Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

Terceira palestra

 

 

CATÓLICO LUZ

 

(Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

(resumo)

 

Católico luz, é aquele que CONSERVA a GRAÇA SANTIFICANTE na ALMA. “Por graça habitual ou santificante, entende-se: aquele dom sobrenatural que nos faz participar da vida divina, e que fica inerente à alma, à maneira de qualidade permanente... PERDE-SE por qualquer pecado mortal” (Ricardo Sada e Alfonso Monroy).

Católico luz, é aquele que FOGE das OCASIÕES do PECADO: “O combate, que sustentamos com os nossos inimigos, é às vezes tão forte que o único meio de sair vencedor é abandonar o campo e pôr-se em fuga” (Pe. Alexandrino Monteiro), e: “Confessou certa vez o demônio que, entre todos os sermões, o que mais detesta é aquele em que se exortam os fiéis a fugirem das más ocasiões. E com efeito, o demônio se ri de todas as promessas e propósitos que formule o pecador arrependido, se este não evitar tais ocasiões” (Santo Afonso Maria de Ligório).

Católico luz, é aquele que busca a SANTIDADE com afinco e insistência: “Porquanto, é esta a vontade de Deus: a vossa santificação” (1 Ts 4, 3).

Católico luz, é aquele que dá o BOM EXEMPLO em todos os ambientes: “Antes, como é santo aquele que vos chamou, tornai-vos também vós santos em todo o vosso comportamento” (1 Pd 1, 15).

Católico luz, é aquele que ORIENTA o próximo no BOM CAMINHO: “... e os que ensinam a muitos a justiça hão de ser como as estrelas, por toda a eternidade” (Dn 12, 3).

Católico luz, é aquele que se PREOCUPA com a SALVAÇÃO do próximo: “Salvar as almas, é entre as obras divinas, a mais divina” (São Dionísio Areopagita).

Católico luz, é aquele que diz a VERDADE sem temer as ameaças e as críticas: “A verdade não conhece meios termos e o amor sacrificado não admite descontos nem pode ser objeto de compromissos. Uma das condições de toda a ação apostólica é a fidelidade à doutrina, ainda que em alguns casos esta se mostre difícil de cumprir e chegue até a exigir um comportamento heroico ou, pelo menos, cheio de fortaleza” (Pe. Francisco Fernández Carvajal).

Católico luz, é aquele que se ESFORÇA para AMAR a DEUS de TODO o CORAÇÃO: “Alguns põem a perfeição na austeridade da vida, outros na oração, estes na frequência dos sacramentos, aqueles nas esmolas. Enganam-se. A perfeição consiste em amar a Deus de todo o coração” (São Francisco de Sales).

Católico luz, é aquele que IMITA o EXEMPLO da VIRGEM MARIA: A verdadeira devoção a Nossa Senhora “não consiste... em estéril e passageiro sentimento... mas procede da fé verdadeira, pela qual... somos impelidos ao filial amor para com nossa Mãe e à imitação de suas virtudes” (Lumen gentium 67). A imitação de Maria é justamente um dos principais aspectos da vida mariana.

Católico luz, é aquele que se aproxima com FREQUENCIA do SACRAMENTO da CONFISSÃO: “A confissão que é a purificação da alma, deve ser feita ao menos uma vez por semana. Não é possível manter a alma longe da confissão por mais de sete dias” (São Pio de Pietrelcina).

Católico luz, é aquele que COMUNGA com FREQUENCIA: “Tendo Jesus Cristo instituído o Sacramento da Eucaristia para o bem de nossas almas, deseja que nós o recebamos não só uma vez ou outra, mais com muita frequência” (São João Bosco).

Católico luz, é aquele que AMA e OBEDECE a SANTA IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA: “Amar a Igreja, eis, amados filhos, o dever da hora presente. Amá-la significa estimá-la e ser feliz em pertencer a ela. Significa ser-lhe resolutamente fiel. Significa obedecer-lhe, servi-la, ajudá-la com alegria até o sacrifício, na sua missão difícil” (Bem-aventurado Paulo VI).

Católico luz, é aquele que ABANDONA a VIDA FÁCIL para SEGUIR a JESUS CRISTO através da RENÚNCIA: “Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me” (Mt 16, 24).

Católico luz, é aquele que e se ESFORÇA para COLOCAR em PRÁTICA a SAGRADA ESCRITURA: “Tornai-vos praticantes da Palavra e não simples ouvintes, enganando-vos a vós mesmos!” (Tg 1, 22).

Católico luz, é aquele que SOFRE com PACIÊNCIA e PERSEVERANÇA as DIFICULDADES da VIDA: “... não existe coisa mais agradável a Deus do que sofrer com paciência e paz todas as cruzes por ele enviadas” (Santo Afonso Maria de Ligório).

Católico luz, é aquele que PÕE a sua FAMÍLIA SOB a PROTEÇÃO de DEUS: “A família cristã também está inserida na Igreja, povo sacerdotal: mediante o sacramento do matrimônio, no qual está radicada e do qual se alimenta, é continuamente vivificada pelo Senhor Jesus, e por Ele chamada e empenhada no diálogo com Deus mediante a vida sacramental, o oferecimento da própria existência e a oração” (São João Paulo II).

Católico luz, é aquele que LUTA não só contra o PECADO MORTAL, mas também contra o PECADO VENIAL: “A alma deve evitar todos os pecados veniais, especialmente os que abrem caminho ao pecado grave” (Santo Antônio Maria Claret).

Católico luz, é aquele que NÃO tem PREGUIÇA de TRABALHAR para a GLÓRIA de DEUS e pela SALVAÇÃO das ALMAS: “Hoje Deus te chama a fazer o bem; faze-o hoje mesmo porque amanhã talvez já não terás tempo ou Deus não te chamará” (Santo Afonso Maria de Ligório).

Católico luz, é aquele que NÃO SENTE VERGONHA em SERVIR a DEUS: “Aquele, porém, que me renegar diante dos homens, também o renegarei diante de meu Pai que está nos Céus” (Mt 10, 33).

Católico luz, é aquele que se VESTE com PUDOR e DECÊNCIA: “São Paulo quer que as mulheres cristãs (o que há de entender-se também dos homens) se vistam segundo as regras da decência, deixando de todo excesso e imodéstia em seus ornatos” (São Francisco de Sales).

Católico luz, é aquele que EVITA o ADULTÉRIO, FORNICAÇÃO, BESTIALIDADE, HOMOSSEXUALIDADE, MASTURBAÇÃO e o ONANISMO:  “Não vos iludais! Nem os impudicos... nem os adúlteros... nem os efeminados, nem os sodomitas... herdarão o Reino de Deus” (1 Cor 6, 9-10).

Católico luz, é aquele que APROVEITA BEM o TEMPO: “Se na hora da conta te há de pesar de não teres empregado este tempo no serviço de Deus, porque o não ordenas e empregas agora como o quererias ter feito quando estiveres a morrer?” (São João da Cruz).

Católico luz, é aquele que AMA e RESPEITA o SANTO PADRE, o PAPA: “Ainda que ele (o Papa) fosse um demônio encarnado, jamais devo levantar a cabeça contra ele” (Santa Catarina de Sena).

Católico luz, é aquele que REZA FERVOROSAMENTE todos os dias: “Quem reza se salva, quem não reza se condena” (Santo Afonso Maria de Ligório).

Católico luz, é aquele que faz todos os dias uma BOA LEITURA: “Tem sempre contigo um bom livro de devoção” (São Francisco de Sales).

 

 

Palestras

1ª Palestra

2ª Palestra

3ª Palestra

 

 

 

Ver outros retiros