Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

23ª Meditação

 

Cristo ressuscitado, encantador de almas

 

 

“Maria estava junto ao sepulcro, de fora, chorando” (Jo 20, 11).

Ó Maria Madalena, tu não és aquela pecadora que vivia a seduzir os homens?

Tu não és aquela mulher que passava noites e noites a serviço do mundo, do demônio e da carne?

Ó Maria, tu não és aquela mulher da qual Nosso Senhor expulsou muitos demônios?

Sim, tu és aquela mulher que seduzia os homens, mas agora conquista-os para o Senhor Onipotente.

Tu és aquela mulher das noitadas, mas agora passas as noites em oração.

Tu és aquela mulher que possuía muitos demônios, mas agora é toda de Jesus Cristo.

Ó Maria Madalena, porque essa mudança? Está claro que a Luz Eterna “passou” na sua vida, e você escancarou as portas para Ela, e assim, as trevas desapareceram.

Ó alma apaixonada! Ó Maria de Magdala! O seu amor por Cristo é grande e a sua fidelidade é extraordinária.

E agora tu choras do lado de fora do túmulo. Por que choras, ó Maria Madalena?

Sente vontade de voltar para o mundo? O desânimo aninhou no seu coração? Está com a fé abalada? Pensa que tudo foi ilusão?

Não! Nada disso! Por que então choras do lado de fora do túmulo? “Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram” (Jo 20, 13).

Sim, Maria Madalena, quem encontrou Cristo encontrou a verdadeira felicidade… quem o encontrou não sente mais atrativo pelas coisas passageiras desse mundo… quem encontrou a sua verdadeira Face jamais o esquece.

Agora, o seu coração está vazio das trevas e cheio da verdadeira Luz… Luz que suaviza, que aquece, que brilha, que consola…

Tu disseste: “Levaram o meu Senhor”. Não disse senhores… os senhores do mundo… os senhores da vida de pecado… os senhores para quem tu vendias o corpo… esses não são mais lembrados, porque agora tu encontraste o verdadeiro Senhor, aquele que enche a sua alma da verdadeira felicidade, da paz mais pura…

Agora, tu não choras mais pelos amores deixados no mundo; mas sim, pelo verdadeiro Amor, aquele Amor que expulsou da sua alma vários demônios e colocou na mesma a paz que os antigos amores não podiam dar.

Ó Maria Madalena, no seu coração, agora, não há mais espaço para os amores desse mundo; mas sim, somente para o Amor Eterno.

Tu encontraste o verdadeiro Amor, e não quer perdê-lo, porque quem o possui “é rico de todos os bens” (Santo Afonso Maria de Ligório).

Tu choras porque o seu amor é verdadeiro… quem ama pensa na pessoa amada, não desvia o pensamento para as coisas da terra… quem ama o Eterno não se sente bem colocando o coração naquilo que hoje está vivo e amanhã já não existe.

Tu não choras de saudade dos demônios que estavam em sua alma; mas sim, chora de amor pelo Senhor que te libertou.

Quão grande é a diferença do amor dos amores do mundo com o Amor que te ama com um amor infinito!

O amor dos amores passa como o vento e trás amargura para a alma; enquanto que o amor infinito permanece para sempre.

Feliz de você, Maria Madalena, que chora pelo Amor Eterno… quem ama a Cristo Jesus possui a verdadeira riqueza… vive preso pelas algemas do seu amor… é um soldado que ama o seu rei… é um escravo que serve com alegria e disponibilidade o seu Senhor… quem ama a Jesus Cristo não ama o mundo; pelo contrário, vive de costas viradas para o mesmo.

Felizes lágrimas, ó Maria Madalena, felizes lágrimas as suas… lágrimas de amor, de gratidão… lágrimas de uma escrava em busca do seu Senhor.

São Francisco de Sales diz “que a santidade consiste em amar a Deus de coração”. Está claro que tu, ó Santa Maria Madalena, fostes “canonizada” em vida… o seu amor está “estampado” na Sagrada Escritura… é impossível duvidar do seu amor por Nosso Senhor.

Quem ama a Deus corre no caminho da perfeição… o amor une a criatura ao seu Senhor… tu amas verdadeiramente a Cristo e não quer se apartar d’Ele… o amor cresceu e a sua amizade com Nosso Senhor se estreitou… feliz união, união do amor, do verdadeiro amor.

Ó Maria Madalena, o seu amor é verdadeiro… tu rompeste com o passado, abandonou os falsos amores para ficar com o verdadeiro Amor… quem ama não divide o coração.

O amor a Deus nunca diz basta… por isso o seu coração se tornou uma “chama”… “chama” que arde sem se apagar… “chama” permanente.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP(C)

Anápolis, 15 de outubro de 2006

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP(C).

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP(C). “Cristo ressuscitado, encantador de almas”.

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/meditacoes/ressurreicao/meditacao_r_023.htm

 

Escolher outro tema