Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

Palestra

 

 

A PUREZA

(Pe. Divino Antônio Lopes FP (C))

 

Caríssimos (as), feliz da pessoa que foge da lama do mundo e que conserva o coração puro para servir a Deus.

Quando é que o céu é mais belo? Quando o seu azul é mais puro e sombrias nuvens não o toldam.

Para beber, procuramos a água mais pura; para respirar, o ar mais sadio.

Se tencionamos sair de casa para assistir a uma festa, visitar um amigo, o que mais nos preocupa? O asseio, a limpeza no rosto, nas mãos, nas roupas, em tudo.

Ora, aos olhos de Deus não é menos valiosa a pureza. O que Ele mais aprecia numa alma é esta qualidade que a torna semelhante aos Anjos e, por conseguinte, faz dela um objeto das divinas complacências.

A alma a que não se pegou a mais leve nódoa de impureza, é o que há de mais belo na terra. Nela vive Deus como num templo. Nela descansa e se compraz no suavíssimo aroma que exala o fragrante lírio da pureza.

Agradam tanto a Deus as almas puras, que assim as louva e exala pela boca do Sábio: “Que bela é a geração dos castos em seu esplendor! É imortal a sua memória diante de Deus e diante dos homens” (Sb 4,1).

É a pureza do coração a moeda com que havemos de comprar a coroa da nossa eterna glória.

É a pureza do coração o distintivo dos predestinados.

É o céu um banquete que será concedido somente aos que partirem deste mundo com a alma adornada pela inocência e pureza de costumes.

Quem são os que hão de ver a Deus? Os puros. Disse Jesus no Evangelho: “Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus” (Mt 5,8).

Se quisermos viver com Deus já neste mundo, sejamos puros! Deus não mora nas almas maculadas pela culpa; e se mora, por esta não ser grave, não é com todo o brilho de sua graça, mas como o sol entre as nuvens.

Sem a pureza do coração não crescem as virtudes em nossa alma que, por falta dela, se converte num caminho estéril, onde só brotam espinhos.

A pureza do coração é luz. Assim como o vício escurece o espírito, assim a pureza o ilumina, mostrando-lhe o verdadeiro caminho do céu (cfr. Pe. Alexandrino Monteiro, Raios de luz).