Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

12ª Meditação

 

Cristo ressuscitado, Deus vivo

 

 

Alegremo-nos! Hoje é domingo de Páscoa, o Senhor ressuscitou: Ele não está aqui, pois ressuscitou, conforme havia dito (Mt 28, 6).

Jubilemo-nos! Hoje é Páscoa, aquele que jazia no túmulo agora vive: É Páscoa, a Páscoa do Senhor… Não figura, não história, não sombra, mas a verdadeira Páscoa do Senhor… (Santo Hipólito de Roma, Das orações dos primeiros cristãos, 44).

Cantemos alegremente! Nosso Senhor ressuscitou glorioso! Hoje é Páscoa: Ó Jesus ressuscitado dos mortos por divino poder, abristes para nós a eternidade e nos ensinastes os caminhos da vida… (São Boaventura, O lenho da vida 34-35, Obr.  Mist., pp. 113-114).

O Amor Eterno não está mais no sepulcro, Ele ressuscitou! Corramos então apressadamente ao Seu encontro sem temer a escuridão das tentações, da secura espiritual, do desânimo, do pessimismo, etc. O desejo ardente de contemplarmos a luz deverá ser mais forte do que a escuridão.

O Doce Amigo não está mais no sepulcro! Saiamos com entusiasmo ao Seu encontro... que a “pedra” das críticas, invejas, calúnias, perseguições, etc., não obstaculize o nosso caminho, mas que a removamos com o nosso fervor.

O Imaculado Cordeiro está vivo, Ele ressuscitou! Busquemo-Lo de coração, jamais duvidemos das suas santas Palavras.

Exultemo-nos, porque adoramos e servimos a um Deus ressuscitado: Põe teu dedo aqui e vê minhas mãos! Estende tua mão e não sejas incrédulo, mas crê! ‘Respondeu-lhe Tomé: ‘Meu Senhor e meu Deus (Jo 20, 27-28).

A pedra não está mais tapando a entrada do túmulo... a terra treme e o Rei Imortal ressuscita glorioso.

Cristo ressuscitou! Seu triunfo foi total! Ele venceu a morte para nunca mais morrer... venceu os inimigos para não mais ser crucificado no Calvário.

Não deixemos para amanhã o que se pode fazer hoje. Corramos ao encontro do Rei triunfante, prostremo-nos por terra, abracemos com devoção os seus pés e O adoremos (Cfr. Mt 28, 9).

Adoremos o Deus vivo! A ressurreição de Cristo Jesus enche o nosso coração da verdadeira alegria e tira da alma a nuvem da tristeza: A ressurreição de Cristo abre a mansão dos mortos… é vida para os mortos, perdão para os pecadores, glória para os santos (Dos Sermões de São Máximo de Turim, bispo).

Não sejamos apenas admiradores de Cristo ressuscitado, mas O imitemos na ressurreição. Assim como Ele saiu glorioso do sepulcro, saiamos também nós do túmulo do pecado deixando a escuridão do túmulo, isto é, os vícios. Vivamos continuamente com a graça santificante na nossa alma.

Alegremo-nos! Cristo ressuscitou! Unamo-nos a Ele e jamais O deixemos.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP(C).

Anápolis, 16 de abril de 2006

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP(C).

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP(C). “Cristo ressuscitado, Deus vivo”.

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/meditacoes/ressurreicao/meditacao_r_012.htm

 

Escolher outro tema