receber essas cruzes com ânimo generoso, abraçá-las com regozijo, pois são mimos com que Deus nos visita.

“Tome a sua cruz”, nos diz a todos Jesus Cristo – porque o discípulo não é mais que seu mestre, nem o servo mais que seu senhor; porque se foi necessário que Jesus carregasse a cruz para entrar na sua glória, muito mais nos é necessário levá-la para podermos entrar na glória, que só o combate nos fará nossa.

Seguir a Cristo levando com Ele a nossa cruz é preciso para salvar a nossa alma.

A salvação é o maior dos bens, a posse do mundo inteiro é nada em sua comparação; é um bem cuja perda não se pode reparar.

Não salvaremos a nossa alma, se não estivermos prontos a sacrificar por ela a vida temporal. Quem, para salvar a vida temporal, nega a Cristo, perde a vida da alma; e quem sacrifica a vida temporal por Cristo, alcança a vida eterna – a salvação da alma.

Toma, pois, a tua cruz, porque nela está a salvação e a vida, a felicidade e a gloria eterna (Pe. Alexandrino Monteiro).

Não basta tomar a cruz, mas é preciso seguir a Jesus Cristo com alegria, fé, amor e perseverança. Infeliz da pessoa que toma a cruz e fica estacionada... de braços cruzados... “acariciado” a preguiça.

São João Maria Vianney escreve: “Lamentamo-nos porque sofremos; maior razão teríamos para queixar-nos se não sofrêssemos, visto que nada nos torna mais semelhantes a Nosso Senhor. Oh! Bela união da alma com Nosso Senhor Jesus Cristo mediante o amor de sua cruz! Nosso Senhor é o nosso modelo: tomemos nossa cruz e sigamo-lo”.

Santo André de Creta ensina: “Se não houvesse a Cruz, Cristo não seria crucificado. Se não houvesse a Cruz, a Vida não seria pregada ao lenho com cravos. Se a Vida não tivesse sido cravada, não brotariam do Lado as fontes da imortalidade, o sangue e a água, que lavam o mundo. Não teria sido rasgado o documento do pecado, não teríamos sido declarados livres, não teríamos provado da árvore da Vida, não se teria aberto o Paraíso. Se não houvesse a Cruz, a morte não teria sido vencida e não teria sido derrotado o inferno. É, portanto, grande e preciosa a Cruz. Grande sim, porque por ela grandes bens se tornaram realidade; e tanto maiores quanto, pelos milagres e sofrimentos de Cristo, mais excelentes quinhões serão distribuídos. Preciosa também porque a Cruz é paixão e vitória de Deus: paixão, pela morte voluntária nesta mesma paixão; e vitória porque o diabo é ferido e com ele a morte é vencida. Assim, arrebentadas as prisões dos infernos, a Cruz também se tornou a comum salvação de todo o mundo”.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP(C)

 

 

 

Ajude-nos!

 

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP(C).

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP(C). “Mensagens aos leitores”.

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/mensagens/diaria_aos_leitores/2018/019.htm