Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

MENSAGEM Nº 20

(20/02/2018)

 

 

 

Disse Jesus Cristo: “Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me” (Mt 16, 24).

“... e siga-me”.  Seguir a Cristo é acompanhá-lo por onde quer que ele vá; ou seja, para o Tabor, ou seja, para o Calvário... ou seja, pelo caminho desafogado dos mandamentos, ou pelo estreito – dos conselhos.

Seguir a Cristo é ser cristão; o que segue a Cristo é de Cristo; o que segue o mundo é do mundo; porém, seguir a Cristo é seguir a verdade, seguir o mundo é seguir o erro! Em seguir a Cristo está a felicidade.

Para seguir a Cristo, para se seu discípulo é necessário viver a sua vida e estar animado do seu Espírito: “Se alguém não tem o espírito de Cristo, este não é d’Ele” (Rm 8,9).

Se não seguirmos a Cristo, não nos confessamos seus discípulos. Mas quem se envergonha de ser discípulo de Jesus, verá que também Jesus se envergonhará dele diante de seu Pai.

Segue, pois, a Cristo. Enquanto o seguires, vais pelo caminho do céu. Se fugires da cruz, foges de Cristo, porque não se encontra a Cristo sem cruz!

Se te parece árduo o caminho do Calvário, cobra ânimo com as palavras de São Paulo: “Tudo posso naquele que me conforta!” (Fl 4,13) (Pe. Alexandrino Monteiro).

Seguir a Jesus Cristo não é fácil... é preciso deixar tudo e desapagar o coração das coisas passageiras e caducas desse mundo. É impossível seguir a Jesus com o coração “pesado” das coisas da terra.

Santa Margarida Maria Alacoque escreve sobre a cruz: “As humilhações me são tão caras à alma que teria por duro castigo ver-me livre delas e estar um momento sem sofrer, pois se me afigura que todas as horas passadas sem sofrer são perdidas para mim... Todas as demais graças não são comparáveis à de carregar a cruz por amor a Jesus Cristo... A cruz é o maior bem que podemos ter nesta vida, que é a conformidade com Jesus Cristo sofredor... O benefício que mais prezo, depois dele, é o precioso tesouro de sua cruz... É a única consolação que tenho ao longo da vida... sobretudo as preciosas humilhações que o esquecimento e o desprezo das criaturas nos proporcionam. Como são felizes as almas assim favorecidas no serviço do Senhor! Meu coração anda sempre sedento de sofrer em meio dos meus contínuos padecimentos e minha alma sofre angústias muito grandes por ainda não poder separar-se do corpo... Tudo me aflige e atormenta por não poder amar unicamente meu divino amor... Não desejo outro consolo que o de não ter nenhum neste mundo e de viver escondida em Jesus crucificado... Nada mais precioso depois de nosso Senhor que seu amor e sua cruz. Por sua misericórdia me faz partilhar dela... A cruz é o trono dos que amam Jesus Cristo de verdade... As cruzes, os desprezos, as dores, as aflições são os verdadeiros tesouros dos que amam a Jesus crucificado”.

Quem foge da cruz se distancia do céu e envereda pelo caminho do inferno. Não há salvação longe da cruz!

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP(C)

 

 

 

Ajude-nos!

 

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP(C).

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP(C). “Mensagens aos leitores”.

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/mensagens/diaria_aos_leitores/2018/020.htm