Maria chorando
 

 

OS DOIS CORRIAM JUNTOS

(Jo 20, 4)

 

“Os dois corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais depressa que Pedro e chegou primeiro ao sepulcro”.

 

 

A PRESSA dos dois apóstolos revela grande interesse. A circunstância de que São João Evangelista CORRERA MAIS que São Pedro é natural (bem mais jovem).

Pedro e João saíram imediatamente assim que receberam a notícia, pois ambos CORRIAM. Porém, São João Evangelista escreve que CORREU mais RÁPIDO que Pedro. Por que ele CORREU mais RÁPIDO que Pedro? Muito simples: Pedro tinha o DOBRO de sua idade... São João era jovenzinho, e São Pedro já era cinquentão: “Em verdade, em verdade, te digo: quando eras jovem, tu te cingias e andavas por onde querias; quando fores velho, estenderás as mãos e outro te cingirá e te conduzirá aonde não queres’. Disse isso para indicar com que espécie de morte Pedro daria glória a Deus. Tendo falado assim, disse-lhe: ‘Segue-me”’ (Jo 21, 18-19).

Segundo Santo Irineu, São João Evangelista viveu muito... viveu até o tempo do Imperador Trajano (98-117). Isso supõe que na Ressurreição de Jesus Cristo, São João tinha entre 25 e 30 anos. Ele morreu com aproximadamente 100 anos.

São João por ser mais jovem e por possuir um grande amor a Jesus Cristo CORREU MAIS DEPRESSA e chegou primeiro ao sepulcro. São João, que era virgem, é o primeiro a chegar ao sepulcro, como é o primeiro a reconhecer o Divino Mestre nas águas de Tiberíades.

“Os dois corriam juntos”. Pedro e João representavam misticamente a Sinagoga e a Igreja, segundo São Gregório Magno. João é o símbolo da Sinagoga; Pedro, da Igreja.

A curiosidade, mas, ainda mais, a afeição para com o MestreACELERARAM o PASSO dos dois apóstolos, Pedro e João. Este, porém, ainda que tivesse precedido a Pedro, por deferência (respeito) para com ele, não entrou no sepulcro, deixando-lhe a honra de ali entrar por primeiro.

BUSQUEMOS a Cristo Jesus não por CURIOSIDADE, mas por AMOR... CORRAMOS APRESSADAMENTE ao encontro do nosso Salvador... porque a vida longe d’Ele é vazia e sem sentido.

Os dois apóstolos CORRERAM... CORRAMOS também nós sem PREGUIÇA, sem PAUSA, sem DESÂNIMO... mas com ALEGRIA, FERVOR, AMOR e PERSEVERANÇA.

São Pedro não CORREU sozinho... São João não CORREU sozinho, mas CORRERAM JUNTOS. Não sejamos EGOÍSTAS, mas CORRAMOS para o Senhor LEVANDO muitas almas conosco: Ninguém se salva sozinho, ninguém se condena sozinho.

Eles também não ficaram OCIOSOS diante da notícia, mas SAÍRAM IMEDIATAMENTE.

Imitemos o exemplo deles não deixando a OCIOSIDADE ANINHAR na nossa vida, mas BUSQUEMOS a Jesus Cristo com e DEDICAÇÃO.

Santo Agostinho escreve: “Não é possível ficar parado; ou se adianta ou se vai para traz. Quando nos esforçamos em ir adiante, não nos atrasamos; mas logo que ficamos parados, o atraso é certo; se não progredirmos, faremos retrocesso” e: “Aqueles que não acham gosto nas delícias espirituais, procuram sua satisfação nas coisas materiais. Por pusilanimidade fogem do que é aconselhado; o fastio os faz desprezar o que é mandado; têm rancor contra aqueles que procuram conduzi-los ao caminho do bem, tendo aversão contra o próprio bem em si. Do desgosto das coisas espirituais passam para as divagações exteriores e pouco a pouco às coisas ilícitas” (Santo Tomás de Aquino).

O jovenzinho São João CORREU... o cinquentão São Pedro também CORREU... Está claro que NENHUMA IDADE está DISPENSADA de BUSCAR a Jesus Cristo e de TRABALHAR para a sua glória e pelo bem das almas. NINGUÉM pode se esquivar desse GRANDE DEVER: “A formação para o apostolado deve iniciar-se desde a primeira educação das crianças... Importa, além disso, educar as crianças a ultrapassarem as barreiras da família e abrirem o espírito para as comunidades tanto eclesiásticas quanto temporais” (Apostolicam Actuositatem), e: “De modo especial, no entanto, iniciem-se no apostolado os adolescentes e jovens, imbuindo-se deste espírito apostólico” (Idem), e também: “Às pessoas idosas, muitas vezes injustamente tidas por inúteis se não mesmo um peso insuportável, lembro que a Igreja lhes pede e delas espera que continuem a sua missão apostólica e missionária, que não só é possível e obrigatória, mas, de certo modo, tornada específica e original também nessa idade” (Bem-aventurado João Paulo II, Exortação Apostólica “Christifideles Laici”, 48).

É preciso trabalhar muito até o último suspiro, porque ninguém ter CERTEZA da PRÓPRIA SALVAÇÃO: “É verdade que, sem uma revelação divina, ninguém pode ter certeza infalível de sua salvação” (Santo Afonso Maria de Ligório).

Milhões de pessoas dizem que já são suficientemente MADURAS e que não precisam mais trabalhar para Deus; é importante lembrá-las de que o PODRE é o que está mais próximo do MADURO.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

Anápolis, 21 de abril de 2014

 

 

Bibliografia

 

Sagrada Escritura

Pe. Manuel de Tuya, Bíblia comentada

Apostolicam Actuositatem, 30

Dom Duarte Leopoldo, Concordância dos Santos Evangelhos

Santo Agostinho, Escritos

Bem-aventurado João Paulo II, Exortação Apostólica “Christifideles Laici”, 48

Santo Tomás de Aquino, Escritos

Dom Isidro Gomá y Tomás, O Evangelho Explicado

Santo Afonso Maria de Ligório, Uma estrada de salvação

Bíblia Sagrada, Pontifício Instituto Bíblico de Roma

São Gregório Magno, Escritos

Santo Irineu, Adv. haer. 2, 22, 5: MG 7, 785

Pe. Juan Leal, A Sagrada Escritura (texto e comentário)

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Os dois corriam juntos”

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/ressurreicao/comentario_ressurreicao_032.htm

 

Comentários sobre a Ressurreição