Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

Catequese

 

 

QUARTO MANDAMENTO DA LEI DE DEUS

(resumo)

(Irmã Teresa de Nossa Senhora das Dores)

 

1. Que nos ordena o quarto Mandamento: Honrar pai e mãe?

R= O quarto Mandamento: Honrar pai e mãe, ordena­ nos respeitar o pai e a mãe, obedecer-lhes em tudo o que não é pecado, e auxiliá-las em suas necessidades espirituais e temporais.

 

2. Que nos proíbe o quarto Mandamento?

R= O quarto Mandamento proíbe-nos ofender os nossos pais com palavras, obras, ou de qualquer outra maneira.

 

3. Debaixo do nome de pai e de mãe, que mais pessoas compreende este Mandamento?

R= Debaixo do nome de pai e de mãe, este Mandamento também compreende todos os legítimos superiores, tanto eclesiásticos como seculares, aos quais portanto devemos obedecer e respeitar.

 

4. De onde vem aos pais a autoridade de mandar nos filhos, e aos filhos a obrigação de lhes obedecer?

R= A autoridade que os pais têm de mandar nos filhos e a obrigação que têm os filhos de obedecer vêm-lhes de Deus, que constituiu e ordenou a família, a fim de que nela o homem encontre os primeiros meios necessários para o seu aperfeiçoamento material e espiritual.

 

5. Têm os pais deveres para com os filhos?

R= Os pais têm o dever de amar, cuidar e alimentar seus filhos, de prover a sua educação religiosa e civil, de dar­ lhes o bom exemplo, de afastá-los das ocasiões de pecado, de corrigi-los nas suas faltas e de auxiliá-los a abraçar o estado para o qual são chamados por Deus.

 

6. Deu-nos Deus o modelo da família perfeita?

R= Deus nos deu o modelo da família perfeita na Sagrada Família, na qual Jesus Cristo viveu sujeito a Maria Santíssima e a São José até aos trinta anos, isto é, até quando começou a desempenhar a missão que o Pai Eterno Lhe confiara, de pregar o Evangelho.

 

7. Poderiam as famílias, se vivessem isoladamente uma das outras, prover a todas as suas necessidades materiais e morais?

R= Se as famílias vivessem isoladamente umas das outras, não poderiam prover as suas necessidades, e é necessário que elas se unam em sociedade civil, a fim de se auxiliarem mutuamente, para o seu aperfeiçoamento e para sua felicidade comum.