Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

36ª Meditação

 

Cristo ressuscitado, luz para as nações

 

 

“… portanto, e fazei que todas as nações se tornem discípulos…” (Mt 28, 19).

Nosso Senhor quer que todas as nações se inclinem diante d’Ele… sigam os seus passos, obedeçam os seus ensinamentos… abram o coração somente para Ele… sejam seus discípulos, e não da carne, do mundo e do demônio.

Ser discípulo de Jesus Cristo é seguir somente a Ele, Verdade Eterna; é afastar do coração tudo o que lhe desagrada… é amá-lo sobre todas as coisas, com todo o coração, alma… é não dividir o coração com o que passa e com aquilo que é caduco… ser discípulo do Salvador é caminhar na sua presença… é enfrentar os ventos contrários sem desanimar, é derramar o sangue por Ele, caso seja necessário.

Ser discípulo do Senhor é pisar com coragem e violência o respeito humano… é expulsar do coração a mediocridade… é lançar fora a tibieza e “abraçar” com força o fervor.

“… portanto, e fazei que todas as nações se tornem discípulos…” (Mt 28, 19).

Para ser discípulo do Salvador é preciso desapegar o coração de tudo aquilo que o desagrada, e carregar as cruzes de cada dia com paciência e alegria: “Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome cada dia sua cruz e siga-me” (Lc 9, 23).

Quem foge da cruz não pode ser discípulo de Jesus Cristo…  porque o Senhor viveu mergulhado num oceano de dores, e o seu discípulo não pode ser diferente.

Não basta tomar a cruz para ser discípulo do Salvador, mas é preciso segui-lo com fidelidade pelo caminho da perfeição… é preciso suportar o peso da cruz com paciência até o último suspiro. Aquele que briga com a cruz deixa de ser discípulo do Salvador e será “esmagado” por ela.

É preciso dizer a todos que fora do caminho estreito é impossível alguém ser discípulo de Nosso Senhor. Quem busca o comodismo, a “poltronice”, a vida fácil e preguiçosa… caminha longe do Senhor.

O verdadeiro discípulo do Salvador não se revolta contra a cruz, mas abraça-a com amor… suporta com alegria as dificuldades, provações e obstáculos. Aquele que foge da cruz não pode ser seguidor de Cristo, porque percorre o caminho da morte espiritual: “… quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la” (Lc 9, 24).

Não é fácil ser discípulo do Senhor; para segui-lo é preciso voltar as costas para a carne, o mundo e o demônio: “Entrai pela porta estreita, porque largo e espaçoso é o caminho que conduz à perdição. E muitos são os que entram por ele. Estreita, porém, é a porta e apertado o caminho que conduz à Vida. E poucos são os que o encontram”(Mt 7, 13-14).

Quem é escravo do mundo e segue suas máximas não pode ser discípulo de Jesus Cristo…  aquele que segue o mundo recebe o aplauso do mundo. O discípulo do Senhor deve pisar as glórias do mundo e tapar os ouvidos para os seus aplausos. Aquele que transformou o coração num depósito de lixo caminha nas trevas, longe da Luz Eterna… e para ser discípulo de Jesus é preciso esvaziá-lo… o Senhor não habita num coração dividido… Ele é um Deus ciumento.

O discípulo de Cristo vive no mundo, mas não segue as suas máximas… somente a Lei do Senhor é aceita no seu coração. O seu coração é somente do Senhor.

Para ser discípulo do Salvador é preciso expulsar do coração a vaidade e o desejo de grandeza… de ser servido e elogiado. O Senhor veio para servir… e quem quiser ser o seu discípulo deve imitá-lo… sendo servo e escravo do próximo: “Quem quiser ser entre vós o primeiro, faça-se vosso escravo” (Mt 20, 27).

“… portanto, e fazei que todas as nações se tornem discípulos…” (Mt 28, 19).

Muitos não aceitam seguir a Cristo, porque para segui-lo é preciso servir… ser generoso e “escravo” do próximo. O Senhor não aceita egoísta no seu “exército”.

Somente aquele que sabe servir pode ser discípulo de Jesus, porque o discípulo não é maior que o Mestre… e o Mestre foi servo de todos.

Aquele que quiser ser discípulo de Jesus deve aceitar as suas exigências, ser: luz, servo, generoso, puro, humilde, fiel, caridoso… amigo do bem.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP(C)

Anápolis, 15 de outubro de 2017

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP(C).

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP(C). “Cristo ressuscitado, luz para as nações”.

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/meditacoes/ressurreicao/meditacao_r_036.htm

 

Escolher outro tema