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					MOSTROU-LHES AS MÃOS E O LADO 
					
					(Jo 20, 20) 
					  
					
					“Tendo dito isso, 
					mostrou-lhes as mãos e o lado”. 
					  
					
					  
					  
					
					“... mostrou-lhes 
					as mãos”. 
					Este gesto se explica pela DESCONFIANÇA 
					primeira dos apóstolos, que acreditavam ter visto um 
					ESPÍRITO (Lc 24, 37). 
					
					João 
					omite o que disse Lucas. Não disse que ficaram
					ESPANTADOS com a presença do Senhor. Aqui, 
					como GARANTIA, mostra-lhes “as MÃOS”, 
					que com suas CICATRIZES fizeram ver que eram 
					as mãos que dias antes haviam sido FURADAS pelos 
					cravos, e “o LADO”, aberto pela lança: 
					em ambas feridas, mostradas como SINAIS de 
					triunfo, Tomé poderia colocar seus dedos. Em Lucas 
					sita que Jesus lhes mostrou “suas mãos e pés”, 
					e se omite o lado; sem dúvida porque se omite 
					a cena de Tomé. 
					
					Das palavras 
					passa Jesus Cristo aos fatos. 
					Mostrou-lhes as partes do corpo em que ficaram mais 
					profundamente impressas as chagas da paixão. Os apóstolos 
					olhariam e tocariam com atenção e reverência as chagas 
					sagradas... é o primeiro argumento que lhes dá: o da 
					vista e o tato, sentidos mais fidedignos. 
					
					Santo Agostinho 
					comenta: 
					“Os cravos tinham-lhe perfurado as mãos, e a 
					lança tinha-lhe aberto o lado. Conservaram-se os vestígios 
					das chagas para sarar os corações duvidosos”. 
					E o mesmo Santo diz: 
					“Acaso não podia 
					Cristo ressuscitar sem as chagas? Porém, como sabia que os 
					discípulos tinham cicatrizes no coração, quis para curá-las, 
					conservar as do seu corpo”. 
					E escreve também: 
					“Conserva as marcas dos cravos e da lança 
					para curar as feridas dos corações infiéis, com a finalidade 
					de que eles, com sabedoria constante e não com fé duvidosa, 
					confessem que a natureza que havia estado no sepulcro se 
					senta agora à direita de Deus Pai”. 
					O mesmo dizem: São Cirilo de Jerusalém, Santo Eusébio, 
					São João Crisóstomo, Teofilacto e 
					Eutímio. 
					
					Santo Agostinho 
					ainda comenta: 
					“Todos os mártires ostentarão no céu suas 
					cicatrizes, não como fealdades, mas como testemunho da 
					verdade”. 
					
					Jesus Cristo 
					mostrou-lhes os SINAIS da PAIXÃO 
					para dizer-lhes que Ele era o Cristo, e não 
					outro; o que haviam crucificado e que 
					ressuscitou como escrevem São Cirilo de 
					Jerusalém, Leôncio e ambos Teodoros. 
					Disse Lucas 24, 36-37 que Cristo antes de 
					mostrar-lhes as mãos e os pés 
					disse: Sou eu, não temais; porque estavam 
					ESPANTADOS acreditando ver um FANTASMA. 
					
					A dificuldade 
					própria dessa passagem bíblica é como Cristo conservou as 
					chagas em seu corpo ressuscitado... 
					deixando uma “fealdade” nele; sendo que o 
					homem, mesmo as tendo nessa vida, não as terão na outra. 
					Porém, Jesus Cristo as conservou com alto apreço, 
					segundo podemos acreditar, pois são os SINAIS 
					de uma ILUSTRE e GRANDE VITÓRIA, 
					e sabemos que os GENERAIS VENCEDORES gostam de 
					mostrar, ao invés de esconder, as feridas recebidas. Além 
					disso, é o TESTEMUNHO de sua ressurreição; e quando 
					vier para julgar os homens no final do mundo, Ele as 
					mostrará aos seus inimigos e aos que O crucificaram. 
					  
					
					Pe. Divino Antônio 
					Lopes FP (C) 
					
					Anápolis, 25 de 
					abril de 2014 
					  
					  
					
					Bibliografia 
					  
					
					Sagrada Escritura 
					
					Pe. Manuel de Tuya, 
					Bíblia comentada 
					
					Pe. Juan de 
					Maldonado, Comentário do Evangelho de São João 
					
					Pe. Gabriel de 
					Santa Maria Madalena, Intimidade Divina 
					
					Dom Duarte 
					Leopoldo, Concordância dos Santos Evangelhos 
					
					Dom Isidro Gomá y 
					Tomás, O Evangelho Explicado 
					
					Bíblia Sagrada, 
					Pontifício Instituto Bíblico de Roma 
					
					Santo Agostinho, 
					Escritos 
					
					Pe. Juan Leal, A 
					Sagrada Escritura (texto e 
					comentário) 
					  
					  
					  
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