Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

PALESTRA EM PORTUGUÊS

 

 

 

BREVIDADE DA VIDA

 

Devemos pensar com frequência na BREVIDADE da VIDA. No livro de Jó 14, 1-5, fala que o homem nasce, vive um determinado tempo e depois morre: “O homem, nascido de mulher, tem a vida curta e cheia de tormentos. Breves são os dias dos homens. Vós, Senhor, já determinastes o número dos seus meses. Já marcastes os limites da sua vida para além dos quais não poderá passar”.

Cada segundo que passa, cada minuto, cada hora, cada dia que passa, a nossa vida fica mais curta, como está no Salmo 38, 6: “Vê: um palmo são os dias que me deste, minha duração é um nada frente a ti; todo homem que se levanta é apenas um sopro”, e o Salmo 102, 15-16 diz também: “O homem! … seus dias são como a relva: ele floresce como a flor do campo; roça-lhe um vento e já desaparece, e ninguém mais reconhece seu lugar”.

A vida é breve e o tempo passa como um relâmpago. O que estamos fazendo com esse tempo tão precioso? Como o estamos usando; para a nossa salvação ou condenação?

Sabemos que a vida é breve, ela passa e não volta mais! Passa a INFÂNCIA, passa a ADOLESCÊNCIA, passa a JUVENTUDE, passa a IDADE ADULTA...  O que estamos fazendo da nossa vida? Vida aqui na terra só existe uma!

Hoje, infelizmente, milhões de pessoas vivem como se Deus não existisse, como se não possuíssem uma alma imortal e como se não fossem morrer um dia; matam o tempo, vivem como pagãos e jogam o tempo fora como se joga um lixo.

Deus, na hora do juízo, pedirá conta de cada segundo, minuto e hora que jogamos fora, como escreve Santo Afonso Maria de Ligório“No dia do juízo, Jesus Cristo nos pedirá conta de toda palavra ociosa. Todo o tempo que não é empregado para Deus, é tempo perdido”.

A vida é BREVE, CURTA... por isso, ocupemos o tempo para entesourar tesouros no céu, como ordena Jesus Cristo: “... ajuntai para vós tesouros nos céus, onde nem a traça, nem o caruncho corroem e onde os ladrões não arrombam nem roubam” (Mt  6, 20).

Deus não nos colocou nesse mundo para ofendê-lo, para desprezá-lo, para seguir as coisas passageiras e vazias desse mundo; mas sim, para viver santamente cada minuto e conquistar o céu... devemos ser santos em todos os ambientes e em todas as ações... somente assim estamos ocupando bem o tempo: “Antes, como é santo aquele que vos chamou, tornai-vos também vós santos em todo o vosso comportamento” (1 Pd 1, 15).

Feliz da pessoa que pergunta com frequência, que pergunta todos os dias com o máximo de sinceridade: O QUE ESTOU FAZENDO DA MINHA VIDA? ESTOU VIVENDO PARA AGRADAR A DEUS OU AO DEMÔNIO? DEUS ESTÁ FELIZ COM O MEU COMPORTAMENTO? SE MORRESSE HOJE, ME SALVARIA OU ME CONDENARIA? ESTOU TRANQUILO PARA COMPARECER DIANTE DO TRIBUNAL DE DEUS?

Mesmo se vivêssemos 200... 300 ou 400 anos aqui na terra; é nada comparando com a eternidade.

Tudo passa... Tudo acaba... Lembremo-nos de que esse minuto que passou enquanto eu falava jamais voltará... façamos o bem enquanto é tempo.

Milhões de pessoas andam preocupadas somente com os bens da terra e se esquecem de lutar para conquistar o céu. É preciso lembrá-las de que tudo passa... tudo acaba... tudo morre. Quem não trabalhou para salvar a sua alma, é, de todos os loucos, o mais louco.

Devemos fazer o bem enquanto estamos vivos... porque no túmulo não poderemos mais realizar boas obras.

Quem sabe o ano de 2016 será o nosso último ano aqui nesse mundo! A nossa vida está nas mãos de Deus. Feliz de quem viver bem o momento presente.

Quem jogar a vida fora chorará amargamente na hora da morte vendo as MÃOS VAZIAS.

O que dirá para Deus na hora da morte quem teve tudo para se salvar, mas preferiu seguir o mundo, o Demônio e a carne?

O QUE DIRÁ PARA DEUS QUEM JOGOU A VIDA FORA... O TEMPO FORA... QUEM PASSOU A VIDA COMO SE DEUS NÃO EXISTISSE?

A vida é breve! Deus pedirá conta de cada minuto jogado fora. O tempo que temos para fazer o bem e conquistar o céu é agora.

 

 

 

 

contáctenos