PONDO-SE NO MEIO DELES
(Jo 20, 19)
“À tarde desse
mesmo dia, o primeiro da semana, estando fechadas as portas
onde se achavam os discípulos, por medo dos judeus, Jesus
veio e, pondo-se no meio deles, lhes disse: ‘A paz esteja
convosco!’”.
Jesus Cristo
aparece aos Apóstolos na PRÓPRIA TARDE do
DOMINGO em que RESSUSCITOU.
Apresenta-se NO MEIO DELES sem necessidade de
abrir as portas, já que goza das qualidades do corpo
glorioso.
O Pe. Juan
Leal, citando São João Crisóstomo, Leôncio,
Teofilacto e Eutímio, diz que essa APARIÇÃO
foi ao ANOITECER. Provavelmente depois das
OITO HORAS. Em Mc 16, 14 diz que estavam à
mesa. Possivelmente no mesmo cenáculo (cf.
At 1, 13). Por Lc 24, 33 sabemos que com os
apóstolos estavam “seus companheiros” e os
dois de Emaús.
Poderia se
perguntar como pode afirmar o evangelista que isso ocorreu
no PRIMEIRO dia da SEMANA, pois era já de
NOITE e os judeus, desde o pôr do sol,
começavam o novo dia. Responde Teodoro de Mopsuestia
que a palavra TARDE vem significar o fim do
primeiro dia e inicio do segundo.
“...
estando fechadas as portas”.
O fato das PORTAS FECHADAS serve para declarar
o PODER e GLÓRIA de Jesus
ressuscitado.
O corpo de Jesus
Cristo, GLORIFICADO, já não necessitou que lhe
abrisse a porta para poder entrar no lugar fechado. Tinha as
qualidades do corpo “espiritual”, de que nos
fala São Paulo Apóstolo (1 Cor 15, 44).
Jesus Cristo
ENTROU no cenáculo com as PORTAS FECHADAS,
da mesma maneira que SAIU do VENTRE
MATERNO sem violá-lo e do sepulcro sem tirar a pedra
(afirmam isso: São Justino, São
João Crisóstomo, Santo Hilário, Santo Eusébio, Emiseno,
Santo Epifânio, São Gregório Nazianzeno, São Jerônimo,
Anfilóquio, Leão, São Cirilo de Jerusalém, ambos Teodoros,
Leôncio, São Beda, Teofilacto, Eutímio, Ruperto e Nicéfaro).
Santo Agostinho
comenta:
“Onde estava a divindade, as portas fechadas
não logravam resistir as dimensões do corpo. Foi possível
entrar pelas portas fechadas aquele cujo nascimento não
impediu que ficasse inviolada a virgindade da mãe”.
Alguns
hereges afirmam que Jesus Cristo bateu na porta e a
mesma foi aberta pelos Apóstolos. Outros dizem que Jesus
abriu a porta pelo seu poder. Alguns, mais cegos, dizem que
Nosso Senhor entrou pela janela ou por algum buraco na
parede.
Outros aceitam que Jesus Cristo entrou no cenáculo estando a
porta fechada, mas afirmam que passou pela parede ou
telhado, e não pela porta fechada.
Santo
Hilário
diz:
“Pergunto... por onde entrou Cristo corpóreo
naquela casa fechada? Diligentemente expressa o
evangelista quando disse:
... estando fechadas
as portas onde se achavam os discípulos, por medo dos
judeus, Jesus veio e, pondo-se no meio deles”.
“...
por
medo dos judeus”.
A notícia do desaparecimento do corpo de Jesus Cristo havia
se espalhado e é natural que os judeus suspeitassem dos
apóstolos e que esses se defendessem.
“...
pondo-se no meio deles”.
São Justino
vê nesse fato a realização do Salmo 22, 23,
citado em Hebreus 2, 12.
Inesperadamente,
Jesus Cristo apareceu no meio deles. Lc 24,37
que narra esse acontecimento, diz que ficaram
ESPANTADOS, pois acreditavam ver um ESPÍRITO
ou um FANTASMA.
O Senhor
ressuscitado ENTROU na casa FECHADA:
subitamente, sem indício algum de sua vinda, sem ruído e sem
abertura de porta alguma.
PONDO-SE...
quer dizer, sem abrir as portas nem dar sinal de entrada,
subitamente, de improviso, apareceu no meio deles.
NO MEIO
DELES...
Para que fosse visto por todos e para que
pudesse mostrar a todos, como
disse Eutímio.
Por que Jesus Cristo quis ENTRAR
(pondo-se no meio deles)
no cenáculo com as portas fechadas, coisa que bem mais
parecia contraproducente que favorável?
Ele queria mostrar aos
apóstolos que tinha verdadeiro corpo.
Leôncio
escreve:
“Ele quis ensinar aos apóstolos que não
deviam pensar que seu corpo era mortal, mas sim,
glorificado”.
Teodoro de
Heraclea
diz:
“Ele quis mostrar assim sua divindade, à qual
não pode opor-se coisa alguma por fechada que esteja”.
Teodoro de
Mopsuestia
e Eutímio escrevem:
“Não quis o Salvador
assustar aos apóstolos batendo na porta... pensariam que
fosse algum judeu, a quem tanto tinham medo”.
Teofilacto
diz:
“Ele quis ensinar aos apóstolos como havia
sido a ressurreição. Isto é, que havia saído do sepulcro da
mesma maneira que entrara no cenáculo”.
“...
lhes disse: ‘A paz esteja convosco!’”.
É a saudação de costume no Oriente. Em Jo 20, 21 se
repete solenemente, antes de dar o Espírito Santo, que é o
dom fundamental da paz de Cristo.
Esta PAZ
é já mais fecunda. É a PAZ do Príncipe da
PAZ, a PAZ messiânica, fecunda em
toda sorte de bem.
A PAZ ESTEJA
CONVOSCO!
Os apóstolos estavam com MEDO, e, por isso,
como notou o evangelista, tinham fechado as portas. Pois,
para tirar-lhes o MEDO disse:
A paz esteja convosco!
São Gregório
Magno
escreve:
“Sobre os que fecharam ao mundo as portas,
Cristo vem impensadamente e lhes dá alegre paz”.
São Bernardo de
Claraval escreve:
“Senhor, que nos dais?
‘Dou-vos a paz, deixo-vos minha paz’. Basta-me isto, aceito
com gratidão o que me deixais... estou contente assim, e
certo de que aí está o meu bem... Paz quero, paz desejo e
nada mais. A quem a paz não basta, nem vós bastais. Sois, de
fato, a nossa paz, vós que, de dois povos, fizestes um só.
Reconciliar-me convosco, reconciliar-me comigo, eis o que me
basta, meu único necessário. De fato, quando estou contra
vós, sou pesado a mim mesmo. Devo estar atento para não ser
ingrato ao benefício da paz que me dais. A vós, ó Senhor, a
glória... para mim, está bem a paz...”
Pe. Divino Antônio
Lopes FP (C)
Anápolis, 24 de
abril de 2014
Bibliografia
Sagrada Escritura
Pe. Manuel de Tuya,
Bíblia comentada
Pe. Juan de
Maldonado, Comentário do Evangelho de São João
São Justino,
Escritos
Santo Agostinho,
Escritos
Edições Theologica
São Bernardo de
Claraval, Escritos
Pe. Gabriel de
Santa Maria Madalena, Intimidade Divina
Dom Duarte
Leopoldo, Concordância dos Santos Evangelhos
Dom Isidro Gomá y
Tomás, O Evangelho Explicado
Bíblia Sagrada,
Pontifício Instituto Bíblico de Roma
Pe. Juan Leal, A
Sagrada Escritura (texto e
comentário)
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