Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

14ª Meditação

 

Cristo ressuscitado, aquecedor dos corações

 

 

Não ardia o nosso coração quando ele nos falava? (Lc 24, 32).

Felizes de vocês, discípulos de Emaús, que conversaram amigavelmente com o Senhor da vida e que tiveram o coração atingido pelo fogo do amor que saiu da fornalha ardente de caridade.

Se quisermos que o nosso pobre coração, tão frio e indiferente, arda de alegria, viremos as costas para a voz do mundo e dialoguemos piedosamente com Jesus Cristo. Assim como o fogo reduz em cinza a palha seca, a conversação com o Senhor inflama o coração sedento de Seu amor.

Abramos o nosso coração e tiremos dele toda a “água turva”, isto é, tudo aquilo que não agrada a Nosso Senhor; somente assim o mesmo será aquecido pelo fogo Divino.

Se quisermos que o nosso coração seja uma brasa em nosso peito, desapeguemo-nos de tudo aquilo que o mundo oferece e dialoguemos continuamente com Cristo Jesus, fogo Divino.

O diálogo com as criaturas deixa o coração frio e vazio, enquanto que o diálogo com Cristo o deixa em chamas.

Dialogar com Cristo! Que tempo bem empregado! Que momento de felicidade e paz... é a criatura que mergulha no Infinito.

É preciso ouvir o Senhor, ouvi-Lo sempre; que feche a nossa boca e abra o nosso coração para o fogo Divino, e ele arderá de dor e de amor: de amor por ter encontrado a fonte da verdadeira alegria, e de dor por ter perdido tanto tempo com as criaturas.

Aquele que ouve com atenção o Senhor receberá contínua consolação: Bem-aventurada a alma que ouve falar-lhe o Senhor e de sua boca recebe palavras de consolação! (Tomás de Kempis).

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP(C).

Anápolis, 20 de abril de 2006

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP(C).

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP(C). “Cristo ressuscitado, aquecedor dos corações”.

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/meditacoes/ressurreicao/meditacao_r_014.htm

 

Escolher outro tema