SÉTIMA DOR DE NOSSA SENHORA

(Jo 19, 40-42)

 

40 Eles tomaram então o corpo de Jesus e o envolveram em panos de linho com os aromas, como os judeus costumam sepultar. 41 Havia um jardim, no lugar onde ele fora crucificado e, no jardim, um sepulcro novo, no qual ninguém fora ainda colocado. 42 Ali, então, por causa da Preparação dos judeus e porque o sepulcro estava perto, eles depositaram Jesus”.

 

 

 

Enquanto a maior parte dos discípulos estavam amedrontados, apavorados e ocultavam-se; alguns mais animados, tinham subido o monte Calvário e ajudado ou assistido ao descimento da cruz.

Contemplavam a Jesus todo chagado sobre os joelhos de sua angustiada Mãe, e estavam agitados. Só no coração da Santíssima Virgem reinava a tranqüilidade e o sossego, afeito de sua perfeita resignação; só Nossa Senhora suportava com heróica constância a dor que lhe despedaçava a alma, mas não podia despregar os olhos do seu Amado Filho; contemplava a Nosso Senhor, adorando seus decretos e apertava Jesus entre seus braços.

Santo Afonso Maria de Ligório escreve: “Uma mãe, que se acha presente aos sofrimentos e à morte do filho, sente e sofre incontestavelmente todas as suas dores. Mas depois, quando o vê morto e prestes a ser sepultado, oh! Então, o pensamento de deixá-lo, para nunca mais tornar a vê-lo, causa-lhe uma dor que excede todas as outras dores. Eis a sétima e última espada de dor. A Mãe Santíssima vira o Filho morrer na cruz, recebera-O depois de morto, e agora vê-se obrigada a deixá-Lo finalmente no sepulcro, para não mais gozar de sua amável presença. Compreenderemos melhor esta última dor da Senhora, se subirmos ao Calvário e aí contemplarmos a desolada Mãe, ainda abraçada com o Filho morto. Então bem podia repetir com Jó: Meu Filho, mudastes-vos em cruel comigo (Jó 30, 21). Todas as vossas belas prendas, vossa beleza, vossa graça, vossas virtudes, vossas amáveis maneiras: todos os vossos testemunhos de especial amor, todos os singulares favores que me dispensastes, tudo, em outras tantas penas, se me tem mudado. Quanto mais vossos benefícios em vosso amor me inflamaram, tanto mais agravam agora a perda vossa. Ah! Filho dileto, tudo perdi, vos perdendo! Ó verdadeiro Filho de Deus, — assim a faz queixar-se Bernardino de Busti com Pseudo-Bernardo — Vós me éreis pai, filho e esposo e vida; agora estou sem pai, sem esposo, sem filho; perdi tudo, numa palavra”.

Conhecendo então, os discípulos, quanto esta vista dilacerava o coração de Maria Santíssima, trataram de dar-Lhe sepultura. Por isso, com uma doce violência, O tiram dos seus braços, e, sem querer, acrescenta esta nova dor a todas as precedentes, a separação de Jesus Cristo, a soledade, o abandono completo do seu amor: eis qual é o objeto da sétima dor de Nossa Senhora.

José e Nicodemos se dispõem para levar o cadáver sacrossanto. Mas não será Maria que lhe prestará este ofício? Ela que o carregou na infância, como na fuga para o Egito? Não é Ela essa mulher forte com a qual ninguém se pode comparar? É verdade! Maria Santíssima é essa mulher forte, mas a fortaleza que Deus lhe comunica é para padecer; além disso, carregar o Sagrado Cadáver de Jesus seria alívio, como a Mãe de Militão que o carregou com tanto gosto para ajuntá-lo aos 40 mártires ; mas este gosto, este alívio não devia ser concedido à Rainha dos Mártires ; por isso, José e Nicodemos levam a Jesus, e à Virgem Maria só é dado segui-los abismada na mais profunda contemplação ; João e Maria Madalena levam os instrumentos e os aromas, seguidos das outras piedosas mulheres; e a esta comitiva se une o Centurião com a sua profunda dor... O silêncio mais profundo acompanha este Santo enterro: e na verdade, que dizer? Como falar? Que palavras poderiam exprimir o sentimento de dor nesta ocasião? Costuma-se dizer que a boca fala da abundância do coração, mas há circunstâncias em que o coração está demasiadamente cheio, prestes a ser sufocado, então nada pode dizer. Neste estado se achava particularmente Maria Santíssima, uma densa nuvem cobria seu coração; todos os sacrifícios exigidos tinham-se realizado, faltava um só, e este último ia se executar: faltava privar-se dos restos mortais, faltava encerrar-se Jesus em um rochedo, faltava entregá-Lo à guarda de soldados pagãos.

Santo Afonso Maria de Ligório escreve: Deste modo expandia a Mãe a sua dor, abraçada ao Filho sem vida. Mas os santos discípulos receavam lhes expirasse de dor a pobre Mãe, e por isso se apressam em tirar-lhe do regaço o Filho sem vida. Fazendo-lhe, pois, respeitosa violência, tiram-no dos braços, o embalsamam com aromas, envolvem-no numa mortalha, preparada de propósito para ele. Nela quis o Senhor deixar impressa sua imagem, como hoje ainda se vê em Turim. Levam o Sagrado Corpo à sepultura. Forma-se o cortejo fúnebre e os discípulos acompanham-no, juntamente com as santas mulheres. Entre as últimas, caminha a Mãe dolorosa, levando também ela o Filho à sepultura. Ter-se-ia a Senhora de boa mente sepultado viva com o Filho, como reza uma sua revelação a Santa Brígida. Mas, esta não sendo a divina vontade, acompanhou resignada o sacrossanto corpo de Jesus ao sepulcro, no qual, como refere Barônio, depositaram também os cravos e a coroa de espinhos. No momento de fechá-lo com a pedra, voltaram-se os discípulos para Maria com as palavras: Eia, Senhora, vai ser fechado o túmulo. Ânimo! Contemplai vosso Filho pela última vez e dai-lhe um derradeiro adeus! Assim, pois, ó dileto Filho,  teria então dito talvez a Senhora,  assim, pois, não mais te tornarei a ver? Recebe com meu último olhar o último adeus de tua aflita Mãe; recebe meu coração, que deixo contigo no sepulcro! Era-lhe ardente o desejo de sepultar também sua alma com o Filho, observa Vulgato Fulgêncio. A pobre Virgem assim falou a Santa Brígida: Na sepultura de meu Filho estavam sepultados dois corações. Finalmente, os discípulos tomaram a pedra e fecharam no túmulo o corpo de Jesus, aquele tesouro que não tem igual nem no céu nem na terra. Intercalemos aqui uma digressão. Maria deixa seu coração sepultado com Jesus, porque lhe é Jesus o único tesouro. ‘Porque onde está o vosso tesouro, aí está também o vosso coração’ (Lc 12, 34). E nós, onde sepultaremos o nosso? Nas criaturas, talvez? No desprezível pó? Por que não em Jesus? Ainda que haja subido ao céu, quis, entretanto, permanecer no meio de nós no Sacramento, justamente para possuir e guardar nossos corações. Voltemos, porém, a Maria. Antes de se afastar do sepulcro, bendisse àquela pedra sagrada, como refere Boaventura Baduário: ‘Ó pedra feliz, que agora encerras Aquele que tive nove meses no seio, eu te bendigo e invejo. Deixo-te guardando este meu Filho que é todo o meu bem, todo o meu amor’. E dirigindo-se ao Pai Eterno, rezou: Meu Pai, a vós encomendo este Filho, que é vosso e meu”.

Chegam, entretanto, ao sepulcro que José para si tinha preparado e feito abrir na rocha. Nossa Senhora se dispõe a amortalhar ela mesma o sagrado corpo de Jesus Cristo; compõe pela última vez esses membros preciosos, estende o Sudário, coloca suavemente o seu Jesus com os instrumentos de seu martírio, e adora pela última vez a seu Filho no sepulcro. Ninguém profere palavra, quase ninguém respira! Todos olham atentamente, todos se admiram como Maria Santíssima a tudo atende e tudo dispõe perfeitamente! Trata-se finalmente de fechar o sepulcro. A Virgem Maria levanta ainda o lençol para se certificar se tudo estava em boa ordem, e para dar o último olhar, a última despedida a Jesus; mas já não encontra esse olhar tão suave de Jesus Cristo, com o qual tinha convertido a Pedro. Seus olhos estão fechados! Essa boca da qual saíra tanta sabedoria, tantas palavras de perdão, já não se abre! Essa voz que imperava aos ventos, às tempestades, e metia em movimento todos os elementos, está extinta; já não se faz ouvir! Ó Maria, deixai cair o lençol, deixai que se feche o sepulcro, deixai que façam rolar uma grande pedra por segurança; bem sei que esta pedra mais pesará sobro vosso coração, do que sobre o túmulo de Jesus: mas assim convém que se cumpra.... Sim, talvez, que entre as dores de Maria, nenhuma houvesse que fosse tão sensível, nenhuma que tanto oprimisse seu coração. Diga-o quem perdeu um filho, um pai, uma mãe querida; que será de Maria Santíssima neste instante em que tem de se apartar do seu Jesus? Todos que se achavam presentes romperam em amargo pranto, particularmente pelo desamparo em que ficava Maria.

Concluídas estavam as exéquias: volta toda essa piedosa companhia para Jerusalém, passando de novo perto da cruz que se acha ainda arvorada: apenas avista Nossa Senhora a cruz, para ela se dirige a toda pressa, e caindo de joelhos, adora este santo lenho tinto com o sangue do seu divino Filho; beija devotamente o instrumento da Redenção do mundo nos lugares mais ensangüentados, e ali fica imóvel no mais profundo silêncio. Ah! Se admirável foi, ó Maria, o vosso Magnificat, mais admirável ainda é hoje vosso silêncio! Mas, consolai-vos, Maria, porque este santo lenho já não é mais suplício infame, senão tesouro imenso de amor, altar de misericórdia, monumento eterno da infinita bondade de Deus; consolai-vos, Maria, porque vão se cumprir as profecias que anunciaram que atrairia tudo a si, e não tardará ser conhecida de uma a outra extremidade da terra, e repartida em mil pedacinhos, será a relíquia mais preciosa que se venerará em todas as partes do mundo.

O Pe. Beissel escreve: “Os homens tomam o santo cadáver de Jesus, sacrário verdadeiro da segunda pessoa da Santíssima Trindade e o leva até o lugar, onde lhe prepararam a sepultura. Chorando, Maria os segue, como a viúva de Naim acompanhava o féretro do filho. Depositam o sagrado corpo na gruta estreita, obscura e fria, e fecham esta com uma grande pedra. José e Nicodemos despendem-se de Maria, que entre lágrimas e soluços lhes agradece, e voltam para a cidade. Já é tarde, Maria, porém, e com ela João e Madalena, permanecem ainda junto ao túmulo, cheios de tristeza e de dor. É a dor, que não acha palavra para se exprimir. O Sol já tinha desaparecido atrás das montanhas, quando João, cortando o silêncio, lembra voltarem ao lar. Passando pela cruz, que ainda estendia os braços, Maria de deteve e, ajoelhada disse: ‘Aqui meu diletíssimo Filho sacrificou tudo; esta terra bebeu-lhe o sangue ‘(São Boaventura)”.

Entretanto a noite ia se adiantado, era necessário descer do Calvário e entrar na Cidade. Desce Maria Santíssima a passos lentos o Monte Santo, porque a cada passo vai encontrando e recordando circunstâncias que renovam as feridas do seu coração: aqui caiu Jesus, ali foi insultado! Aqui a Verônica lhe enxugou o rosto, ali foi empurrado com pontapés! Aqui dirigiu doces palavras às filhas de Jerusalém, ali o Cireneu foi constrangido a carregar parte do peso da cruz! Ali finalmente se acha o lugar onde Ela mesma O encontrou! Passando em seguida perto do Pretório, parecia-lhe ouvir ainda, os golpes que lhe descarregaram; reconhece a varanda da qual foi mostrado ao povo; avista o lugar onde Pilatos lavou as mãos e onde lavrou a fatal sentença de morte....

Ah! Não admira que rebentassem dos seus olhos duas fontes de lágrimas, e se achasse como esmagada do cansaço que a oprimia desde o dia antecedente, pela falta de alimento desde mais de vinte quatro horas, e por ter estado em pé, nada menos do que três horas consecutivas; não admira que estivesse na realidade exausta de forças, e na maior necessidade de algum descanso! Mas que descanso podia tomar Maria Santíssimo? Entra, é verdade, no Cenáculo, mas que noite passará ela, nestas circunstâncias?

Apresenta-se à sua mente toda a santidade da vida de Jesus; todas as crueldades que os algozes usaram com Ele, e o desamparo em que agora se acha: já não são mais os algozes que a penalizam, mas o mesmo Deus, já não tem presente o objeto do seu amor, pois se acha sepultado; já não encontra mais quem lhe dê algum alívio, alguma consolação; bem nos advertiu de antemão Jeremias, que nessa noite fatal havia de chorar amargamente: “Passa a noite chorando” (Lm 1, 2), e como poderia esquecer o acontecido? Tinha Ela ainda as mãos tintas do sangue de Jesus, as vestes salpicadas do seu martírio, até na face, nos lábios, havia sinais do seu amor.

Alguns contemplativos nos dizem que Maria, ora se dirigia a João e lhe perguntava: Onde está meu Jesus, meu Filho, meu Deus? Ora à Madalena: Onde está meu amado, onde está o objeto do meu coração? Ninguém, porém, respondia, todos choravam; cada um lastimava a sorte de Maria, cada um se enternecia da sua dor, mas como os amigos de Jó, ninguém se atrevia a proferir palavra; não havia quem lhe desse a menor consolação: “Não há quem a console” (Lm 1, 2).

De nós é que ela espera alguma consolação, algum alívio... Como, porém, poderemos nós consolar a Virgem Maria? Consolam a Maria primeiramente os que se compadecem do seu Filho, meditam a Sagrada Paixão, e agradecem a Maria a parte que tomou em nossa Redenção.

Narra Santo Afonso Maria de Ligório: “Um Religioso devoto das dores de Maria, na hora da morte, apertado de escrúpulos, estava quase para desesperar da salvação, quando lhe apareceu Maria e o veio consolar, dizendo-lhe: Por que temes e receias morrer? Tu me consolaste em vida, eu venho te consolar na morte e breve estarás no Paraíso”.  Em segundo lugar, consolam a Nossa Senhora, os que detestam as culpas sinceramente, os que arrancam os maus hábitos mortificando suas paixões. Eis porque devemos repetir freqüentemente fac me tecum pie flere (Hinos da Igreja), fazei que eu chore convosco; com esta diferença, dizia um Santo, que vós chorais de amor por Jesus, eu de dor e arrependimento de minhas culpas. Em terceiro lugar, consolam a Maria, os que sofrem com resignação e fogem das reuniões e divertimentos mundanos: a estes promete Maria graças nesta vida, assistência na morte e grande recompensa na eternidade.

 

“Ó minha Mãe dolorosa, não vos quero deixar chorando sozinha. Quero acompanhar-vos com minhas lágrimas. Esta graça hoje vos peço: obtende-me uma contínua memória com uma terna devoção à Paixão de Jesus e à vossa, para que os dias que me restam de vida não sirvam senão para chorar vossas dores, ó minha Mãe, e as de meu Redentor. Essas vossas dores, espero eu, na hora de minha morte, me hão de dar coragem, força e confiança para não desesperar à vista do muito que ofendi ao meu Senhor. E elas me hão de impetrar o perdão, a perseverança e o paraíso, onde espero depois alegrar-me convosco e cantar as misericórdias infinitas de meu Deus, por toda a eternidade. Assim o espero, assim seja. Amém” (Santo Afonso Maria de Ligório).

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Anápolis, 14 de fevereiro de 2008

 

 

Bibliografia

 

Bíblia Sagrada

Santo Afonso Maria de Ligório, Glórias de Maria

Pe. João Batista Lehmann, Euntes... Praedicate!

Sacerdote da Congregação da Missão, Sagrada Paixão de Nosso   Senhor Jesus Cristo e Dores de Maria Santíssima

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Sétima dor de Nossa Senhora”.

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/dores_ns/comentario_dores_ns_008.htm