Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

19ª Meditação

 

Cristo ressuscitado, “colírio” para os “cegos”

 

 

“Simão Pedro, ouvindo dizer ‘É o Senhor!’ vestiu sua roupa – porque estava nu – e atirou-se ao mar” (Jo 21, 7).

São Pedro estava tranquilo na barca, mas quando ouviu o apóstolo do amor dizer que era Jesus Cristo, o Senhor, o mesmo não se conteve; cheio de fé vestiu a sua roupa e lançou-se ao mar.

Olhemos para Simão Pedro e imitemos a sua fé. Ele não quis esperar pela barca, penso que a mesma estava devagar, então resolveu chegar à praia nadando. Às vezes pode acontecer que convivemos com pessoas que acreditam em Deus, sabe que Ele existe, mas não fazem nenhum esforço para se aproximar d’Ele; diante dessa lentidão, precisamos “pular do barco”, isto é, tomarmos uma decisão de afastar desse tipo de gente que “cozinha o galo” em fogo lento, e “nadarmos” corajosamente ao encontro de Cristo.

Contemplemos a São Pedro e imitemos a sua fé. Quando ficou sabendo que era o Senhor que estava na praia, o mesmo ignorou os perigos oferecidos pelo mar e se atirou nas águas.

Sabemos que Cristo é tudo para nós, e que a nossa vida sem Ele não tem sentido; então, cheios de amor, fé e coragem, enfrentemos todos os obstáculos que surgirem à nossa frente, principalmente as “ondas” agitadas desse mundo, “oceano” furioso; olhemos para Ele, não para a “profundidade” das perseguições e para os “monstros” das calúnias. Com os olhos em Cristo Jesus jamais afundaremos, porque Ele sustenta aquele que n’Ele confia.

Não nos contentemos só em saber que o Senhor existe, ou então de o contemplarmos de longe, mas corramos ao seu encontro com o nosso coração escancarado e com a nossa alma desejosa de amá-lo acima de tudo e de todos; se o nosso coração estiver cheio de amor por Ele, nada nos impedirá: “Se alguém, com efeito, pretende chegar a um determinado lugar, não há obstáculo algum no caminho que o faça desistir de chegar aonde deseja” (São Gregório Magno, Das Homilias sobre os Evangelhos).

Cristo Jesus, Amor Eterno, nos convida continuamente a aproximarmos d’Ele; apressemo-nos então sem olhar para o “ouro” e para a “prata” que o mundo oferece… não nos distraiamos jamais com os aplausos ou com os xingos, mas olhemos somente para Cristo, e assim não nos desviaremos do verdadeiro caminho: “Nenhuma prosperidade sedutora nos iluda. Insensato seria o viajante que, contemplando a beleza da paisagem, se esquece de continuar sua viagem até o fim” (São Gregório Magno, Das Homilias sobre os Evangelhos).

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP(C)

Anápolis, 07 de maio de 2006

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP(C).

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP(C). “Cristo ressuscitado, “colírio” para os “cegos”.

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/meditacoes/ressurreicao/meditacao_r_019.htm

 

Escolher outro tema