Maria chorando
 

 

NÃO ESTAVA COM ELES

(Jo 20, 24)

 

“Um dos Doze, Tomé, chamado Dídimo, não estava com eles, quando veio Jesus”.

 

 

Não por acaso, mas por uma Providência particular, ESTAVA AUSENTE São Tomé, quando Jesus Cristo apareceu aos discípulos reunidos. A incredulidade do Apóstolo serviu para confirmar a nossa fé e dissipar todas as nossas dúvidas.

Tomé, Dídimo, cf. Jo 11, 16. “Um dos Doze”, aqui,  expressamente, São João pensa nos apóstolos. “... não estava com eles,  com os doze, nome de colégio e categoria. De fato, no domingo pela tarde só havia dez, pois faltavam Tomé e Judas. Isto prova que São João pensava nos doze em toda a narração anterior: “Por motivos que o Evangelista nem sequer insinua, o apóstolo Tomé não estava na companhia dos outros dez ao anoitecer do dia da ressurreição, quando lhes apareceu o Senhor” (Dom Isidro Gomá y Tomás).

Teofilacto diz que Dídimo não foi nome de Tomé, mas sim, a tradução do seu nome. Dídimo, em grego, significa o mesmo que Tomé em hebraico, a saber: Mellizo. Por que foi chamado assim? Não consta. Porém observa Leôncio que o evangelista não interpreta o nome de nenhum apóstolo, nada mais que o de Tomé, para que os gregos entendessem que o levaria para alguma ação excelente. Teofilacto disse que traduz o evangelista o nome para indicar o caráter de Tomé, incrédulo e nada simples. O sentido literal, que é o que buscamos, é fácil, e não necessita de comentário. O moral também cada qual pode descobri-lo. Aquele agrupamento de discípulos representava a Igreja. O que dela se separa não é VISITADO por Jesus Cristo. Sabiamente adverte São Bernardo de Claraval: “Você se engana Tomé; se engana se esperas contemplar ao Senhor separado do colégio dos apóstolos”.

E porque foi Tomé e não outro qualquer que se separou do grupo? São João Crisóstomo desperta o problema, e ele e seus discípulos Teofilacto e Eutímio respondem que Tomé não estava presente porque não havia voltado da dispersão dos apóstolos com a morte de Jesus Cristo. Porém, precisamente isso é o que perguntamos. Por que somente ele não havia voltado? Parece um grande atrevimento querer julgar tão grande apóstolo. Porém, arriscamos essa hipótese: teve por desesperada a causa de Cristo e por isso não voltou ao grupo, como acontece na guerra quando se perde toda uma batalha.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

Anápolis, 28 de abril de 2014

 

 

Bibliografia

 

Sagrada Escritura

Pe. Manuel de Tuya, Bíblia comentada

Pe. Juan de Maldonado, Comentário do Evangelho de São João

Dom Duarte Leopoldo, Concordância dos Santos Evangelhos

Dom Isidro Gomá y Tomás, O Evangelho Explicado

Teofilacto, Escritos

Leôncio, Escritos

São Bernardo de Claraval, Escritos

Bíblia Sagrada, Pontifício Instituto Bíblico de Roma

Pe. Juan Leal, A Sagrada Escritura (texto e comentário)

 

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Não estava com eles”

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/ressurreicao/comentario_ressurreicao_057.htm

 

Comentários sobre a Ressurreição