FICAI ACORDADOS

(Lc 21, 25-28. 34-36)

 

25 Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas; e na terra, as nações estarão em angústia, inquietas pelo bramido do mar e das ondas; 26 os homens desfalecerão de medo, na expectativa do que ameaçará o mundo habitado, pois os poderes dos céus serão abalados. 27 E então verão o Filho do Homem vindo numa nuvem com poder e grande glória. 28 Quando começarem a acontecer essas coisas, erguei-vos e levantai a cabeça, pois está próxima a vossa libertação. 34 Cuidado para que vossos corações não fiquem pesados pela devassidão, pela embriaguez, pelas preocupações da vida, e não se abata repentinamente sobre vós aquele Dia, 35 como um laço; pois ele sobrevirá a todos os habitantes da face de toda a terra. 36 Ficai acordados, portanto, orando em todo momento, para terdes a força de escapar de tudo o que deve acontecer e de ficar de pé diante do Filho do Homem”.

 

Em Lc 21, 25-28 diz: “Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas; e na terra, as nações estarão em angústia, inquietas pelo bramido do mar e das ondas; os homens desfalecerão de medo, na expectativa do que ameaçará o mundo habitado, pois os poderes dos céus serão abalados. E então verão o Filho do Homem vindo numa nuvem com poder e grande glória. Quando começarem a acontecer essas coisas, erguei-vos e levantai a cabeça, pois está próxima a vossa libertação”.

 

O sol, a lua, as estrelas darão tristes sinais, e a consternação passará sobre os povos; o mar rugirá e os homens morrerão de medo na expectativa do que sucederá. E virá das nuvens, em poder e em glória, o Filho do homem.

Quando sucederem estas coisas, vós – que sois bons – levantai a fronte, pois está próxima a vossa redenção.

Jesus Cristo dirige-nos estas palavras justamente no 1º Domingo do Advento. Preparemo-nos para o Santo Natal, que é a recordação da primeira vinda de Jesus Cristo ao mundo; preparemo-nos bem e achar-nos-emos contentes na segunda vinda de Jesus ao mundo para o Juízo Universal: “No dia do Juízo Final, duas coisas causarão o maior pavor: o aparecimento da Cruz e o d’Aquele que nela foi crucificado. Se nesta vida nós nos fizéssemos amigos da Cruz e do Crucificado,  fugiríamos à ira futura e acharíamos misericórdia naquele momento supremo” (Pe. João Colombo).

 

Edições Theologica comenta esse trecho de São Lucas.

O Senhor, aplicando a Si mesmo a profecia de Daniel (7, 13-14), fala da Sua vinda gloriosa no fim dos tempos. Os homens contemplarão o poder e a glória do Filho do homem, que vem para julgar os vivos e os mortos. Este juízo compete a Cristo também enquanto homem. A Sagrada Escritura descreve a solenidade deste juízo. Nele confirma-se a sentença dada já a cada um no juízo particular, e brilharão com total resplendor a justiça e a misericórdia que Deus teve com os homens ao longo da história: “Era razoável que não só se estabelecessem prêmios para os bons e castigos para os maus na vida futura, mas que também se decretasse num juízo geral e público, a fim de que se tornasse para todos mais notório e grandioso, e para que todos tributassem a Deus louvores pela Sua justiça e providência” (Catecismo Romano, I, 8,4).

É, pois, esta vinda do Senhor dia terrível para os maus e dia de gozo para aqueles que Lhe foram fiéis. Os discípulos hão de levantar a cabeça com gozo, porque se aproxima a sua redenção. Para eles é o dia do prêmio. A vitória obtida por Cristo na Cruz – vitória sobre o pecado, sobre o demônio e sobre a morte – manifesta-se aqui em todas as suas consequências. Por isso o apóstolo São Paulo recomenda-nos que vivamos “aguardando a bem-aventurança esperada e a vinda gloriosa do grande Deus e Salvador nosso Jesus Cristo” (Tt 2, 13).

Paulo VI escreve: “Subiu ao Céu (O Senhor), donde há de vir de novo, então com glória, para julgar os vivos e os mortos, cada um segundo os próprios méritos: os que tenham respondido ao amor e à piedade de Deus irão para a vida eterna, mas os que os tenham rejeitado até ao fim serão destinados ao fogo que nunca cessará” (Credo do Povo de Deus, n.° 12).

 

O Pe. Gabriel de Santa Maria Madalena comenta esse trecho de São Lucas.

Um dos pontos centrais do advento é o grande fato: nasceu o Salvador, da Virgem Maria. Preocupa-se a Igreja com que não se limite o povo cristão a fazer do Natal de Jesus apenas comemoração tradicional; quer, ao contrário, que se prepare o povo a reviver em profundidade o inefável mistério do Verbo de Deus feito homem “para nossa salvação” (Credo). E porque esta só será completa, ou seja, atingirá toda a humanidade apenas no fim dos tempos, quando “se verá o Filho do homem... vir com grande poder e esplendor” (Lc 21, 27), são os fiéis solicitados a viver em contínuo advento. A recordação do Natal do Senhor deve ser vivida “na expectativa de que se cumpra a feliz espera e venha o nosso Salvador Jesus Cristo” (Missal romano). O Senhor veio, vem e virá; cumpre agradecer, acolher e esperar. Se a vida do cristão sair desta órbita, falirá.

Ao iniciar o advento com a leitura do Evangelho que fala do fim do mundo e da última vinda do Senhor, não pretende a Igreja assustar seus filhos, mas adverti-los de que o tempo passa, a vida terrena é provisória, a meta das esperanças e dos desejos não pode ser a cidade terrestre, mas a celeste. Se o mundo atual está perturbado pelas guerras, desordens, dispersão de ideias, depravação, costumes... tudo isto deve ser o aviso: repudiando a Deus, perece o homem. Somente por Deus poderá ser salvo. E então: “Reanimai-vos e levantai as cabeças, porque se aproxima a vossa libertação” (Lc 21, 28).

 

Em Lc 21, 34-36 diz: “Cuidado para que vossos corações não fiquem pesados pela devassidão, pela embriaguez, pelas preocupações da vida, e não se abata repentinamente sobre vós aquele Dia, como um laço; pois ele sobrevirá a todos os habitantes da face de toda a terra. Ficai acordados, portanto, orando em todo momento, para terdes a força de escapar de tudo o que deve acontecer e de ficar de pé diante do Filho do Homem”.

 

Edições Theologica comenta esse trecho.

No fim do Seu discurso, o Senhor exorta à vigilância como atitude necessária para todos os cristãos. Devemos estar vigilantes porque não sabemos nem o dia nem a hora em que o Senhor virá pedir-nos contas. Por isso, importa viver em todos os momentos pendentes da vontade divina, fazendo em cada instante o que temos de fazer. Há que viver de tal modo que, venha quando vier a morte, sempre nos encontre preparados. Para aqueles que vivem assim, a morte repentina nunca é uma surpresa. A estes diz São Paulo: “Vós, irmãos, não viveis em trevas para que aquele dia vos arrebate como um ladrão” (1Ts 5, 4). Vivamos, pois, em contínua vigilância. Consiste a vigilância na luta constante para não nos apegarmos às coisas deste mundo (a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida; cfr 1 Jo 2, 16), e na prática assídua da oração que nos faz estar unidos a Deus. Se vivermos deste modo, aquele dia será para nós um dia de gozo e não de terror, porque a nossa vigilância terá como resultado, com a ajuda de Deus, que as nossas almas estejam prontas, em graça, para receber o Senhor. Assim o nosso encontro com Cristo não será um juízo condenatório, mas um abraço definitivo com que Jesus nos introduzirá na casa do Pai: “Não brilha na tua alma o desejo de que teu Pai-Deus fique contente quando te tiver de julgar?” (São Josemaría Escrivá, Caminho, n° 746).

 

Esse trecho de São Lucas é comentado pelo Pe. Gabriel de Santa Maria Madalena.

Pretende a Igreja suscitar nos corações o desejo e a necessidade da salvação, o anelo para com o Salvador. Em vez de deixar-nos submergir e abater pelas vicissitudes terrenas, cumpre dominá-las e vivê-las em vista da vinda do Senhor: “Velai sobre vós mesmos, que os vossos corações não se tornem pesados com devassidões, embriaguez e solicitudes da vida, para que aquele dia não vos apanhe de improviso” (Lc 21, 34). Cumpre, portanto, “vigiar continuamente na oração” (Lc 21, 36) e valer-se do tempo para progredir no amor de Deus e do próximo. Eis o desejo e a exortação de São Paulo: “Irmãos, o Senhor vos faça crescer e avantajar na caridade mútua e para com todos... que Ele torne firmes e irrepreensíveis os vossos corações na santidade... para a vinda de Nosso Senhor Jesus” (1 Ts 3, 12-13). Aquela justiça e aquela santidade que o Salvador veio trazer à terra devem germinar e crescer no coração do cristão e, dali, estender-se pelo mundo.

 

O Pe. Paulo Ségneri comenta Lc 21, 36.

“Ficai acordados, portanto, orando em todo momento, para terdes a força de escapar de tudo o que deve acontecer e de ficar de pé diante do Filho do Homem”.

Com estas palavras o Senhor quer dar-te a entender que a obra da tua salvação eterna não terá que depender nem totalmente de ti e nem totalmente d’Ele. Não totalmente de ti, e por isso diz: “reza”; não totalmente d’Ele, e por isso diz: “sê vigilante”. Deves, portanto, realizar por tua parte tudo quanto te é possível: reflexivo, prudente, forte contra as tentações e constantemente vigilante sobre ti mesmo. E depois, como se com tudo isto nada tivesses feito, deves rezar, recorrer a Deus, suplicando-Lhe com toda humildade que te proteja com sua santíssima graça. Esta é a verdadeira regra para salvar-te.

Ora, isso não é suficiente fazê-lo de quando em quando, ou apenas começar a fazê-lo: é preciso fazê-lo em todo momento: sempre. Há quem julgue que basta vigiar e rezar apenas quando as tentações se tornam presentes. Não é assim. Olha só como agem os cães fiéis: vigiam sobre o próprio rebanho mesmo quando não há perigo de lobos e de ladrões. Por quê? Para que não apareçam. O mesmo deves fazer relativamente à tua alma: vigiar e rezar mesmo quando não sofres tentações, para que não apareçam: “Vigiai e orai para que não entreis em tentação” (Mt 26, 41).

Quando não te encontras vigilante sobre ti mesmo, quando abandonas a oração, quando começas a não preocupar-te com a tentação e deixas de invocar a Deus durante o dia, já te encontras sob o influxo da tentação que provém de ti mesmo; já, assim, jogas fora a arma, tornando-te incapaz de defender-te.

Quais serão os frutos desta solicitude? “Evitar todos esses males que devem suceder” e “aparecer com confiança diante do Filho do homem”; desse modo será possível livrar-se de um péssimo destino e ir ao encontro de um destino feliz. Somente com relação aos justos diz-se que se encontrarão fortes e seguros diante do grande tribunal: “De pé, porém, estará o justo, em segurança” (Sb 5, 1), graças ao testemunho de sua boa consciência. A respeito dos ímpios diz-se que cairão, sem a mínima esperança de poder levantar-se: “Os ímpios não se sustentarão no dia do juízo” (Sl 1, 5).

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Anápolis, 25 de novembro de 2009

 

 

 
Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.
Depois de autorizado, é preciso citar:
Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Ficai acordados”
www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/advento/comentario_advento_009.asp
 

Escritos

Comentários sobre o advento