Maria chorando
 

 

O GRANDE AMOR DE SANTA MARIA MADALENA

(Jo 20, 14)

 

“... voltando-se, ela lhe diz em hebraico: ‘Rabbuni!’, que quer dizer “Mestre’”.

 

 

MENSAGENS PARA A VIDA

 

1.ª mensagem: Amor verdadeiro.

 

O amor de Santa Maria Madalena por Jesus Cristo era verdadeiro... não ficou afastada, olhando de longe, ouvindo notícias... mas foi até ao sepulcro para encontrar o Mestre.

O nosso amor pelo Senhor é verdadeiro? Imitamos o exemplo de Santa Maria Madalena visitando o Salvador, não no sepulcro, mas no sacrário? “Quem ama, visita a pessoa amada. Onde mora Jesus todos o sabemos. A sua casa salienta-se de todas as mais. Talvez passemos, muitas vezes ao dia, por diante da sua porta para irmos visitar um amigo, e deixamos Jesus só, no seu palácio, sem irmos cumprimentá-lo com um – Bendito e louvado seja!” (Pe. Alexandrino Monteiro).

 

2.ª mensagem: Nosso Senhor recompensa quem o busca.

 

Santa Maria Madalena enfrentou todas as dificuldades, obstáculos e perigos para encontrar o Senhor no sepulcro. Foi recompensada! Com voz clara, conhecida, Jesus chama-a pelo nome: “Maria!” (Jo 20, 16).

Nosso Senhor não despreza nem abandona quem o busca com sinceridade e de coração... mas o chama para perto de si, para uma amizade verdadeira e duradoura: “Amai o Senhor Deus seus santos todos, ele guarda com carinho seus fiéis” (Sl 30, 24).

 

3.ª mensagem: A voz de Jesus é uma “flecha”.

 

A voz de Nosso Senhor penetrou como uma “flecha” no coração da Santa fazendo-a conhecer seu Mestre.

Quem ama a Jesus Cristo permanece com o coração “aberto” e aceita com docilidade as palavras d’Ele. Sabe que o Mestre só diz a verdade que liberta; por isso, é muito fácil conhecê-lo: “Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (Jo 8, 31-32).

 

4.ª mensagem: Jesus trata com carinho o pecador arrependido.

 

Santa Maria Madalena foi uma pecadora “profissional”, terrível e rebelde... Mas, agora, convertida, é tratada com extrema bondade por Jesus Cristo.

Feliz do pecador que se arrepende de todos os pecados e busca com sinceridade o Deus Amor... Ele o acolhe com bondade e não o despreza: “... coração contrito e esmagado, ó Deus, tu não desprezas” (Sl 50, 19).

 

5.ª mensagem: Arrependimento, sim; desespero, não.

 

Santa Maria Madalena pecou muito... vivia na “sarjeta”... “carregava” sete demônios (Lc 8, 2). Não se desesperou, mas confiou em Jesus Cristo!

Quem sabe somos piores que ela? Nem assim o Salvador nos rejeita... se formos a Ele arrependidos. O Senhor não quer o nosso desespero; mas sim, o arrependimento: “Este pecado de desespero desagrada-me (Deus) e prejudica os homens mais do que todos os outros males. É o mais prejudicial pelo seguinte: os demais vícios são cometidos pelo incentivo de algum prazer; deles a pessoa pode, portanto, arrepender-se e obter o perdão. No pecado de desespero o homem não é movido por fraqueza alguma. O ato de desesperar-se não inclui debilidade, mas somente intolerável dor. Quem desespera, despreza minha misericórdia (Deus) e julga que seu pecado é maior que minha bondade (Deus). Quem faz tal pecado já não se arrepende, já não sente dor pela culpa. Poderá o responsável queixar-se do castigo recebido, mas não da ofensa cometida. Por essa razão são condenados” (Santa Catarina de Sena, O Diálogo).

 

OBS: Essa pregação não está concluída; assim que “surgirem” novas mensagens as acrescentaremos.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

Anápolis, 14 de maio de 2017

 

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP(C).

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP(C). “O grande amor de Santa Maria Madalena”

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/ressurreicao/comentario_ressurreicao_095.htm

 

Comentários sobre a Ressurreição