MARIA, SUA MÃE…

(Mt 2, 11)

 

“Maria, sua mãe…”

 

 

MENSAGENS PARA A VIDA

 

1.ª mensagem: Predestinada desde toda a eternidade.

 

Maria, esta Mulher, mencionada em diversas passagens da Sagrada Escritura, foi predestinada desde toda a eternidade: “Deus ponderou todas as circunstâncias que rodearam o seu nascimento: o edito de César Augusto, o recenseamento, a pobreza de Belém… Mas, sobretudo, previu a Mãe que o traria ao mundo” (Pe. Francisco Fernández Carvajal).

 

2.ª mensagem: Querida e amada por Deus desde toda a eternidade.

 

Querida e amada por Deus desde toda a eternidade como Mãe de seu Unigênito, ocupa Maria o primeiro lugar entre os que o Pai “escolheu em Cristo, antes da criação do mundo, para serem santos e imaculados diante dele” (Ef 1, 4). Em primeiro lugar, pela singular plenitude da graça e santidade com que Deus a adornou desde sua Imaculada Conceição. Em segundo lugar, porque previsto pelo Altíssimo juntamente com a Encarnação do Verbo, antes de qualquer outra criatura.

 

3.ª mensagem: Alma de Maria, a mais bela criada por Deus.

 

Depois da Encarnação do Verbo foi esta a obra mais formosa e mais digna de si, feita pelo Onipotente neste mundo. Uma maravilha excedida somente pelo próprio Criador.

 

4.ª mensagem: Santidade perfeita.

 

A Santíssima Virgem foi escolhida para ser Mãe de Deus, e, para tanto, o Altíssimo capacitou-a com a sua graça. Antes de ser Mãe, foi Maria adornada de uma santidade tão perfeita que a pôs à altura dessa grande dignidade.

 

5.ª mensagem: Antes da criação do mundo.

 

Desde toda a eternidade Deus escolheu a Virgem Maria para ser a Mãe do seu Filho.

 

6.ª mensagem: O único Filho capaz de escolher sua mãe.

 

Basta o fato de Jesus Cristo ter existido antes dela, de forma que foi o único filho capaz de escolher sua Mãe.

 

7.ª mensagem: Mãe adequada.

 

Nosso Senhor escolheu, como qualquer filho teria feito, a mãe mais adequada para Ele.

 

8.ª mensagem: Por que escolheria uma pecadora?

 

Convinha que o Filho tivesse uma Mãe Imaculada. Ele mesmo a escolheu por Mãe. Não se pode crer que um filho podendo ter por mãe uma rainha a quisesse escrava. Não se pode imaginar que o Verbo Eterno podendo ter uma Mãe Imaculada e sempre amiga de Deus, a quisesse manchada e inimiga de Deus.

 

9.ª mensagem: Sem pecado.

 

Deus a preservou do pecado original e lhe outorgou, já no primeiro instante da sua vida, a graça santificante.

 

10.ª mensagem: Não ficou sob o domínio do pecado.

 

Como Maria Santíssima foi escolhida a ser Mãe do Filho de Deus, em nenhum instante da sua vida ficou sob o domínio do pecado.

 

11.ª mensagem: Livre de todo movimento desordenado.

 

Ela não estava livre só da culpa original, mas de todo movimento desordenado, de toda distração, de toda rebelião dos sentidos e de tudo que lhe pudesse impedir o adiantamento no divino amor.

 

12.ª mensagem: Ofereceu a Deus a sua virgindade.

 

Deus escolheu uma virgem judia de quinze anos, chamada Maria, descendente do grande rei Davi, que vivia obscuramente com seus pais na aldeia de Nazaré. Sob o impulso da graça, Maria tinha oferecido a Deus a sua virgindade, coisa que fazia parte do desígnio divino sobre ela.

 

13.ª mensagem: Mais pura e mais santa.

 

Maria Santíssima é a mais pura e a mais santa entre todas as mulheres.

 

14.ª mensagem: Cheia de graça.

 

Quando Santa Ana concebeu a Virgem Maria, ela já estava sem mancha de pecado e cheia de graça. Por isso chamamos Maria Santíssima a “concebida sem pecado”.

 

15.ª mensagem: Quem é a Virgem Maria?

 

A Virgem Maria é a mulher escolhida por Deus para tornar-se a Mãe do Verbo Encarnado, nosso Salvador, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, Jesus Cristo: “Eis que conceberás no teu seio e darás à luz um filho, e tu o chamarás com o nome de Jesus” (Lc 1, 31).

 

16.ª mensagem: Prelúdio do Natal de Jesus Cristo.

 

O prelúdio do Natal de Jesus Cristo é o nascimento da Virgem Maria, porque com o aparecimento de Nossa Senhora neste mundo começa a realização do plano de Deus, isto é, a Encarnação do Verbo.

 

17.ª mensagem: Aurora da Redenção.

 

O nascimento de Nossa Senhora projetou nova luz sobre toda a humanidade.

 

18.ª mensagem: Onde nasceu?

 

A Sagrada Escritura cala-se a este respeito. Uma tradição tardia apresenta quatro localidades como sendo o lugar onde nasceu Nossa Senhora: Séforis (que foi durante certo tempo capital da Galiléia, situada a cerca de 5 quilômetros de Nazaré), Belém, Jerusalém e a própria Nazaré; o que prova que a antiguidade cristã tinha sobre esse ponto apenas suposições e nenhuma certeza.

 

19.ª mensagem: Disputa entre quatro cidades.

 

Quatro cidades que disputam a honra de ter sido o berço da Virgem Maria. Merece a preferência a cidade de Jerusalém. De fato, tal opinião é sustentada pelo pseudo-evangelho de Matias, uma recomposição do proto-evangelho de Tiago, e também pelo peregrino Teodósio (em 530) e por Antonino de Placência (em 570), Sofrônio, patriarca de Jerusalém de 634 a 638 e São João Damasceno, os quais adotaram também esta opinião, seguidos por inumeráveis autores até os dias de hoje.

 

20.ª mensagem: Três anos apenas.

 

São João Damasceno escreve: “Aos três anos de idade foi esta apresentada no Templo, para que, juntamente com as outras virgens, no exercício da piedade e do trabalho se preparasse desde então para ser digna Mãe do Salvador do mundo”.

 

21.ª mensagem: Algo extraordinário?

 

Algum acontecimento extraordinário acompanhou o nascimento de Maria Santíssima? Os Evangelhos nada dizem a esse respeito. As coisas importantes para Deus passam despercebidas aos olhos dos homens.

 

22.ª mensagem: Consagração a Deus.

 

Generosamente, portanto, Joaquim e Ana  sacrificaram a Deus o que lhes era mais caro ao coração. Eis que partem de Nazaré, levando nos braços, ora um, ora outro, a diletíssima filha, que, sozinha, não teria podido fazer a pé uma viagem tão longa, como a de Nazaré a Jerusalém. De um lugar a outro a distância é de 80 milhas (mais ou menos 30 horas de viagem). Acompanhavam-lhes poucos parentes. Mas os anjos – observa Jorge de Nicomédia – em revoadas rodeavam e serviam nessa viagem a Imaculada Virgenzinha, que se ia consagrar a Deus… Chegada que foi a santa comitiva ao templo, a amável menina voltou-se a seus pais e de joelhos, beijando-lhes as mãos, lhes pede a bênção. E depois, sem mais se voltar para trás, sobe os degraus do templo (eram 15, como refere Árias Montano, apoiado em Flávio Josefo), e apresenta-se ao sacerdote São Zacarias, como o nomeia São Germano. Despedindo-se então do mundo, e renunciando a todos os bens que ele promete aos seus amigos, se oferece e consagra ao seu Criador.

 

23.ª mensagem: Sempre ocupada.

 

Bem sabia a iluminada menina que Deus não aceita um coração dividido, mas o quer todo consagrado ao seu amor, conforme o preceito dado: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração! Começou por isso, desde o primeiro instante de sua vida, a amá-lo com todas as forças, e toda a Ele se deu… vendo-se já encerrada naquele lugar santo, primeiro prostrou-se para beijar aquela terra como casa do Senhor. Em seguida adorou a infinita Majestade do Altíssimo e lhe deu graças pelo favor de tê-la recebido tão cedo a habitar na sua casa… para agradar a Deus, fez voto de sua virgindade, voto que Maria foi a primeira a fazer, segundo diz Roberto, abade… era sua intenção servir a Divina Majestade no templo, por toda a sua vida, se assim fosse do agrado de Deus, sem mais sair daquele lugar! Consideremos aqui quanto foi santa a vida de Maria no templo. Como cresce na sua luz a aurora, assim ia a Virgem crescendo sempre em perfeição… a caridade, a modéstia, a humildade, a mortificação, o silêncio e a mansidão. Sobre ela diz São João Damasceno: Plantada na casa de Deus, esta bela oliveira regada pelo Espírito Santo se fez habitação de todas as virtudes. E em outro lugar: O semblante da Virgem era modesto, o ânimo humilde, as palavras amorosas, saindo de um interior bem composto… Fala também Santo Anselmo da vida de Nossa Senhora no templo: Maria era dócil, pouco falava, estava sempre composta, sempre séria e sem se perturbar… Perseverante na oração, na leitura dos Livros Santos, nos jejuns e na prática das obras virtuosas.

 

24.ª mensagem: Maria observava alguma ordem durante o dia no Templo.

 

Boaventura Baduário escreve: “Desde o amanhecer até a hora da Terça (9 horas), dava-se à oração; da Terça até a Nona, ocupava-se em algum trabalho; na hora Nona retornava à oração até que o anjo lhe trazia a comida como era de costume. Procurava ser a primeira nas vigílias, a mais exata na divina Lei, a mais profunda na humildade e em todas as virtudes a mais perfeita. Jamais foi vista irada; pelo contrário, tão repassadas de doçura lhe eram as palavras, que se reconhecia o Espírito Santo em sua boca”.

 

25.ª mensagem: Estava na casa dos pais.

 

A aparição do Anjo Gabriel (Anunciação) ocorreu quando Nossa Senhora ainda morava com seus pais, antes de ir viver com São José. Encontrava-se em Nazaré, cidade da Galiléia.

 

26.ª mensagem: Por que cheia de graça?

 

O Arcanjo Gabriel chamou a Virgem Maria de Cheia de graça. Porque, enquanto que aos outros santos a graça é concedida com limites, sobre Maria Santíssima foi derramada em sua plenitude.

 

27.ª mensagem: Cheia de graça de três modos.

 

A Virgem Maria foi cheia de graça de três modos. Na alma, porque desde o princípio sua bela alma foi inteiramente de Deus. No corpo, pois que de sua puríssima carne mereceu revestir o Verbo Eterno. Em nosso comum benefício, para que todos os homens pudessem participar da sua graça.

 

28.ª mensagem: Humildade.

 

Ao ser saudada pelo anjo, a Virgem Maria se comportou com humildade. O Senhor, atraído pela fragrância desta humilde Virgenzinha, a escolheu para sua Mãe, querendo fazer-se homem, para remir o mundo… Eis que enquanto a humilde virgem suspirava em sua cela, com mais fervor que nunca, pela vinda do Redentor – conforme uma revelação a Santa Isabel de Turíngia – vem o arcanjo Gabriel com a grande embaixada. Entra e saúda-a dizendo: Ave, Maria, cheia de graça; o Senhor é convosco… (Lc 1,28). Deus vos saúda, ó Virgem cheia de graça, pois fostes sempre rica da graça, acima de todos os santos. O Senhor é convosco, porque sois tão humilde. Bendita sois entre as mulheres, porquanto as outras incorrem na maldição da culpa; mas vós, porque havíeis de ser Mãe do Bendito, sois e sereis sempre bendita e isenta de toda a mácula.

 

29.ª mensagem: Nossa Senhora deu o seu consentimento.

 

A Virgem Maria realiza da maneira mais perfeita a obediência da fé. Na fé, Maria acolheu o anúncio e a promessa trazida pelo Anjo Gabriel, acreditando que “nada é impossível a Deus” (Lc 1, 37), e dando seu consentimento: “Eu sou a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1, 38). Isabel a saudou: “Bem-aventurada a que acreditou, pois o que lhe foi dito da parte do Senhor será cumprido” (Lc 1, 45). É em virtude desta fé que todas as gerações a proclamarão bem-aventurada.

 

30.ª mensagem: O sim de Maria foi forçado?

 

Assim como o pecado veio ao mundo por uma livre decisão de Adão, assim Deus quis que a livre decisão de Maria trouxesse ao mundo a salvação.

 

31.ª mensagem: Veio ao mundo por Maria.

 

Deus Pai deu ao mundo seu Unigênito por Maria Santíssima. Suspiraram os patriarcas, e pedidos insistentes fizeram os profetas e os santos da lei antiga, durante quatro milênios, mas só Nossa Senhora o mereceu, e alcançou graça diante de Deus, pela força de suas orações e pela sublimidade de suas virtudes.

 

32.ª mensagem: Formado em Maria.

 

Deus Espírito Santo formou Jesus Cristo em Nossa Senhora, mas só depois de lhe ter pedido consentimento por intermédio de um dos primeiros ministros da corte celestial.

 

33.ª mensagem: Encarnação do Filho de Deus.

 

A Encarnação do Filho de Deus realizou-se com o Espírito Santo formando nas entranhas da Virgem Maria um corpo perfeitíssimo e criando uma alma nobilíssima que se uniu ao corpo; no mesmo instante, uniu-se a este corpo e alma o próprio Filho de Deus; e desta maneira, aquele que era só Deus, sem deixar de sê-lo, ficou sendo também homem.

 

34.ª mensagem: Deus Filho desceu.

 

Deus Filho desceu ao seio virginal de Maria, qual novo Adão no paraíso terrestre, para aí ter suas complacências e operar em segredo maravilhas de graça.

 

35.ª mensagem: Tesouro imenso.

 

Maria pode ser chamada de tesouro imenso. Deus Pai ajuntou todas as águas e denominou-as mar; reuniu todas as suas graças e chamou-as Maria. Este grande Deus tem um tesouro, um depósito riquíssimo, onde encerrou tudo que há de belo, brilhante, raro e precioso, até seu próprio Filho; e este tesouro imenso é Nossa Senhora.

 

36 .ª mensagem: Amor à pureza.

 

Ao receber a mensagem do Anjo São Gabriel, a Santíssima Virgem Maria deu a conhecer o seu grande amor à pureza com a solicitude em conservar a virgindade; solicitude manifestada por ela precisamente na ocasião em que ouvia dizer que estava destinada para a dignidade de Mãe de Deus.

 

37.ª mensagem: A carne de Jesus é a carne de Maria.

 

Santo Agostinho escreve: “A carne de Cristo é a carne de Maria”. O Filho de Deus teria horror de se encarnar no seio de uma Santa Inês, de uma Santa Gertrudes e de uma Santa Teresa de Jesus, pois estas virgens santas, antes do batismo estiveram manchadas pelo pecado, de modo que o demônio teria podido lançar-lhe ao rosto que possuía a mesma carne, que já algum tempo lhe estivera sujeita.

 

38.ª mensagem: Jesus teve horror?

 

Jesus não teve horror de se encarnar no seio de Nossa Senhora, porque ela foi sempre Pura e Imaculada.

 

39.ª mensagem: Deus à luz o Menino Jesus em Belém.

 

“Também José subiu da cidade de Nazaré, na Galiléia, para a Judéia, na cidade de Davi, chamada Belém, por ser da casa e da família de Davi, para se inscrever com Maria, sua mulher, que estava grávida. Enquanto lá estavam, completaram-se os dias para o parto, e ela deu à luz o seu filho primogênito, envolveu-o com faixas e reclinou-o numa manjedoura, porque não havia um lugar para eles na sala” (Lc 2, 4-7). Belém era a terra de Davi (Belém “Beth-Lehem”, significa CASA DO PÃO. Encontra-se a uns cento e cinquenta quilômetros de Nazaré, e a uns sete de Jerusalém). Ali estava a sua parentela. Situada ao sul de Jerusalém, no tempo de Jesus não era mais que uma aldeia avançada no deserto, fortificada com muros e torres.

 

40.ª mensagem: A Virgem Maria sabia que seria em Belém?

 

Por inspiração divina e pelo conhecimento da profecia de Miquéias, a Virgem sabia que o Menino Jesus devia nascer em Belém.

 

41.ª mensagem: Nossa Senhora sofreu durante a viagem até Belém?

 

Com certeza sofreu a Mãe do Senhor, próximo a dar à luz, tendo de fazer uma viagem tão longa; mas suportou tudo em paz e com amor. Ofereceu a Deus todos os seus sofrimentos, unindo-os com os sofrimentos de Jesus Cristo, que trazia no seio.

 

42.ª mensagem: A Santíssima Virgem foi bem recebida em Belém?

 

Não. Eis que já entram em Belém esses dois excelsos viajantes, José e Maria, que traz no seio o Salvador do mundo. Entram na cidade, dirigem-se para a casa do ministro imperial, a fim de pagarem o tributo e serem alistados nos registros dos súditos de César. Mas quem os reconhece? Quem lhes vai ao encontro? Quem lhes oferece agasalho? Eles são pobres, e como pobres são desprezados; são tratados ainda pior do que os outros pobres, e até repelidos. Chegada a Belém, Maria entendeu que se aproximava a hora do parto. Avisou a São José, e este diligenciou achar agasalho em uma casa dos habitantes de Belém, afim de não ter de levar sua esposa à hospedaria, lugar pouco conveniente para uma tenra donzela. Ninguém quis atender-lhe o pedido, e é bem verossímil que da parte de alguém fosse taxado de insensato por trazer consigo a esposa próximo ao parto em tempo noturno e de tanta afluência de povo. – Para não ficar durante a noite no meio da rua, viu-se afinal obrigado a levar a Virgem Maria à hospedaria pública, onde já muitos pobres se tinham alojado para a noite. Mas como? Também dali foram repelidos e foi-lhes respondido que não havia lugar para eles. Havia ali lugar para todos, também para os mais desprezíveis, mas não para Jesus Cristo.

 

43.ª mensagem: Maria desejou que Jesus nascesse logo?

 

Sim. Esses desejos nasciam na Santíssima Virgem de um amor duplo. Em primeiro lugar amava com terníssimo afeto o seu divino Filho, e por isso desejava dar à luz para vê-lo, abraçá-lo e provar-lhe seu amor prestando-lhe toda sorte de serviços. Depois, o coração da Virgem estava possuído de amor ardente para com o próximo. Por esta razão, apesar de prever o modo desprezível de que os homens haviam de acolher e de tratar Jesus Cristo, suspirava pelo momento de manifestar ao mundo o seu Salvador, e de enriquecer o universo com aquele Bem supremo e com as graças infinitas que Ele queria comunicar às nossas almas.

 

44.ª mensagem: Deus à luz em uma gruta.

 

Em uma gruta, aos arredores de Belém. Vendo-se repelidos de toda parte, São José e a Bem-aventurada Virgem saem da cidade a fim de achar fora dela ao menos algum abrigo. Os pobres viandantes caminham na escuridão, errando e observando; por fim, deparam-se com uma rocha escavada em forma de gruta que servia de estábulo para os animais.

 

45.ª mensagem: Gruta limpa?

 

Não. A gruta é tão fria e úmida que a água escorre em toda parte. Não é uma morada para homens, senão uma estribaria para animais.

 

46.ª mensagem: Como Jesus nasceu?

 

Quando Maria Santíssima entrou na gruta, pôs-se logo em oração. De súbito vê uma refulgente luz, sente no coração um gozo celestial, abaixa os olhos e vê já diante de si o Menino Jesus, tão belo e tão amável, que enleva os corações.

 

47.ª mensagem: Qual foi a atitude de Maria para com o Menino Jesus?

 

Assim que viu Jesus nascido na gruta de Belém, abraçou-o com ternura maternal, tomou-o nos braços, cobriu-o de beijos e procurou aquecê-lo com o calor do seu rosto e do seu peito. Em seguida, como refere São Lucas, envolveu-o em paninhos (Lc 2, 7).

 

48.ª mensagem: Onde Maria colocou o Menino Jesus?

 

Nossa Senhora não possuía lã para preparar uma cama para o seu Filho. Por isso ajunta um pouco de palha numa manjedoura, onde o deitou. Apesar da dureza da cama e do rigor do frio, Jesus adormeceu no meio de tantos incômodos, porque a necessidade vence a natureza.

 

49.ª mensagem: O que Maria fez enquanto o Menino dormia?

 

Prostrou-se diante daquele rude berço, contemplou o rosto do divino Menino, adorou-o, e não deixou de fazer continuamente atos de amor a seu Filho.

 

50.ª mensagem: Leite da Virgem Maria.

 

O leite da Virgem Maria transformou em sangue nas veias de Jesus Cristo.

 

51.ª mensagem: Carinho de mãe.

 

Se em geral são extraordinários os cuidados de uma mãe qualquer para com o seu filho, o que dizer então do cuidado que Maria teve para com o Menino Jesus, visto que em seu coração se uniu o amor natural mais perfeito ao supremo amor sobrenatural.

 

52.ª mensagem: Carinho contínuo.

 

Os cuidados de Nossa Senhora para com Jesus Cristo não se limitaram à sua infância; continuaram, ou antes, iam aumentando na sua adolescência e idade viril. Quanta aflição, quanta fadiga não sofreu a pobre Mãe durante a longa demora de Jesus no Egito, na volta para a Galiléia, na perda do Filho no templo e durante os três anos do seu apostolado.

 

53.ª mensagem: Mulher belíssima.

 

Dirigindo-se a Ela, numa de suas profundíssimas orações e com voo de gênio, Santo Agostinho assim se expressou: “Sois toda bela, vossa beleza não conhece mancha, e vossa alegria é sem rival. Que digo? Não brilhais somente acima de todas as mulheres da terra por vossos encantos exteriores, mas, pela vossa santidade ultrapassais os próprios espíritos angélicos”. Gerson escreve: “É em vão que procuramos descrever a beleza da bem-aventurada Virgem. Ela reunia em si todas as belezas repartidas entre todas as criaturas e em tal grau de perfeição, que, fora de Deus, é impossível imaginar beleza mais deslumbrante”. São Dionísio Areopagita escreve sobre uma visita feita à Virgem Maria. Ele fala sobre a beleza física de Nossa Senhora: “Confesso na verdade, que não pensava que fora de Deus fosse possível beleza tão sublime e celestial, como a que contemplei. Vi a Maria Santíssima! Pude ver e rever com meus próprios olhos a Mãe de Jesus Cristo! Confesso mais uma vez que, quando João me levou à presença deífica da Virgem altíssima, fiquei deslumbrado por um esplendor tão grande, que me desfaleceu o coração e faltou a respiração, oprimido como estava pela glória de tamanha majestade”.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

Anápolis, 10 de outubro de 2017

 

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP(C).

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP(C). “Maria, sua mãe...”
www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/natal/comentario_natal_038.htm