Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

21ª Meditação

 

Cristo ressuscitado, Senhor verdadeiro

 

 

“… a pedra fora retirada do sepulcro” (Jo 20, 1).

Nada para admirar!  Nenhuma novidade! O Senhor da vida não mente, Ele já havia dito que ressuscitaria ao terceiro dia; prostremo-nos diante do Senhor Glorioso!

O sepulcro está vazio! O Rei Imortal ressuscitou para nunca mais morrer… a pedra que fechava o sepulcro foi removida definitivamente.

O Rei Imortal e Glorioso caminha e nos convida a segui-lo. Aquele que quiser entrar na Pátria Eterna deverá viver tudo o que Ele ensinou; só haverá alegria após a morte se vivermos unidos a Ele.

Não nos iludamos; o Senhor ressuscitou após ter sofrido a dolorosa Paixão e morte na cruz.

Quem quiser ressuscitar com Nosso Senhor deve percorrer com alegria o caminho estreito, esse é o caminho que leva ao céu; não existem dois caminhos para a Glória Eterna, mas somente um: o caminho estreito.

Sigamos o Rei Imortal, Ele não está mais no sepulcro.

Segui-lo? Como?

Renunciando tudo aquilo que prende o nosso coração às coisas terrenas. Quem vive seguindo as máximas do mundo ainda está no fundo do túmulo e coberto por grandes pedras.

Uma joia, por mais bela e rara que seja, se estiver coberta de lama, jamais mostrará a sua beleza. O mesmo acontece com aquela pessoa que deseja ardentemente ser santa… se a mesma não cortar radicalmente as cordas que a prende às coisas do mundo, jamais brilhará, isto é, jamais ressuscitará espiritualmente.

Depois da tempestade o sol brilha mais forte; e a vida espiritual daquele que renuncia tudo por amor a Deus brilhará com mais intensidade.

Não nos enganemos… para ressuscitar com Cristo Jesus é preciso sair do túmulo, isto é, renunciar as coisas passageiras.

Sigamos o Amado Cordeiro, Ele não está mais no sepulcro.

Segui-lo? Como?

Mortificando o nosso corpo.

Uma pérola só mostra a sua beleza depois de polida; também uma pessoa só mostra a sua grandeza espiritual depois de mortificar o seu corpo. Aquele que vive agradando continuamente o corpo, com certeza não consegue pensar na Vida Eterna, em Deus.

Quem mima o corpo torna-o escravo das paixões e prende-o no fundo do túmulo: “É por demais lastimoso, Senhor, que almas a quem vos chegais tão intimamente vos abandonam para voltar às coisas da terra e a elas se apegarem” (Santa Teresa de Jesus, Caminho 16, 8-10).

O nosso corpo pede sempre o mais fácil, cômodo e relaxado; é preciso negá-lo sempre, porque aquele que não domina o corpo acaba sendo esmagado por ele.

Segui-lo? Como?

Abandonando o mundo e suas máximas.

Quem vive mergulhado na lama do mundo não consegue enxergar a Luz Eterna.

Para seguir a Cristo Jesus é preciso se desapegar do mundo e de suas máximas, é preciso caminhar livre de tudo aquilo que o mundo oferece.

Aquele que faz amizade com o mundo torna-se inimigo de Cristo Jesus; um coração que ama o mundo não é amado por Nosso Senhor (1 Jo 2, 15).

Permanece no fundo do túmulo, aquele que serve o mundo e que segue as suas máximas; o peso das vaidades e das paixões vergonhosas não o deixa ressuscitar na vida espiritual.

O mundo é uma grande pedra que pesa sobre os ombros daquele que deseja seguir a Cristo; ou a joga fora, ou então ficará estacionado para sempre na mediocridade.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP(C)

Anápolis, 27 de agosto de 2006

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP(C).

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP(C). “Cristo ressuscitado, Senhor verdadeiro”.

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/meditacoes/ressurreicao/meditacao_r_021.htm

 

Escolher outro tema