Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

37ª Meditação

 

Cristo ressuscitado, “porta” da verdadeira liberdade

 

 

“… portanto, e fazei que todas as nações se tornem discípulos…” (Mt 28, 19).

Seguir a Cristo Jesus não é fácil… o Senhor é o Deus do amor… do amor exigente… do amor que não bajula; mas sim, que exige a mudança de vida: “Quem ama seu pai ou sua mãe mais que a mim, não é digno de mim. Quem ama seu filho mais que a mim, não é digno de mim… E quem perder sua vida por minha causa, reencontrá-la-á” (Mt 10, 37. 39).

O Senhor oferece tudo, mas exige uma mudança de vida total dos seus discípulos. Ele não aceita pessoas medíocres e apáticas no seu serviço: “O seguimento de Jesus exige adesão radical, que se há de exprimir em amor totalitário, superior a qualquer outro amor; Jesus deve ser amado mais do que os pais, mais do que os filhos, mais do que a si mesmo e até mais do que a vida” (Pe. Gabriel de Santa Maria Madalena).

Ser discípulo de Jesus Cristo é viver a verdadeira liberdade… longe de caprichos, vida fácil, libertinagem, “poltronice”, comodismo, que cedo ou tarde escravizam ao pecado.

O verdadeiro discípulo do Senhor não sacia a sede nas coisas passageiras e caducas desse mundo… mas na Santa Palavra do Salvador… única Palavra que pode dar paz à alma e que ensina o caminho do céu.

Longe da Palavra do Senhor é impossível a fidelidade, o amor, o fervor… a sinceridade, isto é, é impossível ser verdadeiro discípulo. Sua Palavra é luz para os passos e alimento para a alma.

Para ser discípulo de Jesus Cristo é preciso conhecer a sua Santa Palavra… meditá-la e vivê-la. Aquele que não põe a Palavra de Deus em prática não pode brilhar com o bom exemplo. Muitos conhecem a Palavra de Deus, mas vivem nas trevas, porque não a pratica.

O discípulo de Jesus Cristo, Deus da verdade, não pode ser dúbio… porque a duplicidade é máscara. Deve ser autêntico, e não falso.

Jesus Cristo é a luz do mundo, e para segui-lo é preciso percorrer o caminho da luz… não das trevas.

É preciso formar o discípulo do Senhor na “escola” da coragem e da fortaleza… ele deve arrancar da vida todos os disfarces e máscaras… não pode ter vergonha da verdade e da sinceridade: “Não permitamos que o menor sinal de inverdade apareça nos nossos gestos ou nas nossas palavras” (Dom Rafael Llano Cifuentes).

O discípulo do Salvador não contenta com o pouco… quer dar o máximo para o Senhor. É preciso orientar aqueles que querem seguir ao Senhor, a dar a vida por Ele… somente o Salvador merece todo o nosso amor… a nossa vida.

Aquele que vive na mediocridade jamais será discípulo de Nosso Senhor Jesus Cristo; o Senhor não aceita corações “pequenos” e medíocres no seu serviço.

O discípulo de Cristo não fixa os olhos na “planície”; mas sim, no cume da “montanha”… quer vencer todos os obstáculos para obter a vitória: “Não devemos ter medo dos grandes ideais… Não há pior fracasso do que o fracasso dos covardes, que, para não perderem a sua segurança, ficam parados. E essa imobilidade estagna-os e apodrece-os” (Dom Rafael Llano Cifuentes).

Seguir a Jesus não é fácil… o seu amor é exigente. O Senhor não aceita um coração dividido com as criaturas… por isso o Salvador possui poucos discípulos.

Para ser discípulo de Jesus Cristo é preciso voltar as costas para o mundo e suas máximas… “enforcar” a carne que nos agride continuamente… desprezar os convites do demônio… fugir das ocasiões de pecar… dizer basta aos amigos que nos convidam continuamente para pecar… deixar de frequentar os ambientes perigosos.

Para seguir a Cristo Jesus… para ser seu discípulo, é preciso também rezar com fé, atenção e devoção… rezar com respeito e continuamente; aproximar-se da Confissão com arrependimento e propósito de emenda… receber o Santíssimo Corpo do Senhor com frequência; ler, meditar e viver a sua Santa Palavra; realizar o bem com reta intenção; fazer penitência; carregar a cruz com alegria e por amor a Deus; suportar com paciência as provações de cada dia; estudar a Doutrina Católica, colocá-la em prática e ensiná-la; evangelizar aqueles que vivem longe de Deus; buscar com fervor a santidade de vida; ser luz para todos com o bom exemplo; não buscar agradar aos homens, mas a Deus que conhece as nossas intenções; enfrentar os ventos contrários e as dificuldades para levar Jesus Cristo às pessoas que vivem em países que odeiam a Jesus Cristo.

Ser discípulo de Nosso Senhor é dar a vida por Ele: “O Senhor ama os corações fortes e generosos” (Santa Elisabete da Trindade).

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP(C)

Anápolis, 29 de outubro de 2017

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP(C).

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP(C). “Cristo ressuscitado, “porta” da verdadeira liberdade”.

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/meditacoes/ressurreicao/meditacao_r_037.htm

 

Escolher outro tema