Maria chorando
 

 

VIU DOIS ANJOS

(Jo 20, 12)

 

“... e viu dois anjos, vestidos de branco, sentados no lugar onde o corpo de Jesus fora colocado, um à cabeceira e outro aos pés”.

 

 

Maria Madalena INCLINOU-SE e VIU DOIS ANJOS vestidos de BRANCO. A presença destes na ressurreição de Jesus Cristo é uma constante histórico-didática, com muitas variantes de número, aparição e descrição; o que supõe uma consciente reelaboração descritiva.

Esses ANJOS aparecem aqui SENTADOS à cabeceira e pés do túmulo funerário.

DOIS ANJOS, provavelmente os mesmos que haviam visto antes suas companheiras (Lc 24, 4), todavia, esta visão é diferente da que recordam os três sinópticos. Esses ANJOS vistos por Maria Madalena estão sentados sobre o banco de pedra em que havia estado o corpo de Jesus Cristo, cada um num extremo, como fazendo a guarda e como testemunhas da ressurreição.

Santo Agostinho comenta: “Porque se sentava um à cabeceira e outro aos pés? A palavra Anjos é grega e em latim significa núncios. Seria porque deste modo os Anjos significavam que o Evangelho de Cristo havia de ser anunciado desde a cabeça até aos pés, desde o princípio até ao fim?”

Maria Madalena VIU DOIS ANJOS: prêmio pela sua firmeza e perseverança... visão que Pedro e João não tiveram.

A BRANCURA das VESTES dos ANJOS já é o presságio da alegria e do triunfo.

São Gregório Magno escreve: “Buscou, pois, o corpo do Senhor, e não o encontrou. Perseverou em buscá-lo, e sucedeu que o encontrou; porque crescendo os desejos com a demora, encontrou o que buscava. Os desejos santos aumentam com a tardança; porém, se desfalecessem, não seriam verdadeiros desejos. Observemos como realizou a força do amor nessa mulher, que depois de examinar o sepulcro volta a inclinar-se, redobrando o trabalho de investigação. Segue: ‘... e viu dois anjos, vestidos de branco’”, e: “Como o espírito desta mulher não se havia elevado a compreender a ressurreição ao ver os sudários, se encontra com dois anjos em traje de festa, a fim de que se console das dores da paixão” (São João Crisóstomo), e também: “Um anjo senta-se à cabeceira, quando os Apóstolos pregam: ‘No princípio era o Verbo’ (Jo 1, 1), e o outro aos pés, quando se diz: ‘E o Verbo se fez carne’ (Jo 1, 14). Podemos também entender pelos dois anjos os dois Testamentos que anunciam o Senhor, em sentido igual, encarnado, morto e ressuscitado, colocado o Antigo à cabeça e o Novo aos pés” (São Gregório Magno).

Santa Maria Madalena nos ensina a buscar Jesus Cristo com PERSEVERANÇA... sem RETROCEDER... sem VOLTAR para TRÁS... sem RECUAR: “Retirar-se do bem começado, do caminho da fé e do seguimento de Cristo, quer dizer pôr em perigo a própria salvação... Quem retrocede condena-se voluntariamente e jamais atingirá a meta: é um fraco, um vil e desertor; enquanto deve o cristão ser forte, intrépido e perseverante” (Pe. Gabriel de Santa Maria Madalena).

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

Anápolis, 23 de abril de 2014

 

 

Bibliografia

 

Sagrada Escritura

Pe. Manuel de Tuya, Bíblia comentada

São Gregório Magno, Escritos

Descamps, Escritos

Pe. Gabriel de Santa Maria Madalena, Intimidade Divina

Santo Agostinho, Escritos

São João Crisóstomo, Escritos

Dom Duarte Leopoldo, Concordância dos Santos Evangelhos

Dom Isidro Gomá y Tomás, O Evangelho Explicado

Bíblia Sagrada, Pontifício Instituto Bíblico de Roma

Pe. Juan Leal, A Sagrada Escritura (texto e comentário)

 

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Viu dois anjos”

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/ressurreicao/comentario_ressurreicao_041.htm

 

Comentários sobre a Ressurreição