Maria chorando
 

 

TENDES ALGUM PEIXE?

(Jo 21, 5)

 

“Então Jesus lhes disse: ‘Jovens, acaso tendes algum peixe?’ Responderam-lhe: ‘Não!’”

 

 

Em Jo 13, 33 Jesus Cristo chama “filhinhos” aos discípulos, aqui pela primeira e única vez chama-os de JOVENS. Não O conhecem e usa um termo geral, carente de intimidade. Ele pergunta: “... acaso tendes algum peixe?” O que se come com o pão no grego helenista. Aqui se refere aos peixes. Era como dizer-lhes: vocês pescaram algo? Jesus Cristo se apresentou sem que O chamasse, e agora se adianta e começa o diálogo. A resposta dos apóstolos foi CURTA e NEGATIVA. Pela forma da resposta revelam que não conheciam a quem lhes pergunta. Pensavam ser um comprador de peixes que queria experimentar um pedaço para conhecer a qualidade dos peixes e depois comprá-los.

“... tendes algum peixe?” Jesus Cristo não necessita de NADA de seus discípulos... prova o fato de que enquanto eles pescavam, Ele (Jesus), milagrosamente lhes prepara a comida na praia. Porém, quer Jesus a colaboração deles, como quer a nossa; e debaixo desse aspecto, podemos saciar a fome de Jesus Cristo. Porém, a comida de Jesus Cristo é fazer a VONTADE do Pai, como disse em certa ocasião aos seus discípulos (Jo 4, 34). Nós saciamos a fome de Nosso Senhor quando cumprimos a sua VONTADE, que é a mesma do Pai. Saciamos a sua fome quando exercitamos o nosso apostolado... trabalhando incansavelmente e com alegria, trazendo para Jesus Cristo, do mar desse mundo, quantos “peixes” pudermos, isto é, almas imortais e espirituais.

“Jovens”. Jesus Cristo chama os apóstolos de JOVENS, disse Eutímio, porque eram homens fortes e robustos, segundo devem ser os bons trabalhadores, ou, como disse Clemente Alexandrino, porque eram domésticos e familiares, ou, pode ser também, como um senhor superior e poderoso que fala com pessoas inferiores. Pois cabe aos superiores chamar aos inferiores de JOVENS, isto é, filhos ou adolescentes.

“Responderam-lhe: ‘Não!’” Responderam com simplicidade e brevidade que NÃO tinham peixes, antes de receber a ordem de lançar as redes no outro lado do barco. Não queriam contar àquele desconhecido o triste fracasso do trabalho realizado durante a noite.

Jesus Cristo, o Deus da paciência e do verdadeiro amor, não age com estupidez e arrogância; mas sim, inicia um diálogo respeitoso e cheio de atenção.

Ele, Jesus, se mostra familiar e lhes dá um conselho respeitoso, para que confessem que a pesca noturna fora infrutífera... muita luta e cansaço... e NENHUM peixe. Quer que eles comuniquem o “segredo” sem medo nem vergonha... Ele é o GRANDE AMIGO.

Igual TÁTICA deve seguir, com a ajuda do Espírito Santo, os que têm o cuidado de ORIENTAR as pessoas no caminho do Céu. No INÍCIO é preciso  faze-lhes perguntas familiares... saber como estão de saúde... seus trabalhos, os filhos... seus negócios, dando-lhes conselhos certos... falando mais sobre o que lhes agradam, isso para conquistar a confiança deles. E, assim, aos poucos, com paciência e sabedoria, faremos muito bem para as suas almas.

 

JESUS CRISTO REALIZOU UM FRUTUOSO APOSTOLADO COM OS APÓSTOLOS: MUITA PACIÊNCIA, BONDADE E COMPREENSÃO. FAÇAMOS O MESMO!

 

Jesus é o nosso Amigo. N’Ele os Apóstolos encontraram a sua melhor amizade. Era alguém que os amava, a quem podiam comunicar as suas penas e alegrias, a quem podiam fazer perguntas com toda a confiança.

Jesus Cristo procurou a amizade de todos os que encontrou pelos caminhos da Palestina. Aproveitava sempre o diálogo para chegar ao fundo das almas e cumulá-las de amor. E, além do seu infinito amor por todos os homens, ofereceu a sua amizade a pessoas bem determinadas: aos Apóstolos, a José de Arimatéia, a Nicodemos, a Lázaro e à sua família... Não negou ao próprio Judas o honroso título de amigo, precisamente no momento em que este O entregava às mãos dos seus inimigos.

Cristo ressuscitado é o companheiro, o Amigo. Um companheiro que se deixa ver apenas entre sombras, mas cuja realidade inunda toda a nossa vida e nos faz desejar a sua companhia definitiva. Ele, que compartilhou a nossa natureza, quer compartilhar também os nossos fardos: Eu vos aliviarei (Mt 11, 28), diz a todos. É o mesmo que deseja ardentemente que partilhemos da sua glória por toda a eternidade.

Jesus Cristo é o Amigo que nunca atraiçoa; quando vemos vê-lO, falar-Lhe, está sempre disponível, dá-nos as boas-vindas sempre com o mesmo calor, ainda que nos veja frios ou distraídos. Ele ajuda sempre, anima sempre, consola em qualquer ocasião... usa todos os meios possíveis para dialogar conosco:  “Jovens, acaso tendes algum peixe?”

A verdadeira amizade é sempre desinteressada, pois consiste mais em dar do que em receber; não procura o proveito próprio, mas o do amigo. O amigo verdadeiro não pode ter duas caras para o seu amigo; a amizade deve ser leal e sincera, exige renúncia, retidão, troca de favores, de serviços nobres e lícitos. O amigo é forte e sincero na medida em que, de acordo com a prudência sobrenatural, pensa generosamente nos outros, com sacrifício pessoal. Do amigo espera-se correspondência ao clima de confiança que se estabelece na verdadeira amizade; espera-se o reconhecimento do que somos e, quando necessário, a defesa clara e sem paliativos (falsa aparência).

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

Anápolis, 08 de maio de 2014

 

 

Bibliografia

 

Sagrada Escritura

Pe. Manuel de Tuya, Bíblia comentada

Dom Isidro Gomá y Tomás, O Evangelho explicado

Pe. Juan de Maldonado, Comentário do Evangelho de São João

Eutímio, Escritos

São Josemaría Escrivá, É Cristo que passa

Clemente Alexandrino, Escritos

Pe. Juan Leal, A Sagrada Escritura (texto e comentário)

Pe. Francisco Fernández Carvajal, Falar com Deus

 

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Tendes algum peixe?”

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/ressurreicao/comentario_ressurreicao_071.htm

 

Comentários sobre a Ressurreição