Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

22ª Meditação

 

Cristo ressuscitado, cumpre o que prometeu

 

 

“E eis que Jesus veio ao seu encontro e lhes disse: ‘Alegrai-vos’” (Mt 28, 9).

O túmulo está vazio, o Senhor vive, Ele ressuscitou como havia prometido.

Ele, o Senhor da vida aparece às mulheres e lhes diz: “Alegrai-vos” (Mt 28, 9).

A Alegria Eterna diz às mulheres que agora não é mais necessário se entristecerem ou chorar; mas sim, de se alegrarem, porque Ele ressuscitou, Ele está vivo.

Sim! Como é agradável ouvir da boca de Nosso Senhor esse convite: “Alegrai-vos” (Mt 28, 9).

Jesus é a Fonte da verdadeira alegria, corramos ao seu encontro para saciar a nossa sede: “Eu sou cada dia mais feliz, pois sou de nosso Senhor. Ele me dá a felicidade… o amor a Jesus dá força e alegria” (Santa Teresa dos Andes, Carta 128), e: “Viver sempre muito alegres. Deus é alegria infinita” (Idem, Carta 101).

Não pode existir tristeza num coração que bebe da verdadeira Fonte. Alegrai-vos! O Senhor nos convida à verdadeira alegria, não deixemos para amanhã, mas aproximemo-nos d’Ele hoje.

Será que existe verdadeira alegria longe de Cristo Jesus? Claro que não! Ele é Alegria Infinita, Ele é o oceano da verdadeira felicidade; mergulhemos então n’Ele e a nossa alma viverá em contínua primavera.

Como vive em completa ilusão, aquele que trás apenas o rótulo de católico, mas nem conhece o seu Salvador! É possível tirar água de uma cisterna que ainda não foi furada? Não! Será que alguém pode viver a verdadeira alegria sem conhecer a sua fonte que é Cristo Jesus? Claro que não!

Santo Agostinho escreve: “Porque temais em percorrer sempre os caminhos penosos e fatigantes? O repouso não está onde o procurais; sem dúvida procura-o, mas não onde se acha: buscais a felicidade na região da morte; ela está noutra parte. Como poderia a vida feliz encontrar-se onde nem mesmo se encontra a verdadeira vida?”

Cristo Jesus disse às mulheres: “Alegrai-vos” (Mt 28, 9).

Se quisermos possuir a verdadeira alegria, esvaziemos o nosso coração de tudo o que é apego e pecado, somente assim Cristo inundará o nosso interior da mais pura felicidade: “Aquele que é a vida, a nossa vida, desceu ao meio de nós. Só n’Ele, em Cristo Jesus, se encontra o princípio da vida, a fonte da paz” (Santo Agostinho).

Engana-se aquele que vira as costas para Cristo Jesus, Fonte da alegria, e corre para o mundo, deserto árido, com a intenção de encontrar a felicidade; esse viverá sempre inquieto e triste, porque o mundo não pode dar a verdadeira alegria: “Vi que a felicidade no mundo não existe, sempre seu trato me deixa um vazio que Nosso Senhor enche por completo quando estou com Ele na igreja” (Santa Teresa dos Andes, Carta 20).

A Fonte da verdadeira alegria disse às criaturas sedentas: “Alegrai-vos” (Mt 28, 9). Não há mais dúvida, é a Fonte quem fala, é a Verdade quem fala, é o próprio Deus quem fala, está claro que somente n’Ele encontra-se a mais pura alegria: “Fora de Deus só há alegria efêmera e paz ilusória” (Santo Tomás de Aquino).

Cristo Jesus é Alegria Infinita, unamo-nos a Ele para nunca mais deixá-lo. Vivamos continuamente em sua presença, rezemos com devoção, trabalhemos com amor, soframos com alegria, cultivemos com zelo a vida interior e jamais deixemos que o ativismo sufoque a nossa união com Nosso Senhor: “Vida interior. Santidade nas tarefas habituais, santidade nas pequenas coisas, santidade no trabalho profissional, nas ocupações de cada dia…; santidade, para santificar os outros…  E penso, efetivamente, que correm um sério perigo de desencaminhar-se aqueles que se lançam à ação – ao ativismo!” (São Josemaría Escrivá, Amigos de Deus, 18).

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP(C)

Anápolis, 24 de setembro de 2006

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP(C).

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP(C). “Cristo ressuscitado, cumpre o que prometeu”.

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/meditacoes/ressurreicao/meditacao_r_022.htm

 

Escolher outro tema