Maria chorando
 

 

FOI ESTA A TERCEIRA VEZ

(Jo 21, 14)

 

“Foi esta a terceira vez que Jesus se manifestou aos discípulos, depois de ressuscitado dos mortos”.

 

 

“Foi esta a terceira vez”. A TERCEIRA das que São João narra (Jo 20, 19-29). Alguns crêem que São João dá a entender com isso que sua aparição (Jesus Cristo) precedeu às outras na Galiléia (comentam Bernard e Braun).

Santo Agostinho comenta: “Não devemos tomar o número três como contagem das aparições, mas como contagem dos dias em que se deram as aparições. No primeiro dia ressuscitou. No dia oitavo o discípulo Tomé viu e acreditou. Hoje deu-se o caso dos peixes. O Evangelho não diz quantos dias tinham já passado, quando se deu esta aparição. De fato, no primeiro dia não apareceu só uma vez como se prova pelo testemunho de todos os Evangelhos. Conforme já se observou, as aparições devem contar-se segundo os dias. Esta é a terceira. A primeira compreende a série de aparições a várias pessoas, no próprio dia da ressurreição. A segunda deu-se oito dias depois. Esta é a terceira, e assim se contam todas as vezes que resolveu aparecer até ao dia quadragésimo, no qual subiu ao céu, embora nem todas as coisas estejam escritas”.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

Anápolis, 12 de maio de 2014

 

 

Bibliografia

 

Sagrada Escritura

Pe. Manuel de Tuya, Bíblia comentada

Pe. Juan de Maldonado, Comentário do Evangelho de São João

Bernard, Escritos

Braun, Escritos

Santo Agostinho, Escritos

Pe. Juan Leal, A Sagrada Escritura (texto e comentário)

 

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Foi esta a terceira vez”

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/ressurreicao/comentario_ressurreicao_080.htm

 

Comentários sobre a Ressurreição