Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

26ª Meditação

 

Cristo ressuscitado, fonte da verdadeira alegria

 

 

“E eis que Jesus veio ao seu encontro e lhes disse: ‘Alegrai-vos’. Elas, aproximando-se, abraçaram-lhe os pés, prostrando-se diante dele” (Mt 28, 9).

Jesus ressuscitado aproximou-se das mulheres e disse-lhes: “Alegrai-vos” (Mt 28, 9).

Está claro que o Senhor é a fonte da verdadeira alegria… somente n’Ele é possível encontrar a alegria que não passa… que não cansa… que permanece para sempre.

Não foi o mundo, o demônio nem a carne que disseram para as mulheres: “Alegrai-vos”; mas sim, Jesus Cristo, Deus Bendito e Eterno.

Somente em Jesus Cristo podemos encontrar a verdadeira alegria; aquela que os inimigos da nossa alma não podem dar.

Alegria e o pecado não podem habitar num mesmo coração. Quem está em pecado mortal não possui Jesus na alma… e não pode ser feliz, porque não existe felicidade longe de Cristo, alegria infinita.

Perde precioso tempo quem busca a verdadeira alegria longe de Jesus Cristo.

Cristo disse para as mulheres: “Alegrai-vos”; depois de ter sofrido a dolorosa Paixão… de ter percorrido com a cruz às costas o caminho do Calvário e ter sido pregado nela… depois de ter saído da escuridão do sepulcro.

A verdadeira e duradoura alegria não está nas máximas e vaidades do mundo… não está no comodismo, nos vícios, na preguiça e no barulho… mas sim, “nasce” da renúncia, do desapego, do sacrifício e da fuga da ocasião de pecar. Somente aquele que abandonou o “túmulo” do pecado pode ser verdadeiramente feliz.

Jesus Cristo foi ao encontro delas… o Senhor nos oferece a verdadeira alegria; Ele não nos obriga a aceitá-la. Ele nos diz todos os dias: “Alegrai-vos”… a decisão é nossa… Ele é a mais pura alegria… mas não nos obriga!

O Senhor não mandou que as mulheres fossem buscar a alegria nas coisas passageiras e caducas desse mundo; mas sim, n’Ele: “Alegrai-vos”; como se falasse: Eu sou a fonte da verdadeira alegria… o que o mundo oferece é apenas sombra da minha alegria… a alegria do mundo passa como o vento… a minha alegria permanece.

Temos a fonte da verdadeira alegria diante de nós… ou bebemos dela, Jesus Cristo… ou, então, na fonte do mundo, inimigo da nossa alma; mas ninguém pode ficar indiferente.

Fomos criados para a felicidade… para a alegria… a alegria que nunca passa. Somente Jesus Cristo, Deus, alegria infinita, pode alegrar uma alma imortal e espiritual.

Nosso Senhor vem ao nosso encontro para nos oferecer a grande, verdadeira e pura alegria: “Alegrai-vos”; não para nos oferecer o pecado e suas tristezas. Ele quer que vivamos sempre alegres… na sua presença… com a graça santificante na alma… lutando pela salvação da nossa alma… desejosos do céu.

Jesus Cristo é a única e verdadeira alegria: “Alegrai-vos”.  Contemplem a minha face: “Alegrai-vos”. Caminho ao encontro de vocês: “Alegrai-vos”.  Estou diante de vocês com os sinais dos cravos e da lança: “Alegrai-vos”. Não estou morto no sepulcro: “Alegrai-vos”. Não existe verdadeira alegria longe de mim: “Alegrai-vos”. Vocês vieram ao sepulcro e encontraram a mais pura alegria: “Alegrai-vos”.

Quem está diante de Jesus Cristo não pode estar triste… é uma contradição monstruosa; por isso, Ele disse: “Alegrai-vos”.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP(C)

Anápolis, 27 de fevereiro de 2011

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP(C).

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP(C). “Cristo ressuscitado, fonte da verdadeira alegria”.

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/meditacoes/ressurreicao/meditacao_r_026.htm

 

Escolher outro tema