Maria chorando
 

 

PONDO-SE NO MEIO DELES

(Jo 20, 19)

 

“À tarde desse mesmo dia, o primeiro da semana, estando fechadas as portas onde se achavam os discípulos, por medo dos judeus, Jesus veio e, pondo-se no meio deles, lhes disse: ‘A paz esteja convosco!’”.

 

 

Jesus Cristo aparece aos Apóstolos na PRÓPRIA TARDE do DOMINGO em que RESSUSCITOU. Apresenta-se NO MEIO DELES sem necessidade de abrir as portas, já que goza das qualidades do corpo glorioso.

O Pe. Juan Leal, citando São João Crisóstomo, Leôncio, Teofilacto e Eutímio, diz que essa APARIÇÃO foi ao ANOITECER. Provavelmente depois das OITO HORAS. Em Mc 16, 14 diz que estavam à mesa. Possivelmente no mesmo cenáculo (cf. At 1, 13).  Por Lc 24, 33 sabemos que com os apóstolos estavam “seus companheiros” e os dois de Emaús.

Poderia se perguntar como pode afirmar o evangelista que isso ocorreu no PRIMEIRO dia da SEMANA, pois era já de NOITE e os judeus, desde o pôr do sol, começavam o novo dia. Responde Teodoro de Mopsuestia que a palavra TARDE vem significar o fim do primeiro dia e inicio do segundo.

“... estando fechadas as portas”. O fato das PORTAS FECHADAS serve para declarar o PODER e GLÓRIA de Jesus ressuscitado.

O corpo de Jesus Cristo, GLORIFICADO, já não necessitou que lhe abrisse a porta para poder entrar no lugar fechado. Tinha as qualidades do corpo “espiritual”, de que nos fala São Paulo Apóstolo (1 Cor 15, 44).

Jesus Cristo ENTROU no cenáculo com as PORTAS FECHADAS, da mesma maneira que SAIU do VENTRE MATERNO sem violá-lo e do sepulcro sem tirar a pedra (afirmam isso: São Justino, São João Crisóstomo, Santo Hilário, Santo Eusébio, Emiseno, Santo Epifânio, São Gregório Nazianzeno, São Jerônimo, Anfilóquio, Leão, São Cirilo de Jerusalém, ambos Teodoros, Leôncio, São Beda, Teofilacto, Eutímio, Ruperto e Nicéfaro).

Santo Agostinho comenta: “Onde estava a divindade, as portas fechadas não logravam resistir as dimensões do corpo. Foi possível entrar pelas portas fechadas aquele cujo nascimento não impediu que ficasse inviolada a virgindade da mãe”.

Alguns hereges afirmam que Jesus Cristo bateu na porta e a mesma foi aberta pelos Apóstolos. Outros dizem que Jesus abriu a porta pelo seu poder. Alguns, mais cegos, dizem que Nosso Senhor entrou pela janela ou por algum buraco na parede. Outros aceitam que Jesus Cristo entrou no cenáculo estando a porta fechada, mas afirmam que passou pela parede ou telhado, e não pela porta fechada.

Santo Hilário diz: “Pergunto... por onde entrou Cristo corpóreo naquela casa fechada? Diligentemente expressa o evangelista quando disse: ... estando fechadas as portas onde se achavam os discípulos, por medo dos judeus, Jesus veio e, pondo-se no meio deles.

“... por medo dos judeus”. A notícia do desaparecimento do corpo de Jesus Cristo havia se espalhado e é natural que os judeus suspeitassem dos apóstolos e que esses se defendessem.

“... pondo-se no meio deles”. São Justino vê nesse fato a realização do Salmo 22, 23, citado em Hebreus 2, 12.

Inesperadamente, Jesus Cristo apareceu no meio deles. Lc 24,37  que narra esse acontecimento, diz que ficaram ESPANTADOS, pois acreditavam ver um ESPÍRITO ou um FANTASMA.

O Senhor ressuscitado ENTROU na casa FECHADA: subitamente, sem indício algum de sua vinda, sem ruído e sem abertura de porta alguma.

PONDO-SE... quer dizer, sem abrir as portas nem dar sinal de entrada, subitamente, de improviso, apareceu no meio deles.

NO MEIO DELES... Para que fosse visto por todos e para que pudesse mostrar a todos, como disse Eutímio.

Por que Jesus Cristo quis ENTRAR (pondo-se no meio deles) no cenáculo com as portas fechadas, coisa que bem mais parecia contraproducente que favorável? Ele queria mostrar aos apóstolos que tinha verdadeiro corpo.

Leôncio escreve: “Ele quis ensinar aos apóstolos que não deviam pensar que seu corpo era mortal, mas sim, glorificado”.

Teodoro de Heraclea diz: “Ele quis mostrar assim sua divindade, à qual não pode  opor-se coisa alguma por fechada que esteja”.

Teodoro de Mopsuestia e Eutímio escrevem: “Não quis o Salvador assustar aos apóstolos batendo na porta... pensariam que fosse algum judeu, a quem tanto tinham medo”.

Teofilacto diz: “Ele quis ensinar aos apóstolos como havia sido a ressurreição. Isto é, que havia saído do sepulcro da mesma maneira que entrara no cenáculo”.

“... lhes disse: ‘A paz esteja convosco!’”. É a saudação de costume no Oriente. Em Jo 20, 21 se repete solenemente, antes de dar o Espírito Santo, que é o dom fundamental da paz de Cristo.

Esta PAZ é já mais fecunda. É a PAZ do Príncipe da PAZ, a PAZ messiânica, fecunda em toda sorte de bem.

A PAZ ESTEJA CONVOSCO! Os apóstolos estavam com MEDO, e, por isso, como notou o evangelista, tinham fechado as portas. Pois, para tirar-lhes o MEDO disse: A paz esteja convosco!

São Gregório Magno escreve: “Sobre os que fecharam ao mundo as portas, Cristo vem impensadamente e lhes dá alegre paz”.

São Bernardo de Claraval escreve: “Senhor, que nos dais? ‘Dou-vos a paz, deixo-vos minha paz’. Basta-me isto, aceito com gratidão o que me deixais... estou contente assim, e certo de que aí está o meu bem... Paz quero, paz desejo e nada mais. A quem a paz não basta, nem vós bastais. Sois, de fato, a nossa paz, vós que, de dois povos, fizestes um só. Reconciliar-me convosco, reconciliar-me comigo, eis o que me basta, meu único necessário. De fato, quando estou contra vós, sou pesado a mim mesmo. Devo estar atento para não ser ingrato ao benefício da paz que me dais. A vós, ó Senhor, a glória... para mim, está bem a paz...”

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

Anápolis, 24 de abril de 2014

 

 

Bibliografia

 

Sagrada Escritura

Pe. Manuel de Tuya, Bíblia comentada

Pe. Juan de Maldonado, Comentário do Evangelho de São João

São Justino, Escritos

Santo Agostinho, Escritos

Edições Theologica

São Bernardo de Claraval, Escritos

Pe. Gabriel de Santa Maria Madalena, Intimidade Divina

Dom Duarte Leopoldo, Concordância dos Santos Evangelhos

Dom Isidro Gomá y Tomás, O Evangelho Explicado

Bíblia Sagrada, Pontifício Instituto Bíblico de Roma

Pe. Juan Leal, A Sagrada Escritura (texto e comentário)

 

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Pondo-se no meio deles”

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/ressurreicao/comentario_ressurreicao_048.htm

 

Comentários sobre a Ressurreição