Maria chorando
 

 

SEGUE A ALEGRIA AO PRANTO

(Lc 24, 34)

 

“É verdade! O Senhor ressuscitou”.

 

O Senhor ressuscitou! Segue a alegria ao pranto. Trinta e três anos de vida penosa, de trabalhos e sacrifícios sem número, precederam à ressurreição de Jesus Cristo. Num instante agora fecharam-se as chagas do corpo desfigurado, brilhando este em formosura sobrenatural. Cessou a dor para sempre e o antigo sofrimento só serve para maior glória de Jesus Cristo.

Quatro distinções apresenta, com Jesus, todo o corpo glorificado. É imortal, não tendo de recear nada da morte; espiritualizado, podendo penetrar os corpos mais duros, como Jesus passou pela porta fechada; veloz, não havendo distância alguma para Ele como não há distância para o pensamento; claro, qual outro sol.

 

MENSAGENS PARA A VIDA

 

1.ª mensagem: O sol brilha mais forte depois da tempestade.

 

Para ressuscitar glorioso, Nosso Senhor teve que passar pela “tempestade” da Sagrada Paixão.

Quem quiser entrar na glória eterna deve carregar as cruzes de cada dia sem desanimar nem murmurar: “A cruz é pesada, mas que importa? Depressa me aliviará Deus de seu peso e em troca dela me dará o descanso eterno” (Pe. Alexandrino Monteiro).

 

2.ª mensagem: O Senhor ressuscitou para não mais morrer.

 

Cessou a dor do Salvador para sempre.

Para sermos glorificados com Jesus Cristo, devemos segui-lo no caminho da cruz e não nos prazeres da terra: “O que são os gozos da terra comparados aos infinitos do céu?” (Frei Pedro Sinzig).

 

3.ª mensagem: Não é uma lenda.

 

O Senhor ressuscitou verdadeiramente. Se não tivesse Jesus ressuscitado, vã teria sido sua Encarnação, e sua morte não teria dado vida aos homens.

Seguimos um Deus vivo... não um “deus de mentira”. É muito perigoso voltar as costas para um Deus que nos ama apaixonadamente: “É altamente consolador ser amado por Deus, mas também é assustador ser amado por Deus e não O amar” (Pe. Luiz Fernando Cintra).

 

4.ª mensagem: A nossa fé não é vã.

 

Seguimos e adoramos um Deus ressuscitado: “Se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa fé” (1 Cor 15, 17).

O que se pode esperar de um “deus” morto? Jesus Cristo, nosso Deus e Salvador, não é morto, é um vivo: “Procurais Jesus Nazareno, o crucificado. Ressuscitou, não está aqui” (Mc 16, 6).

 

5.ª mensagem: Descruzar os braços.

 

A ressurreição do Senhor é um convite para as pessoas ressuscitarem espiritualmente: “Ó Cristo ressuscitado, convosco também nós devemos ressuscitar. Desaparecestes das vistas dos homens e devemos nós seguir-vos” (Bem-aventurado John Henry Newman).

 

6.ª mensagem: Desapego.

 

Quem ressuscitou com Jesus Cristo não pode viver apegado às coisas caducas e passageiras desse mundo: “Se ressuscitastes com o Cristo, procurai as coisas do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus; pensai nas coisas do alto, não nas da terra” (Cl 3, 1-2).

 

7.ª mensagem: Vida nova em Jesus Cristo.

 

Aquele que ressuscitou verdadeiramente com Jesus Cristo deve abandonar as fraquezas do velho homem para buscar a vida nova em Cristo: “Ensinai-nos a buscar as coisas do alto, testemunhando que vos pertencemos, que o nosso coração ressuscitou convosco e em vós está escondida a nossa vida” (Bem-aventurado John Henry Newman).

 

8.ª mensagem: Não voltar as costas para as alegrias eternas.

 

Quem está com Cristo ressuscitado não pode desprezar a felicidade do céu: “A necessidade de ocupar com as realidades terrenas não deve impedir os ressuscitados com Cristo de terem o coração voltado para as realidades eternas, únicas definitivas” (Pe. Gabriel de Santa Maria Madalena).

 

9.ª mensagem: Abrir o coração para o Senhor ressuscitado.

 

Jesus Cristo veio para nos salvar... é grande ingratidão abandonar o amor do Salvador. Somente n’Ele encontramos alegria, alimento, segurança..:“Ó Páscoa divina, que desces do céu à terra e da terra sobes, de novo, ao céu!... De todos és alegria, honra, alimento e delícia. Por ti foram dissipadas as trevas da morte, a todos estendeu-se a vida, abriram-se as portas do céu. Mostrou-se Deus como homem e o homem foi feito Deus...” (Santo Hipólito de Roma).

 

10.ª mensagem: Ser fiel a Jesus ressuscitado.

 

Se tanta glória, com razão, esperamos para o nosso corpo, quanto não terá Deus reservado à nossa alma, se O servirmos fielmente na terra? “Sê grato e fiel a Jesus, que tanta felicidade te conquistou. Anima-te com estes pensamentos nas horas de sofrimentos e desgostos” (Frei Pedro Sinzig).

 

OBS: Essa pregação não está concluída; assim que “surgirem” novas mensagens as acrescentaremos.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

Anápolis, 20 de abril de 2017

 

Bibliografia

 

Sagrada Escritura

Pe. Alexandrino Monteiro, Raios de luz

Frei Pedro Sinzig, Breves meditações para todos os dias do ano

Pe. Gabriel de Santa Maria Madalena, Intimidade Divina

Pe. Luiz Fernando Cintra, A misericórdia divina

Bem-aventurado John Henry Newman, Maturidade cristã

Santo Hipólito de Roma, Das orações dos primeiros cristãos

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP(C).

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP(C). “Segue a alegria ao pranto”

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/ressurreicao/comentario_ressurreicao_087.htm

 

Comentários sobre a Ressurreição