Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

32ª Meditação

 

Cristo ressuscitado, o incansável

 

 

“Ide…” (Mt 28, 19).

Primeiro adoraram o Senhor: “Ao vê-lo, prostraram-se diante dele” (Mt 28, 17), depois saíram para evangelizar: “Ide…” (Mt 28, 19). Primeiro a oração… depois, muito depois… a ação. Não existe evangelização frutuosa e verdadeira sem oração. Quem ensina sem rezar, suas palavras “caem” aos seus pés e não atinge o coração dos ouvintes.

Nosso Senhor disse: “Ide…” (Mt 28, 19),  depois de ter sido adorado… primeiro é preciso adorar o Senhor… e somente depois pregar a sua Santa Palavra.

A evangelização sem oração é completamente vazia… cheia de vaidade e infrutífera; serve somente para perder tempo e “recrear” os ouvintes.

Só podemos evangelizar, “Ide…”, depois que rezarmos… depois que adorarmos o Senhor. Devemos aprender com Jesus Cristo através da oração, para depois ensinarmos com segurança e convicção para os ouvintes.

Devemos tomar cuidado com a heresia das obras.

O Papa Pio XII escreve aos sacerdotes: “É mister, contudo, advertir que o sacerdote cairá num gravíssimo perigo de erro, se, atraído e arrastado por um zelo menos ordenado, descurando a sua própria santificação, se entregar com ardor excessivo às obras exteriores do seu ministério, por louváveis que sejam. Por esse caminho não só pode arriscar a sua eterna salvação – como para si mesmo receava o Apóstolo das gentes, quando escrevia: ‘Castigo o meu corpo e reduzo-o à servidão, para que não suceda, depois de ter pregado aos outros, venha eu mesmo a ser réprobo’ (1 Cor 9, 27), - mais ainda, dado que não perca a graça divina, virá certamente a faltar-lhe aquela unção do Espírito Santo que dá às obras externas do apostolado uma admirável força e eficácia” (Encíclica “Ad Catholici Sacerdotii”, 58).

A evangelização sem vida interior, de oração e sacrifício, torna-se perigosa armadilha para o evangelizador.

A oração é um profundo alicerce para a evangelização… sem ela, o “edifício” da ação se desmorona: “A ação nada vale sem a oração” (São Josemaría Escrivá).

Jesus Cristo disse: “Ide…” (Mt 28, 19). É preciso sair para evangelizar sem abandoná-lo… é preciso caminhar na sua presença. Sem o Senhor não podemos realizar nada de bom.

Só devemos sair… se o Salvador estiver na nossa alma. Trabalhar sem Jesus é perder tempo.

O apostolado sem vida interior é um bater latas… é somente barulho… vazio total.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP(C)

Anápolis, 17 de setembro de 2017

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP(C).

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP(C). “Cristo ressuscitado, o incansável”.

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/meditacoes/ressurreicao/meditacao_r_032.htm

 

Escolher outro tema