Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

CIRCULAR

 

 

CIDADE MISSIONÁRIA DO SANTÍSSIMO CRUCIFIXO – ANÁPOLIS – GO

 

Circular n° 01 – 10-11-2012

 

Estimadas meninas, não tenham medo de amarem a Jesus Cristo, nosso Salvador, mas escancarem o coração para esse Senhor que nos ama e que cuida de nós: “Se Deus a cada instante se dá a nós com amor infinito, não cabe a nós, criaturas miseráveis, dar-nos a Ele com todo o nosso ser, de modo que todas as nossas obras sejam dirigidas a Ele com toda a intensidade de amor de que somos capazes? (Santa Teresa dos Andes, Carta 40).

 

Agradeço ao Deus Imenso e Eterno pela presença de vocês na 1.ª Confraternização Santa Catarina Tekawita, na residência do senhor Sebastião Borges de Carvalho e da senhora Edith José dos Santos Carvalho. Rua 01, Qd C, Lt 02, Bairro Morada Nova 2 – Jaraguá-GO.

Prezadas, o Tempo do Advento está se aproximando, abramos o coração para as intenções da Santa Igreja Católica nesse tempo que antecede o Santo Natal: “Para corresponder às intenções da Igreja, no Advento, devemos fazer cinco coisas: 1.º Meditar com fé viva e com amor ardente o grande benefício da Encarnação do Filho de Deus. 2.º Reconhecer a nossa miséria e a suma necessidade que temos de Jesus Cristo. 3.º Pedir-Lhe instantemente (urgência) que venha nascer e crescer espiritualmente em nós com a sua graça. 4.º Preparar-Lhe o caminho com obras de penitência e especialmente com a frequência dos santos Sacramentos. 5.º Pensar frequentemente na sua última e terrível vinda, e, com os olhos nela, conformar a nossa vida com a sua vida santíssima, a fim de podermos participar da sua glória” (São Pio X, Catecismo Maior, Instrução, Parte I, Capítulo I, 3).

Milhões de católicos tratam com indiferença o Tempo do Advento, não se preocupam em preparar a alma para o Santo Natal... para o nascimento do Menino Jesus. Que tristeza! Quanta ingratidão!

Vocês não devem agir assim!

Com o Advento... tomamos consciência de que nos foi concedida a salvação mediante a graça da vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo... Abramos de novo os corações para que neles opere a graça do Advento deste ano, com sua plena riqueza e profundidade.

O Advento é Tempo de espera: a espera cristã é perseverança na fé e na luta, em virtude da graça de Cristo que está em nós.

Em Isaías 40, 3 diz: “Preparai o caminho do Senhor”. Eu peço a vocês que acolham este convite com toda a simplicidade da fé cristã. O homem prepara o caminho do Senhor e endireita as suas veredas: quando examina a própria consciência, quando perscruta suas obras, palavras e pensamentos... quando não hesita em confessar seus pecados no Sacramento da Penitência, arrependendo-se e fazendo o propósito de não pecar mais. Isto significa “endireitar as veredas”.

Isto significa também receber a boa nova da salvação. Cada um de nós pode “ver a salvação de Deus” no próprio coração e em sua consciência, participando no mistério da remissão dos pecados, como em seu próprio Advento. Deste modo professa que Cristo é “o Cordeiro de Deus”, Aquele que tira os pecados do mundo.

Em Lucas 3, 6 diz: “Todo homem verá a salvação de Deus”. A salvação de Deus é obra de um amor maior que o pecado humano. Só o amor pode cancelar o pecado e livrar do mal – e somente o amor pode consolidar o homem no Bem: no Bem inalterável e eterno...

E justamente este Deus do nosso Advento, Criador e Redentor... dá provas desse amor ao homem, ao homem pecador: “Ainda que cedam os montes e as colinas se abalem, minha benevolência jamais se afastará de ti” (Is 54, 10).

Endireitemos as veredas do Senhor. E preparemo-nos para irmos ao encontro desse amor que na noite do Natal do Senhor se revelará na figura de um Menino (cfr. Bem-aventurado João Paulo II, Meditações e orações).

Caríssimas, não joguem o Tempo do Advento fora... não chutem esse Tempo de graça... quem sabe esse será o nosso último Advento?

Advento não é Tempo para aumentar as vaidades e ofender a Deus; mas sim, é o Tempo em que a Igreja se prepara para celebrar o nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo. Essas quatro semanas não são semanas para vivermos distraídos e acomodados... mas são semanas que nos representam os quatro mil anos durante os quais o mundo esperou a vinda do Messias. A Santa Igreja quer que sejam para nós semanas de suspiros e de ânsia, segundo o exemplo dos patriarcas que suspiravam pela vinda do Salvador.

Cuidado! Não abandonem o Criador para seguirem as criaturas. O que as criaturas podem nos oferecer de bom? Nada! Somente traição e decepção: “Todo homem a um sopro se assemelha, o filho do homem é mentira e ilusão; se subissem todos eles na balança, pesariam até menos do que o vento” (Sl 61, 10).

Aproveito para convidá-las para o próximo Recreio Edificante Feminino que será no dia 18 de novembro (próximo final de semana), na nossa Cidade Missionária.

Rezem pelo Santo Padre Bento XVI, para que tenha paciência com tantas pessoas estúpidas, orgulhosas e rebeldes, que se julgam serem mais católicas do que ele.

Eu vos abençôo e vos guardo no Coração de Maria Santíssima: “Mãe de Deus, virgem e mãe, estrela e vaso de eleição!” (São Cirilo de Alexandria).

Com respeito,

Pe. Divino Antônio Lopes FP.