Maria chorando
 

 

CONSOLAÇÃO E PROVAÇÃO

(Jo 20, 17)

 

“Não me toques...”

 

 

MENSAGENS PARA A VIDA

 

1.ª mensagem: Jesus consola.

 

Nosso Senhor, em Mt 28, 9, deixa que as mulheres abracem os seus pés: “Elas, aproximando-se, abraçam-lhe os pés...”.

O nosso Deus é o Deus consolador... o Senhor que trata com carinho e atenção os filhos fiéis e desejosos do seu amor: “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Pai das misericórdias e Deus de toda consolação que nos consola em todas as nossas tribulações, para que, com a consolação que recebemos de Deus, possamos consolar os que estão passando por tribulações” (2 Cor 1, 3-4).

 

2.ª mensagem: Jesus permite as provações.

 

Em Jo 20, 17, Nosso Senhor Jesus Cristo proibiu que Santa Maria Madalena o tocasse: “Não me toques...”

Jesus Cristo nos consola... e também permite que sejamos provados, visando, porém, o nosso maior bem: “Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações” (Tg 1, 2).

 

3.ª mensagem: Não se queixar diante das provações.

 

Santa Maria Madalena não se irritou nem desanimou diante da proibição de Jesus Cristo; mas permaneceu confiante no Senhor.

Nem sempre compreendemos os caminhos de Deus e as “chuvas” de provações. Continuemos, então,  a amar o Senhor sem nos queixar... abraçando com docilidade a Providência divina: “Só vós, meu Deus, sois infinitamente sábio e prudente. Na vossa sabedoria, determinastes todos os acontecimentos de minha vida, do primeiro até o último. Todas as coisas determinastes do mais perfeito modo”(Bem-aventurado John Henry Newman).

 

4.ª mensagem: Obedecer a Deus durante as provações.

 

Jesus Cristo abrevia o tempo da aparição, mandando Santa Maria Madalena avisar aos Apóstolos sobre a sua ressurreição... e a santa obedeceu a ordem do Senhor sem murmurar: “Maria Madalena foi anunciar aos discípulos...” (Jo 20, 18).

Muitas pessoas se revoltam diante das provações que surgem pelo caminho e voltam as costas para Deus. Deus castiga aquele que ama! Perseveremos unidos ao Senhor, principalmente na provação: “Apesar de tudo, agradeçamos ao Senhor nosso Deus que nos põe à prova como a nossos pais. Lembrai-vos do que ele fez a Abraão, de como provou Isaac, do que aconteceu a Jacó na Mesopotâmia da Síria, quando pastoreava as ovelhas de Labão, irmão de sua mãe. Como ele os provou para sondar os seus corações, assim também não está se vingando de nós, mas, para advertência, o Senhor açoita os que dele se aproximam” (Jt 8, 25-27).

 

5.ª mensagem: Interromper a oração para atender ao próximo.

 

Santa Maria Madalena estava dialogando com Nosso Senhor Jesus Cristo... a pedido do Senhor, interrompeu o diálogo para dizer aos Apóstolos o que Ele havia mandado: “Vai, porém, a meus irmãos e dize-lhes...” (Jo 20, 17).

Às vezes o Senhor quer que interrompamos ocupações boas e mesmo o seu serviço (oração), para atender à necessidade ou utilidade do próximo: “Deve-se preferir o serviço dos pobres a tudo o mais e prestá-lo sem demora. Se na hora da oração, for necessário dar remédio ou auxílio a algum pobre, ide tranquilos, oferecendo a Deus esta ação como se estivésseis em oração. Não vos perturbeis com angústia ou medo de estar pecando por causa do abandono da oração em favor do serviço dos pobres; Deus não é desprezado, ser por causa de Deus, dele nos afastamos; quer dizer, interrompemos a obra de Deus, para realizá-la de outro modo. Portanto, ao abandonardes a oração a fim de socorrer a algum pobre, isto mesmo vos lembrará que o serviço é prestado a Deus” (São Vicente de Paulo).

 

OBS: Essa pregação não está concluída; assim que “surgirem” novas mensagens as acrescentaremos.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

Anápolis, 16 de maio de 2017

 

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP(C).

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP(C). “Consolação e provação”

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/ressurreicao/comentario_ressurreicao_096.htm

 

Comentários sobre a Ressurreição