Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

24ª Meditação

 

Cristo ressuscitado, descanso para as almas

 

 

“Levaram o meu Senhor” (Jo 20, 13).

Santa Maria Madalena não diz: “Levaram o Senhor”, mas sim: “Levaram o meu Senhor”.

Levaram o Senhor da sua alma, do seu coração, da sua vida… o Senhor que encheu a sua alma da verdadeira paz e da mais pura alegria: “Viver sempre muito alegre. Deus é alegria infinita” (Santa Teresa dos Andes).

O amor de Santa Maria Madalena para com o Senhor é autêntico; ela não quer ficar longe do Senhor que fez brilhar em sua alma mergulhada na escuridão a verdadeira luz… luz que expulsa as trevas… luz que consola… luz que fortalece.

Ela é de Cristo e ninguém ocupará o seu coração além d’Ele.

Santa Maria Madalena não chama o mundo a quem serviu durante muitos anos de senhor, e nenhum daqueles senhores com quem se prostituiu; mas sim, chama a Cristo Jesus de Senhor… Senhor a quem serve com alegria e amor… Senhor a quem ama apaixonadamente.

Ela viveu muitos anos na anarquia e na tristeza, agora encontrou o Senhor onde sua alma descansa… encontrou o Eterno onde sua alma imortal repousa… não quer mais saber das trevas nem das coisas criadas; ela, agora, não é mais escrava do pecado; mas sim, escrava do Deus Eterno… da Alegria Infinita… da verdadeira paz. O príncipe das trevas não encontra mais lugar em seu coração, mas somente o príncipe da paz (Is 9, 5).

Feliz Maria Madalena que pisou no que passa e se agarrou no Eterno; que virou o rosto para as trevas e escancarou o coração para a luz; que abandonou os senhores da terra para seguir fielmente o Senhor do céu… que deixou o limitado para seguir o Altíssimo… que desprezou o fraco para servir o Todo-poderoso… que lançou fora o prazer para se unir à verdadeira Alegria… que disse não à feiúra desse mundo para mergulhar na Formosura.

Ela ama Cristo de verdade, está presa pelas algemas do amor, do verdadeiro amor… é a sua escrava, escrava que não deseja a liberdade porque já é livre… livre porque serve o seu Senhor e não ao pecado… servir a Cristo é reinar, é viver a verdadeira liberdade, é andar por esse mundo com o coração no céu…

Que o nosso coração arda de amor por Cristo como ardia o coração de Santa Maria Madalena… que o busquemos continuamente chamando-o de meu Senhor… Senhor que cuida de nós, que nos dá o verdadeiro repouso, que nos consola nas dificuldades, que nos prende com as algemas do seu amor.

Tu és o Deus Infinito; por que havemos de buscar descanso nas coisas passageiras da terra? O que essa terra tão pobre do seu amor nos poderá oferecer?

Tu és o Deus Bondoso; abandoná-lo para repousar no coração do homem cheio do espinho da falsidade e do veneno do interesse é grande loucura. O que se pode encontrar no coração do homem? Somente inquietação… jamais o verdadeiro repouso.

Tu és o Rei do universo; por que deixar um Rei tão poderoso e rico para ser escravo de um mundo tão limitado e cheio de vícios? Somente um louco e estúpido tomaria tal decisão.

Tu és a Beleza Eterna; é grande ignorância se distanciar de Ti à procura da fealdade oferecida pelo mundo. O que o mundo oferece é fumaça e pó comparando com a sua beleza.

Tu és Pleníssimo; infeliz daquele que te abandona para buscar paz no vazio das criaturas… somente o Senhor pode satisfazer uma alma imortal.

Tu és Majestade Amabilíssima; é impossível encontrar amor fora de Ti… nesse mundo mergulhado na maldade e no ódio.

Ó Senhor, Maria Madalena recebeu “asas” de Ti para “voar” livremente no caminho da santidade… abandonou as amarras da terra para “voar” para o cume da perfeição; dai-nos também dessas “asas”, porque não queremos viver escravos desse mundo; mas sim, queremos “voar” na santidade… porque é essa a sua vontade: “Porquanto, é esta a vontade de Deus: a vossa santificação” (1 Ts 4, 3).

Ó Jesus, Rei do nosso coração… dai “asas” a ele para que possa “voar” e repousar em Ti… para encontrar repouso em Ti é preciso que ele “voe” sobre todas as criaturas sem se apegar às coisas passageiras da terra.

As coisas da terra são pesadas, e aquele que se apega a elas não “voará” para Ti… não repousará em Ti.

Maria Madalena tirou do seu coração todo o peso que a impedia de “voar” para Ti; com o coração vazio das coisas da terra ela pôde dizer com sinceridade: “Levaram o meu Senhor” (Jo 20, 13).

O seu coração estava vazio do passageiro, somente Cristo Jesus tinha lugar nele.

É encantador o amor de Santa Maria Madalena por Nosso Senhor… já não suportava ficar longe d’Ele.

Milhões perdem Jesus cometendo o pecado mortal e vivem tranquilos com a alma mergulhada nas trevas. Não se ouvem da boca dessas pessoas as palavras: “Levaram o meu Senhor”, ou então: “Perdi o meu Senhor”.

Não estão preocupadas em possuírem o Senhor Eterno na alma, porque os seus corações estão cheios dos “senhores” do mundo.

Tu és o nosso Senhor… “meu Senhor”, Senhor da nossa vida e hóspede da nossa alma… O que seria da nossa alma sem Ti? Seria um deserto sem oásis… o leito de um rio sem água… uma árvore sem folhas e frutos no meio de um campo.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP(C)

Anápolis, 30 de janeiro de 2011

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP(C).

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP(C). “Cristo ressuscitado, descanso para as almas”.

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/meditacoes/ressurreicao/meditacao_r_024.htm

 

Escolher outro tema