Maria chorando
 

 

INCLINOU-SE PARA O INTERIOR DO SEPULCRO

(Jo 20, 11)

 

“Enquanto chorava, inclinou-se para o interior do sepulcro”.

 

 

INCLINOU-SE, como fizera São João (Jo 20, 5) para poder ver o INTERIOR do sepulcro.

Ainda chorando, INCLINOU-SE para olhar pela abertura baixa da entrada do sepulcro. Não conformava com a ausência do seu Senhor: “Porque o fez, não sei. Sabia que não estava ali aquele que procurava. Ela mesma anunciara aos discípulos que ele tinha sido tirado. Tinham vindo ao sepulcro e procuraram o corpo do Senhor, não só examinando, mas entrando. Porque olhou ela, inclinando-se para o sepulcro, enquanto chorava? Porque morria de dor e julgava não dever acreditar nem nos seus olhos nem dos Apóstolos? Ou teria olhado, movida por certo divino instinto?” (Santo Agostinho).

Maria Madalena sabia que o sepulcro estava VAZIO; porém, era um CONSOLO para o seu coração OLHAR e TORNAR a OLHAR os lugares e pertences do AMADO, para que fosse mais viva a sua recordação.

São João Crisóstomo escreve: “Maria Madalena encontrou consolo olhando para o sepulcro; ficava mais tranquila ao inclinar-se para ver o lugar onde descansou o corpo do Senhor. Por isso diz: ‘Enquanto chorava se inclinou para olhar o interior do sepulcro”, e: “Ao que ama não lhe basta olhar uma só vez, porque a força do amor multiplica o esforço de buscar” (São Gregório Magno).

Quem ama verdadeiramente a Jesus Cristo não consegue ficar longe d’Ele. O coração de Santa Maria Madalena ardia de amor sincero e puro pelo Senhor que a libertou das garras do Demônio.

Como Jesus é pouco amado! Quem pensa n’Ele? Quem se lembra do que fez pela salvação do mundo? Pensa-se em levantar uma estátua a um imperador, a um rei, a um estadista, que talvez perseguiu a Igreja, oprimiu os pobres, demoliu os templos e despovoou os claustros! Pensa-se em fazer uma apoteose a um herói que volta da campanha, talvez mais onerado de crimes do que de vitórias! Projetam-se festejos estrondosos para a celebração do centenário de um escritor que fez profissão de ateu: e quem pensa no Libertador do gênero humano? Quem pensa em levantar estátuas ao rei do céu que veio conquistar-nos o reino da glória e libertar-nos do cativeiro do Demônio? Quantos nem sequer o nome sabem d’Aquele que os salvou?

Estudam-se as histórias dos grandes homens e ignora-se a história do Homem-Deus, a história da Redenção do mundo, a história do famosíssimo drama do Calvário. Com quanta razão diz o apóstolo: Seja anatematizado aquele que não amar a Nosso Senhor Jesus Cristo! (1 Cor 16,22).

Como se ama a Jesus?

Quem ama, pensa na pessoa amada. Quem pensa em Jesus? Quem pensa no infinito amor com que Ele amou os homens? Quem pensa na sua encarnação, no seu nascimento, na sua vida oculta em Nazaré e no seu jejum de quarenta dias? Quem pensa na sua vida pública, no seu zelo de salvar as almas, nos seus milagres e na sua doutrina? – Quem pensa na sua morte e paixão? Muito poucos! E, todavia, foi nela que o amor de Jesus aos homens chegou ao último extremo.

Os Santos, que deveras amavam a Jesus, passavam grande parte do dia com o Evangelho diante dos olhos, meditando nos padecimentos a que Ele se entregou por nosso amor.

Quem ama, visita a pessoa amada. Onde mora Jesus todos o sabemos. A sua casa salienta-se de todas as outras. Talvez passemos, muitas vezes ao dia, por diante da sua porta para irmos visitar um amigo, e deixamos Jesus, só no seu palácio, sem O irmos cumprimentar com um – Bendito e louvando seja!

Quem ama, gosta de receber em sua casa a pessoa amada. Jesus aí está na solidão dos templos, à espera de quem lhe abra o coração para nele entrar, pois para isto ficou no Sacramento da Eucaristia. A quantos não batem à porta do coração, pedindo pousada, e recebe só repulsas e negativas!

És tu deste número? Ai de nós se não amarmos a Jesus! Se não O amarmos com verdadeiro amor nesta vida, não poderemos esperar ter n’Ele um amigo para a hora da morte e um Deus de misericórdia para o dia do juízo.

Quem não ama a Jesus é um amigo que não ama o seu amigo; um soldado que não ama o seu rei; um irmão que não ama o seu irmão; um filho que não ama o seu pai.

Quem não ama a Jesus não se ama a si mesmo; pois não amar a Jesus é amar o mundo; não amar a Jesus é amar a terra; não amar a Jesus é amar as criaturas; e amar o mundo, amar a terra e amar as criaturas é amar o que não tem valor, é preparar para si mesmo a ruína espiritual.

Feliz de Santa Maria Madalena que se apaixonou pelo Deus Eterno!Que O buscou com amor, perseverança e sinceridade... com ânimo e pureza de coração... O buscou com reta intenção. Quem ama a Jesus Cristo não desiste de buscá-lO... não consegue viver longe do seu amor... do amor do Deus Infinito: “Quão amável é Jesus Cristo! N’Ele encontramos divinamente toda Beleza, toda Bondade e toda Perfeição” (São Pedro Julião Eymard).

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

Anápolis, 23 de abril de 2014

 

 

Bibliografia

 

Sagrada Escritura

Pe. Manuel de Tuya, Bíblia comentada

São Gregório Magno, Escritos

Edições Theologica

São Pedro Julião Eymard, Escritos

Santo Agostinho, Escritos

São João Crisóstomo, Escritos

Pe. Alexandrino Monteiro, Raios de luz

Dom Duarte Leopoldo, Concordância dos Santos Evangelhos

Dom Isidro Gomá y Tomás, O Evangelho Explicado

Bíblia Sagrada, Pontifício Instituto Bíblico de Roma

Pe. Juan Leal, A Sagrada Escritura (texto e comentário)

 

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Inclinou-se para o interior do sepulcro”

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/ressurreicao/comentario_ressurreicao_040.htm

 

Comentários sobre a Ressurreição