Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

31ª Meditação

 

Cristo ressuscitado, acolhedor das almas

 

 

“Jesus, aproximando-se deles, falou: ‘Toda a autoridade sobre o céu e sobre a terra me foi entregue’” (Mt 28, 18).

Nosso Senhor, o Deus do verdadeiro amor, aproximou-se de todos… dos que o adoraram e também dos que haviam duvidado. Ele quer a salvação de todos: dos que estão no caminho da luz… e daqueles que estão caminhando nas trevas.

Jesus Cristo veio para salvar, não para perder e desprezar as almas.

Quando o Salvador se aproximou, ninguém recuou nem voltou as costas para Ele… todos fixaram os olhos em Cristo ressuscitado: os que o adoraram e os que haviam duvidado.

Quem possui alguma dúvida sobre Nosso Senhor não deve se afastar d’Ele; pelo contrário, deve permanecer na sua presença… frente a frente… olhos fixos n’Ele… e o Senhor que é Bondoso o ajudará.

Jesus Cristo falou para todos… não dividiu em dois grupos: o grupo dos que acreditaram n’Ele, e o grupo dos que duvidaram d’Ele. O Senhor ama a todos, ama até as almas dos condenados ao inferno.

Diante de uma dúvida, não podemos voltar as costas para Jesus nem desviar os olhos… mas devemos olhar para Ele, e Ele nos ajudará. Nosso Senhor não despreza quem o procura.

Nosso Senhor fala-lhes com a majestade própria de Deus: “Toda a autoridade sobre o céu e sobre a terra me foi entregue” (Mt 28, 18). Jesus Cristo não se intimidou diante dos que não acreditaram… mas falou a todos.

A Onipotência, atributo exclusivo de Deus, é também atributo seu: está a confirmar a fé dos que o adoram. E, ao mesmo tempo, ensina que o poder que eles vão receber para realizar a sua missão universal, deriva do próprio poder divino.

Recordemos diante destas palavras de Cristo que a autoridade da Igreja, em ordem à salvação dos homens, vem de Jesus Cristo diretamente, e que esta autoridade, nas coisas da fé e da moral, está por cima de qualquer outra da terra (Edições Theologica).

Santo Atanásio escreve: “A Cristo foi dada toda autoridade, porque, como era homem, a recebeu com a natureza humana para comunicar a nós”, e: “Havia recebido enquanto homem, porque como Deus a tinha naturalmente” (São Gregório de Nissa e São Cirilo de Alexandria).

Jesus Cristo fala de determinada autoridade… daquela dada aos Apóstolos, isto é, da autoridade sobre seu reino espiritual para conquistá-lo… para isso foi enviado os Apóstolos.

Santo Atanásio explica: “Jesus fala desta maneira como se antes da ressurreição não tivesse autoridade semelhante, como se se tratasse de coisa nova”.

“… me foi entregue” (Mt 28, 18). Ele não fala da autoridade como que Deus tem, nem da autoridade que lhe corresponde enquanto homem; mas da que lhe compete como Redentor do mundo… que Ele ganhou com a paixão, morte e ressurreição.

O Senhor redimiu todos os homens com o seu sangue; tinha, então, o direito de reuni-los e fazê-los súditos seus.

“… sobre o céu e sobre a terra” (Mt 28, 18).Em todas as partes o Senhor tem o direito de reinar; porém, a parte desse reino que está no céu, já se encontra adquirida e pacificada; o reino que está na terra deve ser conquistado com a luta espiritual, a qual mandava os Apóstolos.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP(C)

Anápolis, 10 de setembro de 2017

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP(C).

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP(C). “Cristo ressuscitado, acolhedor das almas”.

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/meditacoes/ressurreicao/meditacao_r_031.htm

 

Escolher outro tema